Saúde

Sementes de abóbora são o melhor ‘snack’ para o humor

Quando se sentir em baixo, esqueça os bolos e os chocolates. Embora os doces sejam, com frequência, os "snacks" preferidos contra a tristeza, especialistas britânicas asseguram que as sementes são os aperitivos ideais para o humor.
Versão para impressão
Quando se sentir em baixo, esqueça os bolos e os chocolates. Embora os doces sejam, com frequência, os "snacks" preferidos de homens e mulheres contra a tristeza, especialistas britânicas asseguram que as sementes, em especial as de abóbora e chia, são os aperitivos ideais para melhorar o humor. 
 
Um inquérito realizado pela marca inglesa de arroz Tilda envolvendo 2.000 pessoas revelou que sete em cada 10 mulheres e um em cada dois homens se "presenteiam" com um doce quando estão nervosos ou precisam de uma injeção de ânimo, sendo que apenas uma em cada sete pessoas afirma preferir fruta, vegetais ou grães, alimentos que combatem o 'stress' e promovem o bem-estar mental.
 
De acordo com a dietista Sarah Schenker e a psicóloga alimentar Christy Fergusson, que trabalham com a marca, optar pelas alternativas mais calóricas e ricas em açúcar é uma má ideia e contribui mesmo, a longo-prazo, para intensificar a sensação de infelicidade. 
 
"É chocante observar que os hábitos alimentares saudáveis são 'atirados pela janela' quando as pessoas se confrontam com um desafio ou um aborrecimento na rotina", afirma Schenker, citada pelo jornal Daily Mail. 
 
Segundo a especialista, é nestes momentos que "a alimentação saudável é mais importante". "Precisamos de substituir a adrenalina de pouca dura que obtemos a partir do açúcar refinado e as gorduras processadas por opções saudáveis e hábitos alimentares saudáveis de longo-prazo", alerta a britânica. 
 
Schenker e Fergusson compilaram, a propósito do inquérito realizado, uma lista com os 10 melhores alimentos para beneficiar o humor. Além das sementes de abóbora e chia, que lideram o 'top', fazem também parte das escolhas ideias o salmão, o arroz, a quinoa, o grão de bico, o côco, os espargos, os espinafres e o feijão. 
 
"Para nos sentirmos melhor e produzirmos químicos 'felizes' precisamos de fornecer ao nosso organismo as pedras basilares corretas", destaca Fergusson.
 
"Estas 'pedras basilares' apresentam-se sob a forma de aminoácidos que são necessários para a produção de hormonas, incluindo a serotonina, um dos mais importantes químicos cerebrais ao nível do humor e da regulação do sono", acrescenta a psicóloga, justificando, assim, a importância de manter uma alimentação saudável mesmo em períodos de desgaste emocional.
 

Clique AQUI para fazer, gratuitamente, 'download' de um manual de alimentação saudável escrito pelas duas especialistas em nutrição (em inglês).

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório