Negócios e Empreendorismo

Serpa: Lagar de azeite é maior investimento agrícola

Investindo num dos produtos nacionais mais reconhecidos mundialmente, a Herdade Maria da Guarda, propriedade da Casa Agrícola Cortez de Lobão inaugurou, na segunda-feira, um novo lagar de azeite em Serpa, num investimento de 14 milhões de euros.
Versão para impressão

Investindo num dos produtos nacionais mais reconhecidos mundialmente, a Herdade Maria da Guarda, propriedade da Casa Agrícola Cortez de Lobão inaugurou, na segunda-feira, um novo lagar de azeite em Serpa avaliado em 14 milhões de euros, o maior de investimento sempre no setor.

Desde 2006 que a Casa Cortez tem apostado no mercado do azeite, sendo que a construção do lagar faz parte do plano estratégico da empresa. O novo lagar terá a capacidade de moagem para 450 toneladas de azeitonas por dia.  

Atualmente, a plantação, na Herdade Maria da Guarda, com uma área de 575 hectares, tem cerca de 1,1 milhões de oliveiras e o plano é aumentar, cada vez mais, a plantação de novas árvores

Em declarações à Lusa, o proprietário da empresa agrícola, João Cortez de Lobão, explica que este projeto representa o “maior investimento privado 100% português no setor agrícola”. 

Para este ano, a empresa prevê uma produção total de 70 mil toneladas, o que poderá, pela primeira vez, em 40 anos, dar, por si só, resposta ao consumo nacional deste produto.

O peso das exportações na Casa Agrícola Cortez de Lobão

Só no ano passado, as exportações representaram 75% do volume de negócios da empresa, calculando-se que, em 2012, este valor atinja os 80 a 90%. Maioritariamente, a empresa exporta azeite a granel para o Brasil (principal comprador), Eua e China.

O mercado do azeite embalado ainda não tem um grande peso nas exportações da empresa nacional, sendo Itália o maior exportador e o primeiro comprador de azeite a granel.

 A Casa Agrícola Cortez de Lobão é proprietária da herdade, que está entre os cinco maiores produtores e vendedores de azeite nacionais, desde o século XVIII, estando na família Cortez desde então .

Clique AQUI para aceder ao site da Herdade Maria da Guarda e AQUI para aceder à página no facebook

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório