Sociedade

Simulador online ajuda a calcular custo de obras

Um novo simulador online permite obter uma estimativa do custo de obras. O simulador, que ainda apresenta algumas limitações, baseia-se em dados de obras licenciadas, em construção ou concluídas nos últimos três anos.
Versão para impressão
Um novo simulador online, lançado pela Ordem dos Arquitetos, permite obter uma estimativa do custo de obras. O simulador, que ainda apresenta algumas limitações,  baseia-se em dados de obras licenciadas, em construção ou concluídas nos últimos três anos.
 
A Ordem dos Arquitetos Secção Regional Sul (OASRS) associou-se à empresa Confidencial Imobiliário para criar uma ferramenta que permite obter, de forma rápida, uma estimativa do custo de uma obra. 
 
O simulador pode vir a ser uma ferramenta muito útil, mas ainda apresenta algumas limitações, nomeadamente o facto de não permitir escolher o tipo de obras que se pretende fazer (por exemplo: só renovar a cozinha, ou só rebocar e pintar, ou apenas fazer acabamentos). Ou seja, o simulador assume que será sempre uma obra total da casa ou edifício. De qualquer forma, não deixa de ser uma boa iniciativa que, com algumas melhorias, pode vir a ser muito útil para os utilizadores.
 
O simulador tem por base um universo alargado de obras licenciadas, em construção ou concluídas nos últimos três anos nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e Algarve, e opera com base nos seguintes filtros: localização; utilização (habitação, comércio, etc); tipo de obra (nova ou reabilitação); contexto urbano; e área em metros quadrados.
 
Uma vez definido o perfil da obra para o qual se procura uma estimativa de custo, o Simulador oferece a média do custo de construção por m2 de obras similares realizadas no último triénio.
 
De acordo com a OASRS, este é um simulador inédito em Portugal e uma ferramenta que vai estar em constante atualização e crescimento, à medida que vai sendo alargado o universo de amostragem de obras.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório