Gastronomia

Sesimbra oferece Farinha Torrada em Lisboa

NULL
Versão para impressão

Com o objetivo de divulgar um dos produtos regionais mais famosos da região, a autarquia de Sesimbra vai oferecer, esta quarta-feira, cerca de 3 mil quadrados de farinha torrada – doce tradicional que tem a sua origem no final do século XIX. – a quem passar pela área das chegadas no aeroporto da portela.

Em 2009, a Câmara Municipal de Sesimbra iniciou um processo de identificação, registo de marca, fixação de receita e registo dos direitos de propriedade intelectual deste produto, protegendo-o como memória coletiva do município.

A oferta dos quadrados de Farinha Torrada, cedidos por 17 produtores, pretende ser mais um passo decisivo na divulgação deste produto singular, que ao longo dos anos tem sido um fator identificador do concelho, das suas gentes, vivências e tradições.

Em comunicado, a autarquia explica que a ação procura também cativar quem chega a Lisboa a visitar Sesimbra, contribuindo para a afirmação do concelho como um dos pontos de passagem dos roteiros turísticos da capital.

Um pouco de história

Na zona rural do concelho era comum fazer-se a farinha para ter em casa, pois aguentava muito tempo em boas condições. Mas este doce tinha outras propriedades. Era uma espécie de medicamento utilizado contra constipações e tosse. Quando alguém estava fraco, o remédio era um pouco de farinha torrada acompanhada por um copo de cerveja preta.

Por ser saborosa e nutritiva, tornou-se num produto muito apreciado também entre os pescadores da vila de Sesimbra, que a levavam para o mar para se alimentarem durante a faina.

Receita da Farinha Torrada

A receita é muito simples. Mistura-se farinha de trigo, os ovos, o chocolate, o açúcar e a raspa de limão, espalha-se a massa num tabuleiro e leva-se ao forno (temperatura média) durante cerca de 20 minutos. Depois, é só retirar o bolo do tabuleiro, cortar em cubos e a farinha torrada está pronta a comer.

Clique AQUI para saber sobre este doce regional.

[Notícia sugerida por Elsa Martins e Maria Manuela Mendes]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório