Fitness & Bem-estar

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 26-01]

Se fosse possível, nos próximos dias, percorrermos o país, incluindo as ilhas, e estarmos em vários sítios ao mesmo tempo, encontravámos pelo nosso Portugal várias atividades culturais, todas elas gratuitas.
Versão para impressão
Se fosse possível, nos próximos dias, percorrermos o país, incluindo as ilhas, e estarmos em vários sítios ao mesmo tempo, encontravámos pelo nosso Portugal várias atividades culturais, todas elas gratuitas. O Boas Notícias deixa aqui mais um roteiro recheado de eventos. Saia de casa! Afinal… Temos muita e boa cultura.

LISBOA
 
Ciclo de Cinemas do Mundo
Até ao dia 27 de Fevereiro, o Instituto Francês de Portugal oferece ao público um ciclo de cinema composto por filmes provenientes das mais variadas partes do mundo. O segundo filme do programa chama-se “Bye Bye”, é de 1995 e foi realizado por Karim Dridi.
Saiba mais AQUI.
 
“Outono Russo” – Cinema e Música na Gulbenkian
No âmbito do ciclo 'Outono Russo' da temporada Gulbenkian Música 11-12, a fundação vai exibir filmes e documentários no Grande Auditório com entrada livre. Esta segunda-feira, pelas 20h00, será exibido The Tempest, de Thomas Adès.
Saiba mais AQUI.

Concertos à hora do almoço
Nos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Lisboa presenteia os lisboetas, uma vez por mês, com concertos da Orquestra Metropolitana à hora do almoço, pelas 13h00. Esta sexta-feira podem ver um recital de violino e harpa.
Saiba mais AQUI.

Ilustrarte
São 150 as ilustrações que podem ser vistas na exposição a inaugurar esta quinta-feira, no Museu da Eletricidade. Desfrute de um passeio pelo melhor da ilustração para a infância contemporânea, oriunda dos quatro cantos do mundo.
Saiba mais AQUI.
 
Ciclo de conferências na Culturgest
Até ao fim do mês de Janeiro continua o ciclo de conferências, na Culturgest, que pretende fornecer informação para melhor compreender as múltiplas tensões que se cruzam no mundo de amanhã e que já fazem sentir a sua presença no mundo de hoje. Esta terça feira, pelas 18h30, não perca a conferência ” A emergência das Ásias e os violentos conflitos que podemos esperar”
Saiba mais AQUI.

Contemporânea
A ideia de partida para cada uma das seis conferências de Mário Moura que, iniciadas em 2011, decorrerão até abril deste ano, é escolher um objeto, um livro, que permita, por sua vez, apontar para outros objetos, outros livros, mas também para exposições, filosofias, políticas, etc. Este sábado, pelas 18h30, a conferência intitula-se “A Contemporânea”. O ponto de partida desta conversa será a revista Contemporânea, editada por José Pacheco entre 1922 e 1926, com as colaborações, nomeadamente, de Almada Negreiros e de Fernando Pessoa.
Saiba mais AQUI.

Música na Baixa-Chiado
Na estação de metro Baixa-Chiado atuam esta sexta feira, pelas 21h00, os Alucina. Sábado, dia 21, pelas 15h00, a música de rua desce à estação e desta vez os protagonistas são os músicos de rua, com roupa e styling do criador de moda Dino Alves. No Domingo, dia 22, pelas 14h00, é a vez da fotografia, com a iniciativa “Happening Cheeeeese!!!”
Saiba mais AQUI.
 
Música no Hard Rock Cafe
A banda Pearl Band, grupo de tributo aos Pear Jam, atua domingo, pelas 23h00, no Hard Rock Cafe. A entrada é livre.
Saiba mais AQUI.
 
“A Arte da Guerra — Propaganda da II Guerra Mundial”
A exposição “A Arte da Guerra” está patente no Museu Coleção Berardo e debruça-se sobre o tema fascinante da propaganda em tempo de guerra. Fascinante pelo seu impacto, pelas diferentes formas como foi implementado nas várias nações e pela quantidade sem precedentes em que foi produzida.
Saiba mais AQUI.

Mozart no Museu do Oriente
Ouvir música de Mozart é sempre um bom pretexto para sair de casa. Os Solistas da Metropolitana atuam no auditório do Museu do Oriente, para um quarteto de cordas e outros dois com flauta. A obra de Mozart é apresentada a partir das 17h00 de dia 21, sábado, com entrada livre.
Saiba mais AQUI.

PORTO
 

Um Diário da República
Na Galeria Fundação EDP Porto está patente a exposição de fotografia “Um Diário da República”. São 365 imagens captadas pelos fotógrafos do coletivo Kameraphoto que viajaram intensamente por Portugal ao longo de todo o ano de 2010. O resultado desse trabalho é um verdadeiro diário do país, uma obra que possui a dimensão de intimidade e de reflexão, de segredo e de indignação, de poesia e de tristeza, de propostas e sonhos de todos os diários.
Saiba mais AQUI.

 “A Arte do Papel Recortado”
Até ao dia 30 deste mês, na sala de exposições da Biblioteca Pública Municipal do Porto estará patente a mostra “A Arte do Papel Recortado”, da coleção Vitorino Ribeiro.
Saiba mais AQUI.
 
“Habitar a Escuridão”
A A Embaixada do México apresenta no Centro Português de Fotografia a exposição “Habitar a Escuridão”, do mexicano Marco António Cruz, um ensaio fotográfico sobre a cegueira no México.
Saiba mais AQUI.

Fotografia: O Afeganistão visto por João Silva
Decorre, no Centro Português de Fotografia (CPF) a exposição de João Silva, fotógrafo do “The New York Times” que sofreu um acidente ao pisar uma mina no Afeganistão. Mesmo após o acidente, enquanto o socorriam, João Silva não deixou de fotografar. A exposição mostra como o fotógrafo viu o Afeganistão através da sua câmara fotográfica, assim como os 10 anos da sua carreira. A exposição conta com a colaboração do “New York Times” e do Festival Internacional de Fotojornalismo “Visa pour l’Image”, onde esteve igualmente patente no ano passado.
Saiba mais AQUI.

Jazz na Ordem dos Médicos do Norte
Esta sexta-feira, Miles Davis é o músico em destaque na primeira sessão da iniciativa Jazz na Ordem dos Médicos do Norte. O concerto está agendado para as 21h30 e tem entrada gratuita.
Saiba mais AQUI.

Famílias em Serralves
A Fundação de Serralves continua com o programa para as famílias Desta vez, no domingo, pelas 10h00, decorre na oficina “Lengalengas Desenhadas”. O objetivo é juntar pequenos e graúdos a fazer uma lengalenga através de desenhos.
Saiba mais AQUI.

NORTE
 
“Creation”
Na Galeria do Hotel Castrum Villae, em Viana do Castelo, está patente a exposição composta por obras a óleo, a acrílico e técnica mista, de 8 de Janeiro a 17 de Fevereiro de 2012. Aqui pode encontrar a imaginação e a criatividade de Ricardina Silva, uma artista plástica que está em fase de transformação.
Saiba mais AQUI.

Festa das Fogaceiras
Considerada uma das maiores festas religiosas do Norte de Portugal, a Festa das Fogaceiras realiza-se a 20 de Janeiro, na cidade de Santa Maria da Feira. Esta festa remonta à tradição do cumprimento de um voto feito pela população durante a época medieval, com a intercessão dos senhores da Terra de Santa Maria ao Mártir S. Sebastião, de modo a acabar com a pertinência que grassava por estas terras. O evento está marcado para esta sexta feira, no centro histórico de Santa Maria da Feira
Saiba mais AQUI.
 
As Saias da Maria
No espaço Quadra, em Matosinhos, está patente uma exposição que propõe uma viagem pelo universo criativo de Maria Gambina e que se centra numa das suas peças de eleição, a saia. A exposição está aberta ao público até ao dia 21 de janeiro de 2012.
Saiba mais AQUI.
 
CENTRO
 
Coleção de António Pedro Vicente
A Casa-Museu João Soares tem patente a exposição documental e iconográfica “A República. Coleção António Pedro Vicente”. Esta mostra surge no âmbito do 133º aniversário do nascimento de João Soares.
Saiba mais AQUI.

Leiria: “Todas as noites acordam os dias”
A exposição de pintura de João Carlos Pereira tem como mote “todos rodamos a terra, para colecionar dias e noites, alguns belos, outros amorfos, muitos tão iguais, que já não queremos”. Não perca esta exposição na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira até ao fim deste mês.
Saiba mais AQUI.

“Os Bichos das Histórias ou as Histórias com Bicho”
Uma conferência, em Torres Vedras, que mais não é que a grande viagem pelos bichos das histórias e pelas histórias com bicho, com Isabel Morgado.
Saiba mais AQUI.
 
SUL

Feira de Velharias e Antiguidades
Este sábado, o largo Luís de Camões, em Alcácer do Sal, recebe a feira de velharias e antiguidades. São verdadeiras relíquias e outros tempos ou paragens.

Apresentação do livro ““Eu sei! Ser preto no branco” de Nuno Colaço
 No próximo sábado, na Biblioteca Municipal de Beja, pelas 17h00, decorre a apresentação do livro ““Eu sei! Ser preto no branco” de Nuno Colaço por Avelino Matias e António Paulino. Esta atividade está inserida na linha programática – “Conversas com B de Beja”, que tem como objetivo divulgar os autores de Beja ou que escrevem sobre a cidade.
Saiba mais AQUI.

Laboratório da memória: Descobrir os folhados de Loulé
No próximo dia 20 de janeiro, pelas 18h00, na Sala Polivalente da Alcaidaria do Castelo de Loulé, vai ser apresentado mais um “Laboratório da Memória”, desta vez dedicado aos Folhados de Loulé, uma das iguarias da gastronomia local.
Saiba mais AQUI.

As melhores imagens da 11ª Corrida Fotográfica de Portimão
Até ao dia 29 de Janeiro estará patente a exposição, no Museu de Portimão, das melhores fotografias do concurso fotográfico que se realizou em Setembro de 2011.
Saiba mais AQUI.
 
ILHAS
 
MADEIRA

 
Concerto dos alunos do Curso Profissional de Instrumentista
O Conservatório – Escola das Artes, em parceria com o Centro de Estudos de História do Atlântico (CEHA), promove um concerto, de entrada livre, com alunos do Curso Profissional de Instrumentista desta escola. O concerto de trombone, tuba e eufónio acontece sexta-feria, 20 de Janeiro, às 21 horas, no CEHA.
 
Apresentação do livro 'Do Cacine ao Cumbijã' no Centro Cultural John dos Passos
Na próxima sexta feira, pelas 17h45, será apresentado o livro 'Do Cacine ao Cumbijã', de Guilherme da Costa Ganança, no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol.
 
AÇORES
 

“Arquipélago”
Esta é uma exposição coletiva de artes plásticas que engloba trabalhos de vários autores – André Almeida e Sousa, Andreia Luís, Carlos Mota, Daniel Oliveira, Filipe Franco e Francisco Cogumbre. A mostra estará patente na Academia das Artes dos Açores, até meados de Março e pode ser visitada de segunda a sexta, das 13h00 às 18h00 e sábados, das 10h00 às 13h00.
 
Visitas Guiadas ao Teatro Micaelense
Nesta visita os participantes são guiados numa viagem ao Teatro Micaelense onde vão descobrir a sua história, características e bastidores. Pretende-se que os visitantes reconheçam este espaço como um lugar onde se vive, se sonha, e se criam momentos de fruição estética, através da apresentação de espetáculos nas áreas da dança, música, teatro, e artes plásticas. A visita tem a duração de uma hora. Os grupos comportam no máximo 25 pessoa. A visita é gratuita, mas exige marcação prévia.
Saiba mais AQUI.

Exposição de Artesanato de Lurdes Couto
Esta sexta feira, no Centro Cultural de Vila Franca do Campo, decorre a inauguração da exposição de artesanato de Lurdes Couto. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta feira, das 08h30 às 17h00 e estará patente até ao dia 12 de Março.

ANA SILVA

Caso saiba de eventos gratuitos relevantes na sua área de residência não hesite em enviar sugestões para o email asilva@boasnoticias.pt.

Comentários

comentários

Etiquetas

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close