Fitness & Bem-estar

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 5-08]

Esta semana deleite-se com noites estreladas, espetáculos de teatro, sessões de poesia e o lançamento do último livro do Harry Potter. Se os eventos culturais não são a sua praia, então vá literalmente à praia e aprenda a surfar com Garrett McNamara
Versão para impressão
Esta semana apareça no 51.º aniversário do Planetário numa festa com direito a bolo, balões e música ao vivo. Mas há mais para ver e fazer: espetáculos de teatro, sessões de poesia e o lançamento do último livro do Harry Potter. Para os mais desportistas, vale a pena dar um pulo à praia e fazer uma aula de surf com Garrett McNamara ou assistir ao torneio de rugby de praia.

Por Gisela Gomes

 

LISBOA
 
30 de Julho – Noites no Observatório

Este mês, o Observatório Astronómico de Lisboa realiza a sua atividade mensal aberta ao público no Planetário Calouste Gulbenkian, que terá início às 21h assinalando também a celebração do 51º aniversário do Planetário.

A noite começa com um concerto da Dixie Band da Banda da Armada, com direito a bolo, limonada e o lançamento de 51 balões ao céu. Às 22h decorre a palestra “Férias no Sistema Solar”. As observações astronómicas decorrem ao longo da noite, até às 24h. A atividade requer uma inscrição prévia.

 
28 a 31 de Julho – Popular: Inatel na Rua
Esta iniciativa do INATEL pretende divulgar as práticas culturais tradicionais apoiadas pela instituição. Ao longo de quatro dias, terão lugar sessões de teatro, dança, música e etnografia portuguesa. Destaca-se a estreia nacional da peça Palco de Babel, o Concerto Vermelho tocado só com peças de barro e as visitas aos bastidores do teatro de Carnide.

 
A última peça dos finalistas do curso de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema é sobre o universo amoroso que Shakespeare oferece em algumas das suas comédias. Neste processo criativo, é examinada a ideia do amor que se conhece de trás para a frente e de frente para trás e vista através de uma lente Shakespeariana. A encenação começa às 21h todos os dias com exceção de domingo, quando começa às 16h. 

 
29 a 30 de Julho –  Feira “Troca-te! nas férias”
O Troca-te! é uma alternativa ao grande consumismo que se vive nesta altura do ano com a chegada dos saldos e manter a "carteira" e o ambiente saudável. Neste evento trocam-se roupas, acessórios, objectos de decoração e livros.  Os artigos que ficarem por trocar serão entregues ao +SKILLZ (Centro de jovens) ao CAF (Centro de Apoio a Famílias) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O evento realiza-se na Associação Mais Cidadania no Bairro Alto das 15h às 19h.

 
29 de Julho a 19 de Agosto – LOL Festival regressa a Sintra
Está mesmo a precisar daquele programa alternativo para “desligar” dos problemas diários? Então vá ao Forum Sintra para o LOL Festival, um evento de stand-up comedy. 

Esta sexta-feira poderá contar com César Mourão e o DJ Gipsy para animar o espaço. Nos outros dias as sessões terão a participação de Francisco Menezes, Eduardo Madeira e Môce dum Cabréste & Hugo Sousa. A música começa às 19h com a presença dos humoristas agendada para as 21h.

 
29 a 31 de Julho – Festas Populares Areia e Guincho
As festas populares da Areia e do Guincho voltam para mais um ano de música e celebrações. Poderá contar com um arraial, um baile popular, petiscos, churrascos, uma feira de artesanato, animação infantil, pinturas faciais e animação de rua.
 
PORTO
 
28 de Julho a 7 de Agosto – Festas de Sant’Ana em Leça de Palmeira
As festas marcam sempre presente nos verões portugueses e Leça da Palmeira não vai ficar à parte. O evento terá  concertos, um mercado de artesanato, carrosséis e pequenos eventos de gastronomia. 
 
 
Alerta, fãs do Harry Potter! A Livraria Lello acolhe o lançamento mundial do livro “Harry Potter and the Cursed Child – Parts I & II”, abrindo excecionalmente na meia-noite de 30 para 31. A festa vai começar às 22h com personagens da saga, poções mágicas e muitas outras surpresas a animar os novos e velhos potterheads que estiverem na fila.

No mesmo dia, às 10h30 da manhã, também vai ser apresentado o restauro da fachada e vitral da livraria através de  uma visita guiada ao espaço.

 
 
Pela última vez este mês, o Jardim do Passeio Alegre vai ser a casa de um projeto musical, desta vez com as honras a irem para o grupo Samba Sem Fronteiras, que vai começar a tocar por volta das 17h. O concerto acompanhará o Mercado da Alegria, que decorre entre as 10 e as 18 horas e promove o trabalho feito por artesãos e vendedores locais de diferentes áreas: bijutaria, joalharia, acessórios de moda, objetos de decoração e também salgados, compotas, queijos ou bebidas, entre outras.
 
 
30 a 31 de Julho – Porto Beach Rugby
O Porto vai acolher pela primeira vez na sua história uma etapa do Portugal Beach Rugby Series, torneio de rugby de praia que se disputará na Praia Internacional, junto ao Edifício Transparente, integrado no programa Verão é no Porto. Na sua primeira edição, o evento vai contar com a presença de 12 equipas masculinas e 4 femininas, num total de 150 atletas. O quadro competitivo inicia-se a partir das 14 horas de sábado, 30 de julho, estando previstos um total de 30 jogos.
 
 
Todas as segundas-feiras o Pinguim Café abre a sua cave a declamações de poesia. Os encontros tiveram início, há mais de 25 anos, com o poeta e crítico Joaquim Castro Caldas (1956-2008). Hoje, o mestre-de-cerimónias é o actor Rui Spranger, que dá a palavra a quem queira participar, independentemente do tema, assumindo o risco do improviso. De vez em quando, os poemas dão lugar aos poemas cantados por Rui David ao som da guitarra. No final, canta-se o “Cançoninho”, escrito por Joaquim Castro Caldas em sua homenagem. 
 
OUTROS
 
28 de julho e 7 de agosto  – Buondi Surf Sessions com Garrett McNamara 
Depois do enorme sucesso da 1ª edição do projeto Buondi Surf Sessions, a Buondi volta a oferecer aulas de surf, de norte a sul do país, a quem nunca ousou ou teve oportunidade de experimentar. O instrutor será Garrett McNamara, uma lenda mundial no surf que fica muito feliz por poder “levar a experiência do surf a quem nunca teve essa oportunidade, em especial as crianças e as pessoas com necessidades especiais”. As Surf Sessions vão passar pela Praia de Carcavelos, Troia, da Vila, de Matosinhos, do Cabedelo, da Foz do Lizandro, Grande, de São João e do Amado.
 
 
29 a 31 de Julho – Artes performativas em Elvas
A cidade de Elvas vai ser “invadida” pela arte contemporânea em vários espaços da cidade como igrejas, espaços públicos, associações desportivas e culturais de Elvas, no âmbito do evento "Festival A Salto", que reúne trabalhos de cerca de 30 artistas. O projeto vai contar com artes 'perfomativas', 'videoart', artes plásticas, a exibição de um filme com música ao vivo, exposições de desenho, teatro, 'workshops' de escrita, entre outros.

 
A Cidade Europeia do Desporto entra na última semana de julho com um conjunto de novos eventos. O ciclo de cinema de desporto “CED 2016” termina já hoje e terá início às 21h30. Se esse horário não funciona para si, poderá também visitar a Feira de Santiago ou passar pela praia da Anicha para ver uma prova de remo do Clube Naval Setubalense. Por sua vez, a exposição “Instantâneos do Movimento – O Desporto na Coleção Fotográfica de Américo Ribeiro” continua em exibição até 27 de agosto na Galeria Municipal do Onze.
 
 
30 a 31 de Julho – Jazz no Castelo de Palmela
Música, wine bar, workshops de jazz, exposição fotográfica, feira e prova de vinhos são os ingredientes da terceira edição do Festival Palmela Wine Jazz que se realiza no Castelo de Palmela nos dias 30 e 31 de julho, a partir das 17h00. De entre os espetáculos previstos, destacam-se o quarteto da Escola de Jazz do Barreiro, que realiza concertos dias 30 e 31 de julho, respetivamente, às 18h30 e 19h30, na Igreja de Santa Maria.
 

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório