Fitness & Bem-estar

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 29-03]

Esta semana, para além de celebrar a Primavera, há ofertas de refrescos de capilé e groselha, eventos para celebrar o Dia Mundial da Poesia (que decorreu a 21 de Março), concertos, exposições, debates, almoços com arte e outros eventos.
Versão para impressão
A Primavera chegou e com ela mais um roteiro recheado de atividades gratuitas. Esta semana, para além de celebrar a nova estação do ano, há ofertas de refrescos de capilé e groselha, eventos para celebrar o Dia Mundial da Poesia (que decorreu a 21 de Março), concertos, exposições, debates, almoços com arte e muitos outros eventos.

Festa da Francofonia
Até ao dia 24 de Março, os países francófonos com representação diplomática em Portugal unem-se para celebrar o Dia da Francofonia, que se comemorou a 20 de Março. A festa, que acontece de norte a sul do país tem cinema, música, teatro, literatura, artes visuais, concursos, conferências e gastronomia de norte a sul do país. Alguns dos eventos são gratuitos.
Saiba mais AQUI.

Lisboa

Dia Mundial da Poesia no CCB
Pelo quinto ano consecutivo o Centro Cultural de Belém (CCB) celebra a poesia. Este sábado, dia 24 de março, o CCB oferece uma maratona poética. O programa tem início às 11h00 com a Feira do Livro de Poesia, vários espaços onde a poesia portuguesa é dita por poetas, atores e personalidades. Ao longo do dia seguem-se várias atividades. O melhor mesmo é consultar o progrma, dificil será escolher
Saiba mais AQUI.

Cultura ao Virar da Esquina – SOS Cinema Europa
A iniciativa “Cultura ao Virar da Esquina”, realiza-se este fim de semana, dias 24 e 25 de Março. O evento é organizado por um conjunto de moradores, simpatizantes e amigos do bairro de Campo de Ourique. Arte de rua, workshops, poesia, desporto e debates são apenas algumas das atividades previstas no evento.
Saiba mais AQUI.

Mercado de Texturas e Cores na Praça Luís de Camões
Decorre este sábado, dia 24 de Março, na Praça Luís de Camões, a 2.ª edição do “O Mercado de Texturas e Cores”. O evento conta com um leque de criadores nas áreas da ilustração, design gráfico e artesanato contemporâneo, todos com uma característica em comum: o imaginário infanto-juvenil e relação com as histórias e a poesia e todo o universo criativo que a rodeia. O objectivo é que os visitantes se surpreendam, dêem largas à imaginação e construam a sua própria história.
Saiba mais AQUI.

Monsanto celebra a Primavera
Até ao dia 25 de Março, o Parque Florestal de Monsanto promove a “Semana da Primavera” com várias atividades, desde workshops, oficinas criativas, pedagógicas e desportivas, uma biblioteca itinerante, visitas guiadas pelo Parque Florestal a inauguração da exposição da National Geographic “Pessoas, Lugares e Natureza”.
Saiba mais AQUI.

Monstra no Museu da Marioneta
A Monstra – Festival de Animação de Lisboa associa-se mais uma vez ao Museu da Marioneta. A exposição “Marionetas de Animação: DEFA ESTUDIO (ex) RDA” documenta, através de uma seleção das melhores marionetas, as competências criativas e a diversidade de estilos artísticos do antigo estúdio de animação DEFA, que existiu em Dresden entre 1955 e 1990. A marioneta mais antiga, exposta nesta exposição, tem mais de 50 anos de idade.
Saiba mais AQUI.

Concerto no Bairro Alto
A editora Cafetra Records apresenta um concerto na loja Às Espadas, no Bairro Alto, do “Go Suck a Fuck”. O concerto acontece este sábado pelas 22h00.
Saiba mais AQUI.

Cultura no Baixa-Chiado PT BlueStation
A programação de Março na estação de metropolitano da Baixa-Chiado está repleta de atividade. Esta sexta-feira, pelas 21h00, a música vai à estação com a banda belga Barry White Gone. No sábado, a partir das 16h00, decorre a iniciativa “A Menina Dança”, com o objetivo de promover o ballet. Domingo à tarde, vai estar na estação um trampolim com o apelo ao salto. Nos restantes dias haverá desfile de moda, workshops de beleza, oferta de duas das nossas bebidas tradicionais, o Capilé e a Groselha e exposições.
Saiba mais AQUI.
 
Exposições na Casa das Histórias de Paula Rego
A Casa das Histórias de Paula Rego, em Cascais, tem duas novas exposições patentes ao público gratuitamente. “Mood / Humor” apresenta uma série (Possession) de sete pinturas de Paula Rego, que pertencem ao espólio do Museu de Serralves. Bruno Pacheco é o autor da segunda exposição, com o título “Mar e Campo”, que tem como base a arte contemporânea a partir de pinturas figurativas, desenhos e objetos.
Saiba mais AQUI.

Ciclo Diálogos e Expectativas no Museu do Oriente
O Museu do Oriente realiza uma série de conferências no âmbito do Ciclo Diálogos e Expectativas, até ao dia 24 de Maio. Esta segunda-feira, dia 26 de Março. Está marcado encontro entre João César das Neves e João. As conferências têm início às 18h00 e requerem inscrição.
Saiba mais AQUI.

BES Photo 2012 no Museu Coleção Berardo
Está patente até ao dia 27 de Maio, no Museu Coleção Berardo, a exposição BES Photo 2012. A exposição envolve a apresentação de várias experiências fotográficas. Em competição pelo prémio, estão quatro trabalhos: um português, um moçambicano e dois brasileiros.

Jazz em Dose Dupla
Continua o evento Dose Dupla no CCB, que vai já na quarta edição e mantém-se fiel à filosofia de juntar em palco duos formados por um músico português e um convidado estrangeiro. Afonso Pais e Tim Sparks guitarra atuam, no dia 29 de Março, pelas 22h00, na Cafetaria Quadrante.
Saiba mais AQUI.

Ilustrarte
Está em contagem decrescente a exposição “Ilustrarte”, no Museu da Eletricidade, uma vez que o último dia da mostra é já no dia 08 de Abril. São 150 as ilustrações que podem ser vistas na exposição. Desfrute de um passeio pelo melhor da ilustração para a infância contemporânea, oriunda dos quatro cantos do mundo.
Saiba mais AQUI.
 
Cinema na Faculdade de Letras
Todas as sextas-feiras, pelas 18h00, o cineclube da Faculdade de Letras abre ao público com a temática do cinema mudo. O ciclo de cinema é sobre o cinema mudo. A próxima sessão, no dia 23 de Março, pelas 18h00, apresenta o filme “Coeur fidéle”, de Jean Epstein de 1923.
Saiba mais AQUI.

“Rir uma vez por semana”
Esta segunda-feira termina o ciclo de cinema “Rir uma vez por semana” na Casa da Achada, no Centro Mário Dionísio. Esta segunda-feira assista ao filme “Os Grandes Aldrabões”, de Leo McCarey.
Saiba mais AQUI.

Almoços com Arte na Casa Museu Medeiros e Almeida
Os “Almoços com Arte” continuam, às quintas-feiras, na Casa-Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa. A entrada é gratuita e sem necessidade de reserva mas limitada ao mínimo de 5 e ao máximo de 15 participantes. Os “Almoços com Arte”, com a duração de cerca de 15 a 20 minutos, estão previstos até 28 de Junho e têm início às 13h30. Na próxima quinta-feira, dia 29 de Março, o tema é “Um marceneiro excecional – F. Linke” .

As Pessoas e a Cidade de Paulo Ossião

Na Livraria Leya – na Barata, Av. Roma – está patente, até ao dia 25 de Abril, a exposição “As Pessoas e a Cidade”. Esta mostra apresenta um núcleo de 12 pinturas e três esculturas de Paulo Ossião.
Saiba mais AQUI.

Ciclo de conferências: Geografia e pensamento contraintuitivo
Neste mês de Março, a Culturgest dá início ao ciclo de conferências “Geografia e pensamento intuitivo” que pretende pensar os elementos centrais – instabilidade e complexidade, imprevisibilidade e contingência – das sociedades contemporâneas. Esta terça-feira, dia 27 de Março, pelas 18h30, assista à conferência ” Propor: Quem ordena o território?”.
Saiba mais AQUI.
 
Bicharada no Museu Bordalo Pinheiro

Até ao dia 20 de Maio, de terça-feira a sábado, o Museu Bordalo Pinheiro tem patente a exposição “Bicharada” de Teresa Cortez. Esta exposição monográfica apresenta uma abordagem à obra cerâmica da artista, através da temática dos animais que é transversal no seu trabalho.
Saiba mais AQUI.

Exposição “L'accord primordial”
A exposição “L'accord primordial” está patente ao público no Institut français du Portugal, até ao dia 04 de Maio. A poesia e a francofonia são os temas explorados pelos artistas franceses Manon e Benoist Mallet Di Bento para esta exposição que combina fotografia, pintura, poesia e voz.
Saiba mais AQUI.

Porto

Exposição de Jos de Gruyter e Harald Thys na Culturgest
Jos de Gruyter e Harald Thys trabalham em conjunto desde o final da década de 1980. O seu trabalho engloba obras em vídeo, fotografias, esculturas e desenhos. No final de 2009, a Culturgest desvendou o trabalho destes artistas através de uma exposição. Dois anos e meio depois, a Culturgest volta à obra de Jos e Harald, agora com uma mostra, que vai estar patente até ao dia 19 de Maio, composta por 176 fotografias a cores.
Saiba mais AQUI.

Festa da Rádio SW
A rádio oficial do festival Sudueste comemora o seu primeiro aniversário e vai celebrá-lo no Hard Club, esta sexta feira, a partir das 18h00. Para animar a festa estão marcadas atuações dos Best Youth, Bandulu Dub e Throes & The Shine. Para a pista de dança, a animação é feita pelas mãos dos Twin Turbo, da Fabulosa Marquise e do DJ João Maria.
Saiba mais AQUI.

Recitais de Música
A Câmara Municipal do Porto vai apresentar, até Junho de 2012, três ciclos de música denominados Recitais de Música, com a colaboração do Curso de Música Silva Monteiro, num total de 18 concertos, que terão lugar em três espaços municipais de excelência – a Quinta de Bonjóia, Palacete de Viscondes de Balsemão e Museu Romântico. Este sábado, pelas 17h30, o concerto, no Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, conta com as atuações de Marina Pacheco (canto), Olga Amaro (piano).
Saiba mais AQUI.

Capitães da Areia na FNAC
Os Capitães da Areia atuam nas lojas Fnac, onde apresentam o seu disco “Verão Eterno”. Esta sexta feira o concerto é na FNAC de Santa Catarina, às 18h00 e na FNAC do Gaia Shopping às 22h00. Sábado, o grupo atua, pelas 22h00, em Braga.
Saiba mais AQUI.

Serralves e o Sabor do Cinema
Este domingo regressa ao auditório de Serralves o ciclo projeções – conversa Sabor do Cinema, organizado pelos “Filhos de Lumière”. Entre as 16h00 e as 19h00 serão projetados os filmes “O Dia do Pão” (1999) e “In The Dark” (2004), ambos de Sergei Dvortsvoy.
Saiba mais AQUI.

Primavera em Serralves
Este domingo a Fundação Serralves celebra a Primavera com várias atividades gratuitas, desde percursos pelo jardim, oficinas de plantas e esculturas, um workshop sobre ao azeite e ainda uma oficina sobre os animais da quinta.
Saiba mais AQUI.

Cinema Americano dos anos 80
No auditório A4 do pólo da Foz, da Universidade Católica do Porto, pelas 21h30, do dia 28 de Março, passa o filme  “The Purple Rose of Cairo” 1985 de Woody Allen
Saiba mais AQUI.

Fotografia: O Afeganistão visto por João Silva
Continua, no Centro Português de Fotografia a exposição de João Silva, fotógrafo do “The New York Times” que sofreu um acidente ao pisar uma mina no Afeganistão. A exposição conta com a colaboração do “New York Times” e do Festival Internacional de Fotojornalismo “Visa pour l’Image”, onde esteve igualmente patente no ano passado.
Saiba mais AQUI.

“Habitar a Escuridão”
A Embaixada do México apresenta no Centro Português de Fotografia a exposição “Habitar a Escuridão”, do mexicano Marco António Cruz, um ensaio fotográfico sobre a cegueira no México.
Saiba mais AQUI.
 
Norte
 
Festa da Primavera nas Aldeias do Xisto
A Aldeia do Xisto do Candal, na Lousã, dá as boas vindas à Primavera, nos dias 24 e 25 de Março. O programa conta com inúmeras atividades: jogos tradicionais ao ar livre, confeção de pão em forno de lenha e percursos para limpar a natureza que rodeia a aldeia.
Saiba mais AQUI.

Exposição “O Humor no Jornal do Exercito 1961 – 1974”
O Palácio do Gelo Shopping apresenta uma exposição com caricaturas publicadas no Jornal do Exercito entre 1961 e 1974, satirizando o dia-a-dia da vida militar.
Saiba mais AQUI.

Exposição “Aqui e Agora sem Palavras”
O Centro de Arte de Ovar tem patente, até ao dia 19 de Maio, a exposição “Aqui e Agora Sem Palavras: imagem escrita e texto visual em Emerenciano”. Esta mostra foca a obra de Emerenciano e interroga possibilidades diferentes de construção da imagem através da subversão dos signos e da intersecção entre escrita e pintura.
Saiba mais AQUI.

Lanterna Mágica em Vila do Conde
Até ao dia 03 de Junho decorre a exposição “Lanterna Mágica” na Solar – Galeria de Arte Cinemática. Esta é uma mostra coletiva dedicada ao Cinema de Animação que integra obras recentes de realizadores e artistas portugueses, e um conjunto de peças originais inspiradas em elementos do Pré-Cinema.
Saiba mais AQUI.
  
Centro

“As Invasões Francesas”
No ano em que se evocam os 200 anos do incêndio de Leiria, ocorrido na sequência da 3.ª Invasão Francesa, o Município de Leiria assinala o acontecimento. Esta exposição é composta por um conjunto de painéis que dão a conhecer a cidade antes e depois deste evento trágico, surpreendendo o público com um vídeo 3D, onde se revisita Leiria em Março de 1811. A exposição está patente até ao dia 31 de Março no edificio dos Paços do Conselho.
Saiba mais AQUI.

Exposição de joalharia contemporânea e pintura
Sandrine Vieira e Sílvia Patrício, uma pintora e uma designer, juntam-se em nove salas, onde abordam os temas do nascimento, do amor e da morte, da vida. Através dos seus trabalhos de pintura e joalharia contemporânea procuram dialogar com o público uma nova forma de ver a vida. A exposição de entrada livre está patente no Edifício Banco de Portugal até ao dia 31 de Março.
Saiba mais AQUI.

Exposição de pintura de Maria Dulce Bernardes
De 02 a 25 de Março vai estar patente no Foyer do Teatro José Lúcio da Silva a exposição de pintura de Maria Dulce Bernardes “Reflexos em cidades alfa”. Esta exposição resulta da renúncia à realidade, baseada na interligação e oposição de cores e transparências, resolvendo-se na criação de cidades ambíguas com uma dimensão imaginária.
Saiba mais AQUI.

Sul

A realidade e a ilusão das imagens de Wai Kit Lam
Wai Kit Lam, fotógrafa e criadora de arte em vídeo e sons do quotidiano, apresenta entre os dias 5 e 30 de março uma exposição na Casa Monsaraz, Alentejo. A artista cria efeitos de sobreposição e justaposição de imagens com o objetivo de fundir realidade e ilusão. Esta mostra, que decorre no âmbito do ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto, pode ser visitada de quarta-feira a domingo entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Circuito de Música Antiga, do Renascimento e do Barroco
Em Março, Évora recebe o cirucito de música antiga, do renascimento e do barroco, no âmbito do Projeto Oralities. Este sábado, pelas 18h00, assista ao espetaculo”Ravenna Brass Ensemble”, na Igreja do Convento dos Remédios.
Saiba mais AQUI.

Lagos: Dia Mundial da Poesia
A Câmara Municipal de Lagos celebra a poesia, no âmbito do Dia Mundial da Poesia. Entre os dias 21 e 24 de Março, a cidade recebe uma programação especial, com algumas atividades gratuitas, em espaços culturais e públicos da cidade. O objetivo é incentivar, promover e divulgar a Poesia enquanto género literário.
Saiba mais AQUI.

Exposição “Uma Cidade 2 Fotógrafos”
Através da fotografia, Júlio Bernardo e Francisco Oliveira, revelam os olhares registados durante a década de 50 até finais dos anos 70 do século XX. Não perca esta exposição dedicada ao quotidiano da cidade de Portimão, na sala de exposições temporárias do museu de Portimão.
Saiba mais AQUI.
 
Ilhas

Madeira

Concerto de Música Clássica
Esta sexta feira, pleas 21h00, o Conservatório – Escola das Artes em parceria com o Centro de Estudos de História do Atlântico (CEHA) promove um concerto, de entrada livre, com alunos do Curso Profissional de Instrumentista desta escola. O concerto de percussão terá lugar no Centro de Estudos de História do Atlântico.

Concerto no Teatro Baltazar Dias
O Conservatório – Escola das Artes realiza, esta sexta feira, pelas 21h00, no Teatro Municipal Baltazar Dias, um concerto de piano, de entrada livre, com três alunos de piano do Curso Profissional de Instrumentista desta escola, Laura Mendes, Daniela Daraban e Rafael Kyrychenko.

Açores

Exposição “D. José Vieira Alvernaz, Patriarca das Índias Orientais”
Até ao dia 18 de Abril está patente no Museu de Angra do Heroísmo, na Sala da Oportunidades a exposição ” D. José Vieira Alvernaz, Patriarca das Índias Orientais”, de terça a sexta feira, das 09h30 às 17h00 e sábados e domingos das 14h00 às 17h00.

Caso saiba de eventos gratuitos relevantes na sua área de residência não hesite em enviar sugestões para o email asilva@boasnoticias.pt.

ANA SILVA
 

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close