Saúde

Sida: Nova vacina controla vírus equivalente ao VIH

Um grupo de investigadores norte-americanos desenvolveu uma vacina capaz de controlar as respostas imunitárias ao vírus da imunodeficiência símia (SIV), que equivale ao vírus HIV nos humanos.
Versão para impressão
Nos EUA, um grupo de investigadores desenvolveu uma vacina capaz de controlar as respostas imunitárias ao vírus da imunodeficiência símia (SIV), que equivale ao vírus da imunodeficiência humana (VIH). Os ensaios foram realizados com macacos Rhesus e estão a revelar-se promissores para uma aplicação no homem.
 
A investigação está a ser levada a cabo na Universidade de Saúde e Ciências de Oregon, nos EUA, e os resultados dos primeiros testes com a nova vacina foram agora publicados na revista 'Nature'. 
 
“Esta pesquisa vem revelar que há respostas imunitárias passíveis de controlar com a administração de uma vacina, o que permite remover, completamente, o vírus VIH do organismo”, explica Louis Picker, do Vaccine and Gene Therapy Institute daquela universidade. 
 
A abordagem feita pelo laboratório norte-americano envolveu o uso de citomegalovírus (CMV), um vírus bastante comum e transportado por uma grande percentagem da população.

Ao combinar uma versão manipulada do CMV com proteínas do SIV, os investigadores deram conta que eram produzidas 'células-T' – um componente determinante do sistema imunitário, capaz de encontrar e de destruir as células infetadas pelo vírus.
 

No final, 50 por cento dos indivíduos símios infectados com SIV e vacinados acabaram por eliminar todos os vestígios do vírus do organismo. “Com este método conseguimos, digamos que, ensinar o organismo do macaco a preparar melhor as suas defesas para combater o vírus”, explica o cientista em comunicado. 
 
“A nossa vacina mobilizou uma resposta de células-T que acabaram por erradicar os invasores do vírus e curar 50 por cento dos casos. Esperamos, sinceramente, que esta nossa aposta no vetor do CMV modificado tenha resultados idênticos no vírus HIV, nos humanos”, acrescenta.

Saiba mais sobre este avanço na pesquisa de uma vacina para o tratamento do vírus da sida, AQUI.

Notícia sugerida por Elsa Fonseca

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub