Ambiente

Serra do Caramulo vai receber 6 mil árvores

A Serra do Caramulo vai ter mais seis mil árvores já a partir de Março. "Plantar o Caramulo", é o nome do projeto que tem como objetivo reflorestar as áreas públicas que arderam durante os incêndios do Verão passado.
Versão para impressão
A Serra do Caramulo vai ter mais seis mil árvores já a partir de Março. “Plantar o Caramulo”, é o nome do projeto que tem como objetivo reflorestar as áreas públicas que arderam durante os incêndios do Verão passado.

A campanha de reflorestação foi lançada, esta quinta-feira, em Tondela e tem a sua primeira iniciativa marcada para 22 de Março.

De acordo com a vereadora da Câmara de Tondela Carla Pires, estão disponíveis para a plantação cerca de seis hectares de área ardida, onde vão ser colocadas as espécies consideradas adequadas a estas zonas, nomeadamente o carvalho português, a bétula, o medronheiro e a “pseudotsuga”.

“Queremos com esta ação congregar um conjunto de movimentos cívicos, de voluntariado, que foram surgindo ao longo destes últimos tempos” na sequência do “grande drama dos incêndios do Caramulo”, revelou à Lusa a vereadora.

A partir de hoje, o projeto tem disponível uma plataforma digital, onde todos os interessados se podem registar como voluntários, escolher a área que pretendem reflorestar e conhecer os respetivos pontos de encontro do dia 22 de março.

Estão definidos locais de plantação na área da União de Freguesias de São João do Monte e Mosteirinho (as envolventes à capela da Abóboda e à capela do Castelo), da freguesia do Guardão (Cadraço, Carvalhinho, posto de vigia e Casa do Guarda), da União de Freguesias de Caparrosa e Silvares (Souto Bom e Silvares) e de Santiago de Besteiros (Monte de São Marcos).

A autarquia vai ter vários parceiros neste projeto, como as Juntas de Freguesias, o Agrupamento de Escolas Tomás Ribeiro, os bombeiros, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e o Regimento de Infantaria 14.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub