Cultura

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 29-09]

NULL
Versão para impressão

No primeiro fim de semana de outono, quando as folhas das árvores começam a ficar douradas, o Boas Notícias deixa uma série de sugestões para relaxar, aprender e disfrutar desta amena estação no nosso país. O grande destaque vai para as Jornadas Europeias do Património, que decorrem em todo o país. Já sabe é tudo gratuito, basta aparecer.

VÁRIOS PONTOS DO PAÍS

Dolce Vita com fim de semana especial para os mais novos
Os Centros Comerciais Dolce Vita têm programado para os mais novos vários ateliês temáticos – por exemplo “Números e Formas” e “Mealheiro” – e sessões de cinema gratuitas no domingo de manhã.

Saiba mais AQUI.

Jornadas Europeias do Património
As jornadas europeias do património permitem o acesso gratuito a monumentos e sítios dos diversos países participantes, principalmente os que habitualmente não estão abertos ao público. O objetivo é chamar a atenção da comunidade para a proteção e valorização do património. Estão programadas várias atividades um pouco por todo o país já a partir desta sexta-feira até domingo.

Conheça AQUI o programa das Jornadas Europeias do Património que decorre em todo o país.

PORTO

Festa do Outono em Serralves
O Outono chegou e porque não, dar-lhe as boas vindas. A Fundação de Serralves reservou para este domingo mais uma edição da Festa do Outono. O Festival é para toda a família, com entrada gratuita, das 10h00 às 20h00. Pode contar com música, teatro infantil, percursos na quinta, oficinas, feira do livro infantil e ainda uma feira de produtos biológicos.

Saiba mais AQUI.

“Dominguinhos” no Mar Shopping
Os domingos no Mar Shopping são para os mais pequenos. Dia 25 de setembro leve os “catraios” ao Teatro de Fantoches “De regresso à escola”. As sessões decorrem às 11h00 e às 11h30.

Saiba mais AQUI.

Noite Europeia dos Investigadores
O Porto junta cientistas e público geral numa sessão descontraída. Nesta sexta-feira não perca este “convívio” e participe em jogos interativos, observe as estrelas, nebulosas e galáxias. A “noite” acontece na Reitoria da Universidade, das 15h00 às 24h00 e no Planetário do Porto, das 20h00 às 22h00.

Saiba mais AQUI .

Jornadas do Património
No Porto não perca a visita guiada à Sé e Claustro do Porto, conferências como “O Cerco do Porto em Lordelo do Ouro”, abertura de exposições, concertos, peddy-paper, animação de rua, exibição de documentários sobre os transportes na cidade e até um “raid fotográfico”.

Saiba mais AQUI do programa das Jornadas Europeias do Património que decorre em todo o país.

CENTRO

Feira das Velharias em Coimbra
No dia 24 de setembro a Praça do Comércio, em Coimbra, recebe mais uma Feira de Velharias. A bons preços pode encontrar desde artigos decorativos, peças de cerâmica, joalharia, ourivesaria, latoaria ou utensílios domésticos e livros nos alfarrabistas.

Saiba mais AQUI.

Intervenção urbana “Vestir Aveiro” 

Organizada pela Câmara Municipal de Aveiro, a intervenção urbana denominada “Vestir Aveiro”, da autoria do estilista aveirense Celsus, consiste no embelezamento das palmeiras do Rossio, criando, assim, um mural original, colorido e artístico. Para ver até dezembro.

Saiba mais AQUI.

LISBOA

Semana de Macau no Atrium Saldanha
Hoje e amanhã decorre a semana da cultura macaense no Atrium do Saldanha. Várias atividades dão a conhecer esta região da China que outrora foi portuguesa. Há desde provas de degustação, palestras temáticas e música tradicional chinesa.

Saiba mais AQUI.

Algés recebe concentração de Smarts
Neste sábado, dia 24 de setembro, o Passeio Marítimo de Algés vai ser paloco de uma concentração dos automóveis Smart, tendo como objetivo juntar cerca de 250 veículos. Para além desta “reunião” a organização preparou um Rally papper pela cidade, um grande churrasco ao fim do dia, e música pela noite dentro com DJ's. Os Comedia à la Carte também vão participar com um dos seus originais espetáculos.

Saiba mais AQUI.

Artes de Rua em Sintra
Com inicio já no dia de amanhã e a decorrer durante todo o fim de semana a segunda edição do SINTRARTES. Este festival de rua oferece teatro, esculturas, projeções interativas e multimédia e espetáculos com luz. O objetivo é envolver a comunidade no mundo fascinante destas artes.

Saiba mais AQUI.
 
Noite Europeia dos Investigadores
No início de mais um fim de semana a capital será palco da “Noite Europeia dos Investigadores”. No dia 23 às 21h00 no Centro de Ciência Viva de Sintra há várias atividades ligadas à química onde se destaca a palestra dada pelo Professor Manuel Matos Lopes, sob o tema “A Química do Dia-a-Dia”.  Esta é só uma amostra do que esta noite especial tem para oferecer, já que a iniciativa se desenrola em várias cidades do país.

Conheça AQUI o programa da Noite Europeia dos Investigadores que decorre em todo o país.

Jornadas Europeias do Património
No âmbito das jornadas Europeias do Património, em Lisboa estão previstas variadíssimas atividades como a visita às Galerias Romanas Subterrâneas de Lisboa. Destaque também para a programação da Gulbenkian, para o peddy paper no Panteão Nacional e para o raid fotográfico da cidade. Mas o programa é tão extenso que o melhor será consultar o calendário.

Conheça AQUI o programa das Jornadas Europeias do Património que decorre em todo o país.

Grutas de Cascais
Aproveite a tarde do primeiro domingo de outono e visite as grutas do Poço Velho em Cascais. As Grutas do Poço Velho localizam-se a 500 metros da desembocadura da ribeira das Vinhas e apresentam vestígios arqueológicos dos períodos paleolítico e neolítico. A entrada é livre e decorre entre as 15h00 e as 19h00. 

Saiba mais AQUI.

Cinema e Vídeo do ambiente em Lisboa
O Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela tem várias exibições em Lisboa nos dias de hoje, amanhã e sábado As exibições, com entrada livre, decorrem no Auditório Espaço Monsanto e no Fórum Fnac Chiado, com sessões às 19h00 e 21h00.

Saiba mais AQUI.
 
Exposição de Fotografia de Gérard Castello Lopes
A exposição Aparições – A fotografia de Gérard Castello Lopes (1956-2006) será inaugurada amanhã às 19h00. Com entrada livre pode “admirar” uma série de imagens de provas vintage, imagens de coleção de toda a a família e uma série de retratos de Gérard por outros fotógrafos – Augusto Cabrita, Carlos Afonso Diias, José M. Rodrigues, etc. – assim como, um conjunto de objetos pessoais – câmaras fotográficas, livros, discos, agenda, etc..

Saiba mais AQUI.

O cinema soviético na Biblioteca da Resistência
Esta sexta-feira comece o fim de semana com uma sessão de cinema gratuita. A Biblioteca-Museu República e Resistência, no Espaço da cidade Universitária, exibe o clássico do cinema soviético “O Couraçado Potemkine” de Sergei Eisenstein, aquele que é considerado uma das obras de referência do filmes russos.

Saiba mais AQUI.

SUL

Festival da Ostra em Setúbal
De 24 de setembro a 4 de outubro decorre me Setúbal o festival da ostra. A “festa do molusco” sugere degustações, exibições de culinária e workshops. O evento tem inauguração às 21h30 na Casa da Baía com o chef Gemelli.

Saiba mais AQUI.

Jornadas Europeias do Património em Albufeira, Lagos e Silves
Nos dias 23 e 24 haverá várias atividades no âmbito das jornadas europeias do património Estão organizadas atividades em:

Albufeira – Biblioteca municipal Lídia Jorge, Museu de Arqueologia e Praça da República

Lagos  – Museu municipal Dr. José Formosinho, a Igreja de Santo António, Mercado de Escravos e Forte Porto da Bandeira

Silves – museu municipal de Arqueologia de Silves e Castelo de Silves

Conheça AQUI o programa das Jornadas Europeias do Património que decorre em todo o país.

“Projeto de Implementação de Águas na Vila de Loulé”
O arquivo municipal de Loulé recebe entre os dias 23 e 30 de setembro, a Mostra “Projeto de Implementação de Águas na Vila de Loulé”, na década de 20 do século XX. Esta iniciativa, inserida na programação das Jornadas Europeias do Património, pode ser visitada das 9:00 horas às 12:30 e das 14:00 às 17:30, nos dias úteis.

Albufeira recebe exposição da pintora Susana Gonçalves
A inauguração é já esta sexta-feira e termina a 23 de outubro. A mais recente obra da pintora Susana Gonçalves vai estar em exposição na galeria municipal de Albufeira, sob o tema “Serenidades”.

 “Amor só de mãe” – FNAC
 No dia 25 às 16h00, na loja FNAC do Algarve Shopping, em Albufeira, não perca o lançamento do livro, “Amor só de mãe”, da escritora Aleksandra Serbim.

ILHAS
 
Madeira

Exposição Fotográfica
O Fórum Machico inaugura amanhã a exposição “Património Imaterial – Recolhas dos anos 70”, sendo a entrada livre. O objetivo é mostrar a cultura da ilha com suporte de testemunhos orais cuja recolha regista práticas, expressões e conhecimentos tradicionais de diferentes locais e contextos da Madeira.

Saiba mais AQUI.

Espetáculo de variedades em Gaula
No próximo domingo a Casa do Povo de Gaula recebe um espetáculo de variedades no Auditório do Externato de São Francisco de Sales. O evento começa às 16 horas e está inserido nas comemorações das Bodas de Prata da Tuna Amadis, da Casa do Povo de Gaula.

'Caminho da Vigia' apresentado na Madeira
O livro 'Caminho da Vigia', de João Luís Rodrigues Gonçalves, é apresentado hoje, quinta-feira, no Museu Casa da Luz, no Funchal. Amanhã, a obra também será apresentada na Junta de Freguesia do Campanário. O autor tem como base nesta obra a emigração madeirense e a guerra do Ultramar.

Açores

Centenário da República  – Ponta Delgada
Hoje, por volta das 21h30, decorre um concerto “Pelo Tributo”, no Jardim da Républica. A organização é da Assembleria municipal das Velas. 

Jornadas Europeias do Património
As jornadas começam já amanhã na cidade da Horta e terminam no próximo sábado. O objetivo é mostrar à comunidade a importância do nosso património.

Destaques do programa:

Centro de Cultura e Exposições da Horta
Dia 23 – 10h00 – Peddy-paper

Teatro Faialense
Dia 23 – 20:30 – Conferência sobre Arquitectura Baleeira da Cidade da Horta

Quiosque de Turismo da Horta, na Praça do Infante
Dia 24 – 09h00 – “Património da Horta sobre rodas” – Hortabike

Torre do Relógio
Dia 24 – 21h30 – Projeção de Fotografias Antigas da Cidade da Horta 
 

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close