Sociedade

Semanário português vence prémio internacional

O Semanário Reconquista, de Castelo Branco, foi distinguido internacionalmente pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias, que representa 18 mil publicações e três mil empresas jornalísticas sediadas em 120 países. A publicação regiona
Versão para impressão
O Semanário Reconquista, de Castelo Branco, foi distinguido internacionalmente pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias, que representa 18 mil publicações e três mil empresas jornalísticas sediadas em 120 países. A publicação regional recebeu uma menção especial do júri na categoria de Jornais e Educação.

Segundo o júri, o jornal de Castelo Branco, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), “é o princípio de uma abordagem excelente e multifacetada, com potencial para ajudar os cidadãos do século XXI no desenvolvimento de capacidades de literacia crítica na análise de mensagens média, mas também para serem capazes de produzir as suas próprias mensagens”.

O projeto Educação para os Média no distrito de Castelo Branco arrancou em outubro de 2007, com o desenvolvimento de recursos tecnológicos e pedagógicos a disponibilizar às escolas da região. Segundo a agência Lusa, estes recursos foram distribuídos por 24 escolas e agrupamentos de escolas da região. 50 professores e mais de 600 alunos estiveram envolvidos no projeto.

Além do desenvolvimento de um DVD para apoiar professores e alunos na produção de jornais escolares, foi criado uma página na Internet, uma plataforma de produção de jornais escolares online e um manual de apoio.

“Este prémio é importante para o país, mas também para a região, e mostra que é possível desenvolver bons projetos fora dos grandes centros”, sublinha Helena Menezes, investigadora responsável pelo projeto, em declarações à Lusa, acrescentando que o apoio da FCT “foi fundamental, a que se juntou um esforço financeiro considerável por parte do Reconquista”.

A conquista do prémio foi anunciada quarta-feira em Paris e na cidade alemã de Darmstadt. Ao todo, foram distinguidos projetos de 17 jornais de diversos países. A entrega dos prémios terá lugar em São Francisco, EUA, no mês de novembro.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório