Saúde

Sida: Campanha promove diagnóstico precoce

Os Centros de Saúde da área Amadora- Sintra vão lançar uma campanha, "Todos Nós VIH", dirigida a profissionais de saúde e utentes em geral para consciencializar sobre a importância do diagnóstico precoce da Sida.
Versão para impressão
Com o objetivo de diminuir a mortalidade e morbilidade das pessoas infetadas com VIH/SIDA, o Hospital Fernando da Fonseca e os Agrupamentos de Centros de Saúde da área Amadora- Sintra vão lançar uma campanha para promover o diagnóstico precoce da doença.

Segundo os números da Consulta de Infeciologia do Hospital Fernando da Fonseca, cerca de 57 por cento dos casos de infecção VIH/SIDA são atualmente diagnosticados em fases avançadas da doença, com uma mortalidade elevada que seria evitável se o diagnóstico fosse mais precoce.

Por isso o projeto “Todos Nós VIH” aposta numa campanha de sensibilização dirigida a profissionais de saúde e utentes para consciencializar sobra a importância do diagnóstico precoce da Sida.

O projeto arranca com três ações de formação, nos dias 20, 25 e 30 de Janeiro, dirigidas aos profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde da área Amadora-Sintra, sobre o tema “Diagnosticar mais e mais cedo”.

Numa segunda fase, durante o mês de Fevereiro, será implementada uma campanha de informação destinada à população em geral e aos utentes dos serviços de saúde, com cartazes, folhetos informativos e DVDs, no sentido de sensibilizar para a necessidade de efectuar o teste de rastreio VIH, mesmo que se considere não haver comportamentos de risco.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub