Cultura

Shakespeare: Português preside a associação europeia

Um professor catedrático português foi recentemente eleito presidente da European Shakespeare Research Association (ESRA). Rui Carvalho Homem foi o escolhido para o cargo mais alto desta que é a maior entidade que estuda a obra do dramaturgo.
Versão para impressão
Um professor catedrático português foi recentemente eleito presidente da European Shakespeare Research Association (ESRA). Rui Carvalho Homem foi o escolhido para o cargo mais alto desta que é a maior entidade que estuda a obra do dramaturgo britânico no passado dia 29 de Junho.
 
A nomeação ocorreu no âmbito da conferência bienal da ESRA, este ano dedicada ao tema 'Shakespeare and Myth', que decorreu no final de Junho, em Montpellier, França. Rui Carvalho Homem lidera, agora, uma equipa de investigadores especializados na obra de Shakespeare, oriundos de instituições dos quatro cantos da Europa. 
 
São exemplos destas instituições a Adam Mickiewicz University, na Polónia, a Universidad de Murcia, em Espanha, a Université Paul-Valéry Montpellier, em França, a Universidade Basel, na Suíça, e o The Shakespeare Institute, a University of Birmingham e a University of Notre Dame, no Reino Unido.
 
Em comunicado, a Universidade do Porto revela que o português é professor catedrático no Departamento de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras dessa mesma instituição e ainda coordenador do CETAPS (Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies). 
 
Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Ingleses e Alemães, Rui Carvalho Homem doutorou-se em Literatura Inglesa e dedica o seu trabalho de investigação e publicação a áreas como a literatura moderna inglesa, estudos irlandeses e tradução literária.
 
No seu novo cargo, à frente da ESRA, Rui Carvalho Homem tem como principal função promover o estudo da obra de Shakespeare e da sua ressonância na cultura europeia. A instituição apoia ainda a criação de redes de investigação, assegura a circulação de informação relevante para os propósitos investigativos dos seus membros e organiza congressos internacionais com periodicidade bienal. 

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub