Semana à borla

Semana em cheio sem gastar um tostão [até19-01]

O Boas Notícias regressa com mais um roteiro semanal de atividades culturais gratuitas, de norte a sul do país.
Versão para impressão
O Boas Notícias regressa com mais um roteiro semanal de atividades culturais gratuitas, de norte a sul do país. Deixe o sofá, divirta-se e aproveite este Inverno cheio de Sol que nos vai aquecendo os dias. Em destaque está o evento Ilustrarte, no Museu da Eletricidade, com 150 ilustrações para a infância dos quatro cantos do mundo.

LISBOA
 
Aula aberta de dança Oriental
A Dança Oriental é uma arte milenar cujas origens remontam ao Egito pré-faraónico e à região da Mesopotâmia, como forma de honrar divindades associadas. Hoje, pelas 20h00, não perca a aula aberta ao público no espaço SOU.
Saiba mais AQUI.
 
National Geographic na biblioteca 
Em Telheiras, na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, vai estar patente a exposição das fotos vencedoras do concurso de 2011 da National Geographic. Na exposição os visitantes podem ver as melhores fotos do ano tiradas por amadores e profissionais, nas categorias de “Pessoas”, “Lugares” e “Natureza”.
Saiba mais AQUI.

Task Performance: Dennis Oppenheim
Decorre este mês no Centro de Arte Moderna da Gulbenkian a projeção de três filmes experimentais dos artistas Robert Morris, Dennis Oppenheim e Roman Signer. Esta quinta e sexta feira é a vez da arte de Dennis Oppenheim.
Saiba mais AQUI.
 
Ilustrarte
São 150 as ilustrações que podem ser vistas na exposição a inaugurar esta quinta-feira, no Museu da Eletricidade. Desfrute de um passeio pelo melhor da ilustração para a infância contemporânea, oriunda dos quatro cantos do mundo.
Saiba mais AQUI.
 
Sons da orquestra na cidade
A Orquestra Metropolitana de Lisboa vai andar nos bairros de Lisboa com a iniciativa “Sons pela Cidade”. O mote do evento é aproximar do público a música erudita. Esta sexta-feira a orquestra vai estar no Auditório Carlos Paredes, em Benfica, pelas 21h30. No sábado, 14 de janeiro, pelas 17h00, é a vez do auditório da Manutenção Militar e no domingo, 15 de janeiro, também pela mesma hora, no Centro Cultural de Carnide.
Saiba mais AQUI.
 
Legos no Museu do Brinquedo
No dia 15 de Janeiro decorre no Museu do Brinquedo, no Salão de Exposições Temporárias, um workshop de construções em lego. A atividade versa sobre a construção de um brinquedo em peças de lego. O acesso está incluído no bilhete de entrada no Museu e requer marcação. Há duas sessões, às 15h e às 16h, com 5 crianças (dos 5 aos 10 anos) cada.
Saiba mais AQUI.
  
Cinema sobre música na Gulbenkian
A temporada Gulbenkian Música 11-12 apresenta filmes e documentários, no âmbito do ciclo 'Outono Russo', no Grande Auditório com entrada livre. Esta sexta-feira, pelas 19h00, será exibido Parsifal, ópera de 1982, por Hans Syberberg.
Saiba mais AQUI.
  
“A Arte da Guerra — Propaganda da II Guerra Mundial”
A exposição “A Arte da Guerra” está patente no Museu Coleção Berardo e debruça-se sobre o tema fascinante da propaganda em tempo de guerra. Fascinante pelo seu impacto, pelas diferentes formas como foi implementado nas várias nações e pela quantidade sem precedentes em que foi produzida.
Saiba mais AQUI.

Ciclo de conferências na Culturgest
Até ao fim do mês de Janeiro continua o ciclo de conferências, na Culturgest, que pretende fornecer informação para melhor compreender as múltiplas tensões que se cruzam no mundo de amanhã e que já fazem sentir a sua presença no mundo de hoje. Esta terça feira, pelas 18h30, não perca a conferência ” Os EUA, os arquitetos da globalização – potência em declínio ou fénix renascida?”
Saiba mais AQUI.
 
“Caçadores de Dragões”
O cinema gratuito para os mais novos continua em 2012 no Dolce Vita Vita Monumental. Este domingo, às 11h30, o filme a exibir é “Caçadores de Dragões”. Saiba mais AQUI.

Concerto do Grupo de Percussão do Conservatório Nacional
O Grupo de Percussão do Conservatório Nacional atua esta sexta feira, pelas 17h00, no Salão Macau do Museu Oriente. Este grupo nasceu com intuito não só de dar a conhecer o repertório existente para percussão em grupo, mas também para preparar os alunos para o seu futuro como percussionistas/executantes.
Saiba mais AQUI.
 
PORTO
 
Um Diário da República
Na Galeria Fundação EDP Porto está patente a exposição de fotografia “Um Diário da República”. São 365 imagens captadas pelos fotógrafos do coletivo Kameraphoto que viajaram intensamente por Portugal ao longo de todo o ano de 2010. O resultado desse trabalho é um verdadeiro diário do país, uma obra que possui a dimensão de intimidade e de reflexão, de segredo e de indignação, de poesia e de tristeza, de propostas e sonhos de todos os diários.
Saiba mais AQUI.
 
“A Arte do Papel Recortado”
Até ao dia 30 deste mês, na sala de exposições da Biblioteca Pública Municipal do Porto estará patente a mostra “A Arte do Papel Recortado”, da coleção Vitorino Ribeiro.
Saiba mais AQUI.
 
“Habitar a Escuridão”
A A Embaixada do México apresenta no Centro Português de Fotografia a exposição “Habitar a Escuridão”, do mexicano Marco António Cruz, um ensaio fotográfico sobre a cegueira no México.
Saiba mais AQUI.
 
“A economia portuguesa e o seu caminho para a competitividade”
Na quinta feira, dia 19 de Janeiro, pelas 21h15, realiza-se a conferência “A economia portuguesa e o seu caminho para a competitividade”. O evento é da responsabilidade da Câmara Municipal do Porto, no qual participam diversas personalidades oriundas de vários setores da sociedade portuguesa – Daniel Bessa, Mira Amaral, Rui Vinhas da Silva.
 
NORTE

As Saias da Maria
No espaço Quadra, em Matosinhos, está patente uma exposição que propõe uma viagem pelo universo criativo de Maria Gambina e que se centra numa das suas peças de eleição, a saia. A exposição está aberta ao público até ao dia 21 de janeiro de 2012.
Saiba mais AQUI.
 
“Contacto”
Em Barcelos, a Escola Secundária Alcaides Faria apresenta, no dia 13 de Janeiro, no pavilhão multiusos várias peças de vídeo produzidas na cidade de Barcelos, onde a imediatez e preponderância do contacto se assumem como motor criativo para o fluxo da experimentação e descoberta de pessoas e lugares.
 
CENTRO
 
Leiria: “Todas as noites acordam os dias”
A exposição de pintura de João Carlos Pereira tem como mote “todos rodamos a terra, para colecionar dias e noites, alguns belos, outros amorfos, muitos tão iguais, que já não queremos”. Não perca esta exposição na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira até ao fim deste mês.
Saiba mais AQUI.
 
“Os Bichos das Histórias ou as Histórias com Bicho”
Uma conferência, em Torres Vedras, que mais não é que a grande viagem pelos bichos das histórias e pelas histórias com bicho, com Isabel Morgado.
Saiba mais AQUI.

SUL
 
Mercado Mensal na Comporta

Esta sexta-feira decorre na Comporta o mercado mensal com produtos únicos da região, que vão desde a gastronomia ao artesanato.
Saiba mais AQUI.
 
Sines “Com conta Peso e Medida”
No Museu de Sines decorre a exposição “Com Conta, Peso e Medida”, no âmbito do projeto “O Século XX em Sines, Uma Geografia da Memória”. A exposição pode ser visitada de terça a domingo, nos períodos 10h00-13h00 e 14h30-18h00, com entrada livre.
Saiba mais AQUI.
 
As melhores imagens da 11ª Corrida Fotográfica de Portimão
Até ao dia 29 de Janeiro estará patente a exposição, no Museu de Portimão, das melhores fotografias do concurso fotográfico que se realizou em Setembro de 2011.
Saiba mais AQUI.

“A Cor dos Sonhos”
A exposição “A Cor dos Sonhos”, de José Dâmaso, vai estar patente na Galeria Municipal de Albufeira até ao dia 28 de Janeiro. A mostra de obras de pintura de poderá ser apreciada das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. A Galeria encerra aos domingos e feriados.
 
ILHAS

MADEIRA
 
Concerto de Ano Novo sábado na igreja do Colégio
 O Ensemble Coral do Gabinete Coordenador de Educação Artística atua sábado, pelas 21 horas, na igreja do Colégio, no Funchal. O concerto de Ano Novo tem entrada livre e reúne ainda participações de Nelson Quintal (órgão) e do Grupo Coral das Casas do Povo do Concelho de Machico.

'Sons da Adega' – Concerto e degustação de Vinho da Madeira
Concerto e degustação de Vinho da Madeira é a proposta do IVBAM e GCEA num evento intitulado 'Sons da Adega' agendado para a próxima sexta-feira, às 21 horas, no Instituto do Vinho.

AÇORES

Visitas Guiadas ao Teatro Micaelense
Nesta visita os participantes são guiados numa viagem ao Teatro Micaelense onde vão descobrir a sua história, características e bastidores. Pretende-se que os visitantes reconheçam este espaço como um lugar onde se vive, se sonha, e se criam momentos de fruição estética, através da apresentação de espetáculos nas áreas da dança, música, teatro, e artes plásticas. A visita tem a duração de uma hora. Os grupos comportam no máximo 25 pessoa. A visita é gratuita, mas exige marcação prévia.
Saiba mais AQUI.
  
Atelie de Expressão Plástica
Também no Teatro Micaelense está disponivel um atelie de expressão plástica onde os participantes vão exprimir através da cor, das tintas e dos lápis,  a sua vinda ao teatro.
Saiba mais AQUI.

ANA SILVA

Caso saiba de eventos gratuitos relevantes na sua área de residência não hesite em enviar sugestões para o email asilva@boasnoticias.pt.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório