Fitness & Bem-estar

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 26-02]

Na semana em que o ano chinês arranca o bairro de Arroios, um dos mais multiculturais de Lisboa, festeja a cultura chinesa com música e danças, no Largo do Intendente. Mais a Norte, no Porto, são os mercados que ganham destaque.
Versão para impressão
Na semana em que se celebra o ano novo chinês, arranca em Arroios, um dos bairros mais multiculturais de Lisboa, uma festa da cultura chinesa com música e danças, no Largo do Intendente. Mais a Norte, no Porto, são os mercados que ganham destaque com a 48.ª edição das Feiras Francas, o Mercado de Porto Belo e o Fleamarket. Uma boa oportunidade para ir às compras e regatear ‘petinchas’.

por Lucília Ribeiral

LISBOA

Comemorações oficiais do novo ano chinês no Intendente
A 19 de Fevereiro iniciou-se o novo ano chinês e as comemorações oficiais vão acontecer este sábado, a partir das 11h00, no Largo do Intendente, em Arroios. A programação conta com Dança do Dragão, Dança do Leão, Dança de Tambores de Cintura, Companhia de Acrobacia Hunhan e Performance de crianças de escola de dança chinesa. Estão todos convidados a celebrar o Ano do Carneiro. Saiba mais AQUI.

CriativaMente – Segredos de um cérebro criativo
No Pavilhão do Conhecimento o tema em destaque esta sexta-feira é o cérebro criativo, com a presença de José Luís Peixoto, Marisa Liz, Rui Horta e Marta Borges. o evento, promovido pela Ciência Viva, começa às 19:30 com um programa variado, que incluí a comédia de improviso do trio “Os Improváveis”, um debate e workshops. A entrada é gratuita mas requer inscrição prévia. Saiba mais AQUI.

Monstra expõe no Museu da Marioneta
O Monstra – Festival de Animação de Lisboa – vai regressar ao Museu da Marioneta com duas exposições: uma dedicada ao filme “Papel de Natal”, de José Miguel Ribeiro, e outra ao trabalho da realizadora eslovena Špela. Pode visitá-las até 19 de Abril. Saiba mais AQUI.

Cante ao vivo e no ecrã na Fnac do Chiado
A Fnac do Chiado exibe esta terça-feira, pelas 18h30, o documentário “Alentejo, Alentejo”, mas antes o Grupo Coral Alentejanos da Damaia é convidado a fazer uma improvisação deste tradicional género musical para todos os presentes. Saiba mais AQUI.

Os testemunhos da cultura árabe em debate
A cultura árabe em Portugal vai estar em destaque mais uma vez na Academia das Ciências, esta segunda-feira, pelas 17h00, para mais uma edição do Ciclo de Conferências Testemunhos da presença islâmica em Portugal. O encontro desta semana é dedicado aos artefatos islâmicos e conta com a presença de Clementino Amaro. Saiba mais AQUI.

Teatro no Instituto Goethe
O Auditório do Instituto Goethe recebe esta sexta-feira, pelas 19h30, o espetáculo “Dix”, a partir da obra do pintor Otto Dix. A peça pretende ser uma reflexão sobre a humanidade, na forma de auto-retrato. Saiba mais AQUI.

PORTO

Feiras Francas dedicada à criatividade
A 48.ª edição das Feiras Francas acontece este fim-de-semana, no Palácio das Artes, com o tema “A nuvem passa, mas a criatividade fica”. O evento, organizado pela Fundação da Juventude, exibe várias ofertas de criadores portugueses nas áreas da joalharia e a bijutaria, artesanato urbano, ilustração, vestuário e calçado, saúde, 'gourmet', entre outras. Na programa estão ainda incluídos vários espetáculos e performances. O horário de sábado é das 11h00 às 20h00 e domingo das 11h00 às 19h00. Saiba mais AQUI

Mais uma edição da Feira da Pulga
O Fleamarket regressa está sábado ao 5º e 6º andares parque de estacionamento Siloauto, entre as 15h00 e as 19h00. A Feira da Pulga recebe mais uma vez os carros, que servem de 'bancas comerciais' para a compra e venda de artigos em segunda mão. Saiba mais AQUI.

Segundo Porto Antistress de Fevereiro
Este sábado realiza-se a segunda edição de Fevereiro do Porto Antistress, a partir das 10h00, no Parque Oriental da Cidade. Este é um programa de corrida e caminhadas organizadas e monitorizadas por profissionais de educação física, contando com o acompanhamento de técnicos de saúde. Saiba mais AQUI.

Curso gratuito sobre maternidade para futuros pais
O Hospital Lusíadas Porto promove este sábado, em parceria com a empresa WideCELLS, o “Workshop Maternidade – Obesidade na vida reprodutiva da Mulher”, para futuros pais. A oficina acontece entre as 14h30 e as 18h00 e é de entrada gratuita, mas requer inscrição prévia. Saiba mais AQUI.

Mercado de Porto Belo com sons tropicais
O Mercado Porto Belo muda-se este domingo para a Praça de Liége, entre as 11h00 e as 18h00. Esta edição conta com a animação dos sons tropicais dos Samba Sem Fronteiras e claro, muitos discos de vinil e CDs, roupa vintage, antiguidades, artesanato de jovens criadores, livros, revistas, produtos biológicos, entre outros produtos. Saiba mais AQUI.

A Vespa-asiática em debate na Fnac
Se já ouviu falar na vesta-asiática (vespa velutina), conhece concerteza o seu impato ecológico negativo, que se começou a sentir em Portugal em 2011. O Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Energéticos promove este sábado, na Fnac do Norteshopping, o debate com o tema “Vespa Velutina, Um Problema Económico, Ecológico e de Segurança”. Saiba mais AQUI.

NORTE E CENTRO
 

Oficinas de Musicologia para seniores em Coimbra
Nas quartas-feiras de Fevereiro e Março o Salão Brazil, em Coimbra, vai receber sessões de musicoterapia e dinâmica de grupo para pessoas com mais de 60 anos. As “Oficinas Gerasom” têm início às 10h30, sob a orientação de Paula Nozzari, e são uma iniciativa do Jazz ao Centro Clube. Saiba mais AQUI.

24ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela
Este fim-de-semana pode visitar a 24ª edição da “Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade”, em Oliveira do Hospital, no Largo Ribeiro do Amaral. Na edição deste ano vão estar presentes cerca de 200 expositores. Saiba mais AQUI.

Ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa No Fundão
O Fundão está a celebrar até 5 de Abril a 13ª edição da Quadragésima – Ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa do Concelho. Trata-se de um ciclo de turismo religioso, dedicado ao teatro, às artes, à música e às tradições do sagrado. Do programa fazem parte festas, procissões e representações sacras. Saiba mais AQUI.

Debate “As Emoções na Diferença” em Leiria
A Fnac do Leiriashopping recebe esta sexta-feira, pelas 21h00, o debate “As Emoções na Diferença”, promovido pela Associação Escola Emoções. No encontro vai estar presente a presidente da Cercilei, Cristina Meireles, que vai analisar o tema 'como as pessoas que consideramos diferentes têm os mesmo sentimentos que nós'. Saiba mais AQUI.

ALENTEJO E ALGARVE

Concertos Promenade em Évora
Os Concertos Promenade da Orquestra Clássica do Sul (OCS) continuam este domingo, para mais uma edição, desta vez em Évora. O encontro está marcado para as 17h00, na Arena d’Évora. As atuações desenrolam-se à volta da temática “Os Santos Lendários” e vão contar a história do Santo António, da Rainha Santa Isabel, de D. Nuno Álvares Pereira e de São Martinho. Saiba mais AQUI.

Circuitos Elétricos explicados aos mais pequenos
A Fnac de Faro promove este domingo, pelas 11h30, uma oficina com o tema “Circuitos Elétricos Sinuosos”. O encontro é dedicado aos mais pequenos e pretende ensiná-los a construir um jogo/labirinto elétrico. Saiba mais AQUI.

Conferência sobre o cinema do pós-guerra na UALg
O cinema do pós-guerra é o principal tema da conferência «1946-1976: O Cinema da Europa Mediterrânea do Pós-Guerra à Queda das Ditaduras», que acontece esta sexta-feira, na sala 2.35 da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, no campus de Gambelas, a partir das 15h00. O debate tem a organização do Centro de Investigação em Artes e Comunicação e da Biblioteca da Universidade do Algarve (UAlg) e conta com a presença de Mirian Tavares, Ana Isabel Soares, Jorge Carrega, Filipa Cerol, Olívia Fernandez, William Pianco, Adriana Nogueira e Anabela Moutinho. Saiba mais AQUI.

Música nas Igrejas continua em Tavira
A Ermida de Santa Ana, em Tavira, acolhe no próximo sábado,às 18h00, o concerto de guitarra de Josué Nunes, numa organização da Academia de Música de Tavira. O momento musical insere-se na iniciativa 'Música nas Igrejas' que acontece até ao final do mês de Março. Saiba mais AQUI.    

Teatro de reflexão para os mais pequenos
A DeVIR/Centro de Artes Performativas do Algarve (CAPa) vai promover a peça de teatro «de onde VIMOS? para onde VAMOS?», dirigida ao público escolar, com exibições previstas quarta-feira às 10h30 e quinta-feira às 15h00, no Teatro das Figuras, em Faro. A peça destina-se a um público mais jovem, mas maior de 10 anos e a entrada é gratuita. Saiba mais AQUI.

ILHAS

Concerto de Guilherme Órfão na Fnac da Madeira
Guilherme Órfão vai esta sexta-feira, pelas 21h00, à Fnac da Madeira, para tocar músicas tradicionais, utilizando os cordofones madeirenses (braguinha, rajão e viola de arame) numa perspetiva mais moderna. Saiba mais AQUI

Caso tenha conhecimento de eventos gratuitos relevantes na sua área de residência não hesite em enviar sugestões para o e-mail: roteiro@boasnoticias.pt

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório