Fitness & Bem-estar

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 22-03]

O Boas Notícias tem mais um roteiro para uma semana em cheio sem gastar um tostão. Eventos grátis para o Dia do Pai, concertos, exposições e até sessões gratuitas de cinema fantástico! Aproveite... .
Versão para impressão
O Boas Notícias tem mais um roteiro para uma semana em cheio sem gastar um tostão. Eventos grátis para o Dia do Pai, concertos, exposições e até sessões gratuitas de cinema fantástico! Aproveite…
 
Lisboa

Exposições na Casa das Histórias de Paula Rego
A Casa das Histórias de Paula Rego, em Cascais, tem duas novas exposições patente ao público gratuitamente. “Mood / Humor” apresenta uma série (Possession) de sete pinturas de Paula Rego, que pertencem ao espólio do Museu de Serralves. Bruno Pacheco é o autor da segunda exposição, com o título “Mar e Campo”, que tem como base a arte contemporânea a partir de pinturas figurativas, desenhos e objetos. 
Saiba mais AQUI.

Syfy Fest – 3ª Mostra de Cinema Fantástico 2012
A 3ª Mostra de Cinema Fantástico acontece este fim de semana no Cinema São Jorge. No sábado dois dos filmes exibidos são de entrada livre. O filme ” A Guerra dos Tronos” é exibido pelas 16h00.`Pelas 17h30, tem início uma sessão de curtas.
Saiba mais AQUI.

Ciclo Diálogos e Expectativas no Museu do Oriente
O Museu do Oriente realiza uma série de conferências no âmbito do Ciclo Diálogos e Expectativas, até ao dia 24 de Maio. O primeiro diálogo está marcado para 22 de Março. “A ciência na China: perspetiva histórica”, tema que será abordado por Henrique Leitão e João de Deus Ramos. As conferências têm início às 18h00 e requerem inscrição.
Saiba mais AQUI.

BES Photo 2012 no Museu Coleção Berardo
Está patente até ao dia 27 de Maio, no Museu Coleção Berardo, a exposição BES Photo 2012. A exposição envolve a apresentação de várias experiências fotográficas. Em competição pelo prémio, estão quatro trabalhos: um português, um moçambicano e dois brasileiros.

Jazz em Dose Dupla
Continua o evento Dose Dupla no CCB, que vai já na quarta edição e mantém-se fiel à filosofia de juntar em palco duos formados por um músico português e um convidado estrangeiro. Rita Martins e Giacomo Aula atuam, no dia 15 de Março, pelas 22h00, na receção do Centro de Reuniões.
Saiba mais AQUI.

Ilustrarte
Continua a “Ilustrarte” no Museu da Eletricidade, exposição patente ao público até ao dia 08 de Abril. São 150 as ilustrações que podem ser vistas na exposição. Desfrute de um passeio pelo melhor da ilustração para a infância contemporânea, oriunda dos quatro cantos do mundo.
Saiba mais AQUI.

“Do Tejo ao Sião” – 500 Anos de relações luso tailandesas
A glória do passado da Tailândia e os 500 anos de relações luso tailandesas é o nome da mostra que vai estar patente na galeria da Academia das Ciências de Lisboa até 30 de Março. De 18 de Fevereiro a 17 de Março, os visitantes podem usufruir de massagens terapêuticas, também gratuitas.
Saiba mais AQUI.

Cinema na Faculdade de Letras
Todas as sextas-feiras, pelas 18h00, o cineclube da Faculdade de Letras abre ao público com a temática do cinema mudo. O ciclo de cinema é sobre o cinema mudo. A próxima sessão apresenta o filme “Diva Dolorosa”, de Peter Delpeut, de 1999.
Saiba mais AQUI.

Almoços com Arte na Casa Museu Medeiros e Almeida
Os “Almoços com Arte” continuam, às quintas-feiras, na Casa-Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa. A iniciativa tem inspiração na National Gallery de Londres. A entrada é gratuita e sem necessidade de reserva mas limitada ao mínimo de 5 e ao máximo de 15 participantes. Os “Almoços com Arte”, com a duração de cerca de 15 a 20 minutos, estão previstos até 28 de Junho e têm início às 13h30. Esta quinta-feira o tema é “As Joias da Casa-Museu – Joalharia Sala do Lago”, e no próximo dia 22, a temática é “Azul e Branco – Azulejaria”.

Ciclo de conferências: Geografia e pensamento contraintuitivo
Neste mês de Março, a Culturgest dá início ao ciclo de conferências “Geografia e pensamento intuitivo” que pretende pensar os elementos centrais – instabilidade e complexidade, imprevisibilidade e contingência – das sociedades contemporâneas. Esta terça-feira, dia 20 de Março, pelas 18h30, assista à conferência ” Imaginar: Portugal, território de esperança “.
Saiba mais AQUI.

“Rir uma vez por semana”
A Casa da Achada, no Centro Mário Dionísio volta com mais um ciclo de cinema, desta vez dedicado à boa disposição. Esta segunda-feira assista ao filme “As Noite Loucas do Dr. Jerryll”, de Jerry Lewis.
Saiba mais AQUI.

As Pessoas e a Cidade de Paulo Ossião
Na Livraria Leya – na Barata, Av. Roma – está patente, até ao dia 25 de Abril, a exposição “As Pessoas e a Cidade”. Esta mostra apresenta um núcleo de 12 pinturas e três esculturas de Paulo Ossião.
Saiba mais AQUI.

Bicharada no Museu Bordalo Pinheiro
Até ao dia 20 de Maio, de terça-feira a sábado, o Museu Bordalo Pinheiro tem patente a exposição “Bicharada” de Teresa Cortez. Esta exposição monográfica apresenta uma abordagem à obra cerâmica da artista, através da temática dos animais que é transversal no seu trabalho.
Saiba mais AQUI.

Exposição “L'accord primordial”
A exposição “L'accord primordial” está patente ao público no Institut français du Portugal, até ao dia 04 de Maio. A poesia e a francofonia são os temas explorados pelos artistas franceses Manon e Benoist Mallet Di Bento para esta exposição que combina fotografia, pintura, poesia e voz.
Saiba mais AQUI.

Cultura no Baixa-Chiado PT BlueStation
A programação de Março na estação de metropolitano da Baixa-Chiado está repleta de cultura e muitas atividades. Esta sexta-feira, pelas 21h00, a música vai à estação com o DJ set no feminino. No sábado, a partir das 18h00, decorre um passatempo: o sorteio de uma viagem de avião para um local desconhecido. Domingo à tarde o dia é dedicado ao ciclismo, com uma exposição de bicicletas vintage e outros objetos. Nos restantes dias haverá cortes de cabelo gratuitos, cartas para dar as boas vindas à Primavera e consultadoria de moda da Pulp Fashion.
Saiba mais AQUI.

Grandes Chefs nos Mercados de Lisboa
Os chefes de culinária de alguns dos restaurantes mais conceituados em Lisboa vão dar aulas de cozinha nos mercados de Lisboa. Estes workshops, que são uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, são gratuitos. As sessões têm um número de inscrições limitadas a 20 participantes por aula e devem ser feitas por email ou junto ao respetivo fiscal. Este sábado, dia 17 de Março, pelas 09h30, o Mercado do Lumiar recebe o Chef Luís Casinhas, do restaurante Cantina da Estrela.
Saiba mais AQUI.

Camélias nos Jardins do Palácio Nacional de Sintra
Nos jardins de Palácio Nacional de Sintra decorre, este fim de semana, a II Exposição de Camélias – Sintra 2012. Para além da exposição, também haverá um concurso para os melhores lotes de flores apresentadas.
Saiba mais AQUI.

Porto

Concerto e Festa na Embaixada Lomográfica
Esta sexta-feira, a noite na Embaixada Lomográfica do Porto pertence à música. Assista ao concerto dos John & the Ladiestylées e a atuações de Trompete, Tuba, Saxofone, Clarinete. Na Sala Cinêlandia a música é da responsabilidade do Dj. Vicente Abreu, em que a temática gira em torno do funk e do disco. Na Sala Louie Louie a sessão musical pertence ao Electro com os Hong Kong Dj's. ( Made in Japan ).
Saiba mais AQUI.

Dia do Pai em Serralves
Para celebrar o Dia do Pai, Serralves preparou um Domingo especial para viver em família, com várias propostas desde manhã até ao fim da tarde. A partir das 10h00 têm início as “Oficinas no Museu sobre o Pai”. “O Meu Pai é Careca e o Teu?” e “Cores em Movimento” prometem envolver os pais e os filhos num ambiente que envolve muita imaginação para pequenos e graúdos. 
Saiba mais AQUI.

MAB – Festival Internacional de Multimédia, Arte e Banda Desenhada
Este fim de semana, 17 e 18 de Março são os últimos dias do MAB-Festival Internacional de Multimédia, Arte e Banda Desenhada, na Faculdade de Belas Artes do Porto. Este é um evento dedicado a várias artes como cinema, ilustração, literatura ou animação, mas focado maioritariamente na banda desenhada. O festival tem, também, uma programação paralela gratuita na Casa Viva, com exposições e concertos.
Saiba mais AQUI.

Concerto Sensible Soccers
Este domingo, pelas 19h00, os Sensible Soccers atuam num concerto no Café Au Lait, no Porto. O grupo surgiu na área de um momento para o outro e confirmam que são um dos novos nomes da música portuguesa a ter em conta.
Saiba mais AQUI.

Cinema para Traquinas
Este domingo, pelas 11h00, o centro comercial Dolce Vita Porto oferece cinema gratuito a duas crianças menores de 14 anos e a um adulto que as acompanhe. O filme “Caçadores de Dragões” ocupa a sessão de domingo.
Saiba mais AQUI.

Fotografia: O Afeganistão visto por João Silva
Continua, no Centro Português de Fotografia a exposição de João Silva, fotógrafo do “The New York Times” que sofreu um acidente ao pisar uma mina no Afeganistão. A exposição conta com a colaboração do “New York Times” e do Festival Internacional de Fotojornalismo “Visa pour l’Image”, onde esteve igualmente patente no ano passado.
Saiba mais AQUI.

“Habitar a Escuridão”
A Embaixada do México apresenta no Centro Português de Fotografia a exposição “Habitar a Escuridão”, do mexicano Marco António Cruz, um ensaio fotográfico sobre a cegueira no México.
Saiba mais AQUI.

Exposição de Jos de Gruyter e Harald Thys na Culturgest
Jos de Gruyter e Harald Thys trabalham em conjunto desde o final da década de 1980. O seu trabalho engloba obras em vídeo, fotografias, esculturas e desenhos. No final de 2009, a Culturgest desvendou o trabalho destes artistas através de uma exposição composta por dois vídeos, um conjunto de esculturas em barro e uma pequena série de fotografias a preto e branco. Dois anos e meio depois, a Culturgest volta à obra de Jos e Harald, agora com uma mostra, que vai estar patente até ao dia 19 de Maio, composta por 176 fotografias a cores.
Saiba mais AQUI.

Norte

“Poesia para colorir com cidadania”
Esta segunda-feira, dia 19 de Março, tem início no concelho da Trofa a semana dedicada à poesia. O objetivo é envolver a comunidade na poesia chamando a atenção para os deveres e direitos do cidadão. A poesia estará presente na Casa da Cultura da Trofa e em alguns espaços públicos do concelho.
Saiba mais AQUI.

Exposição “O Humor no Jornal do Exercito 1961 – 1974”
O Palácio do Gelo Shopping apresenta uma exposição com caricaturas publicadas no Jornal do Exercito entre 1961 e 1974, satirizando o dia-a-dia da vida militar.
Saiba mais AQUI.

Exposição “Aqui e Agora sem Palavras”
O Centro de Arte de Ovar tem patente, até ao dia 19 de Maio, a exposição “Aqui e Agora Sem Palavras: imagem escrita e texto visual em Emerenciano”. Esta mostra foca a obra de Emerenciano e interroga possibilidades diferentes de construção da imagem através da subversão dos signos e da intersecção entre escrita e pintura.
Saiba mais AQUI.

Lanterna Mágica em Vila do Conde
Até ao dia 03 de Junho decorre a exposição “Lanterna Mágica” na Solar – Galeria de Arte Cinemática. Esta é uma mostra coletiva dedicada ao Cinema de Animação que integra obras recentes de realizadores e artistas portugueses, e um conjunto de peças originais inspiradas em elementos do Pré-Cinema.
Saiba mais AQUI.

“Livros de artista: do Rato Mickey a Andy Warhol”
Até ao dia 18 de Março está patente, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, a exposição “Livros de artista: do Rato Mickey a Andy Warhol”, organizada pela Câmara de Matosinhos e pela Fundação de Serralves.
Saiba mais AQUI.
 
Centro

“As Invasões Francesas”
No ano em que se evocam os 200 anos do incêndio de Leiria, ocorrido na sequência da 3.ª Invasão Francesa, o Município de Leiria assinala o acontecimento. Esta exposição é composta por um conjunto de painéis que dão a conhecer a cidade antes e depois deste evento trágico, surpreendendo o público com um vídeo 3D, onde se revisita Leiria em Março de 1811. A exposição está patente até ao dia 31 de Março no edificio dos Paços do Conselho.
Saiba mais AQUI.

Exposição de joalharia contemporânea e pintura
Sandrine Vieira e Sílvia Patrício, uma pintora e uma designer, juntam-se em nove salas, onde abordam os temas do nascimento, do amor e da morte, da vida. Através dos seus trabalhos de pintura e joalharia contemporânea procuram dialogar com o público uma nova forma de ver a vida. A exposição de entrada livre está patente no Edifício Banco de Portugal até ao dia 31 de Março.
Saiba mais AQUI.

Exposição de pintura de Maria Dulce Bernardes
De 02 a 25 de Março vai estar patente no Foyer do Teatro José Lúcio da Silva a exposição de pintura de Maria Dulce Bernardes “Reflexos em cidades alfa”. Esta exposição resulta da renúncia à realidade, baseada na interligação e oposição de cores e transparências, resolvendo-se na criação de cidades ambíguas com uma dimensão imaginária.
Saiba mais AQUI.

Sul

A realidade e a ilusão das imagens de Wai Kit Lam
Wai Kit Lam, fotógrafa e criadora de arte em vídeo e sons do quotidiano, apresenta entre os dias 5 e 30 de março uma exposição na Casa Monsaraz, Alentejo. A artista cria efeitos de sobreposição e justaposição de imagens com o objetivo de fundir realidade e ilusão. Esta mostra, que decorre no âmbito do ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto, pode ser visitada de quarta-feira a domingo entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Circuito de Música Antiga, do Renascimento e do Barroco
Em Março, Évora recebe o cirucito de música antiga, do renascimento e do barroco, no âmbito do Projeto Oralities. Este sábado, pelas 21h30, assista ao espetaculo da Orquestra Barroca da Escola Superior de Música de Artes Aplicadas de Castelo Branco, na Igreja do Convento dos Remédios. No domingo é a vez do grupo “Chamber Ensemble do Centro Comunitário de Hadzhi Dimitar – Sliven”, da Bulgária. O concerto tem inicio às 18h00 na Igreja do Convento dos Remédios.
Saiba mais AQUI.

Lagos: Dia Mundial da Poesia
A Câmara Municipal de Lagos celebra a poesia, no âmbito do Dia Mundial da Poesia. Entre os dias 21 e 24 de Março, a cidade recebe uma programação especial, com algumas atividades gratuitas, em espaços culturais e públicos da cidade. O objetivo é incentivar, promover e divulgar a Poesia enquanto género literário.
Saiba mais AQUI.

Exposição “Uma Cidade 2 Fotógrafos”
Através da fotografia, Júlio Bernardo e Francisco Oliveira, revelam os olhares registados durante a década de 50 até finais dos anos 70 do século XX. Não perca esta exposição dedicada ao quotidiano da cidade de Portimão, na sala de exposições temporárias do museu de Portimão.
Saiba mais AQUI.
 
Ilhas

Madeira

II Festival Literário da Madeira
Hoje tem início a segunda edição do Festival Literário da Madeira, no Funchal, com a participação de escritores como Valter Hugo Mãe, Inês Pedrosa, Afonso Cruz e Francisco José Viegas, entre muitos outros.
Até ao dia 17 de Março serão cerca de 23 autores nacionais e estrangeiros a passar pelo festival para participar em debates relacionados com o mote do evento, “Éramos felizes e não sabíamos”. O II Festival Literário da Madeira decorre no Teatro Municipal Baltazar Dias e todas as sessões têm entrada livre.

Banda do Funchal celebra 162 anos
No próximo domingo, a Banda Municipal do Funchal atua na Sé, pelas 10h00, para assinalar o seu 162º aniversário.

Exposição “90 anos do Raid Aéreo Lisboa-Funchal”
No piso 0, do MadeiraShopping está patente, até ao 22 de Março, uma réplica do hidroavião Felixtowe F.3, que fez a primeira viagem entre o Continente e a Madeira, no ano de 1922.

Açores

Aula Aberta “Que Nato no Século XXI”
A Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, realiza esta sexta-feira, pelas 10h30, uma aula aberta sobre a temática “Que Nato no Século XXI”. A aula decorre na sala de mestrados do departamento de história, filosofia e ciências sociais e será proferida pelo Professor Doutor Lawrence Chalmer, diretor dos programas de educação da NATO e vice-diretor do Centro de estudos de Segurança Transatlântica do Instituto Nacional de estudos Estratégicos da Universidade nacional de Defesa nacional dos Estados Unidos.

Bibliopaper
A Biblioteca Pública e o Arquivo Regional de Ponta Delgada realizam até ao dia 19 de Março uma serie de atividades lúdicas para os mais novos. Jogos de perguntas, percursos e leituras, que permitem aos jogadores a familiarização com os circuitos da biblioteca e com os documentos que nela existem. Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a biblioteca e incentivar as crianças para a pesquisa bibliográfica. O público-alvo são crianças dos 08 aos 12 anos. As inscrições podem ser feitas através do número de telefone 296 282 085 ou do email bpar.pdelgada.info@azores.gov.pt.

Exposição “D. José Vieira Alvernaz, Patriarca das Índias Orientais”
Até ao dia 18 de Abril está patente no Museu de Angra do Heroísmo, na Sala da Oportunidades a exposição ” D. José Vieira Alvernaz, Patriarca das Índias Orientais”, de terça a sexta feira, das 09h30 às 17h00 e sábados e domingos das 14h00 às 17h00.

Caso saiba de eventos gratuitos relevantes na sua área de residência não hesite em enviar sugestões para o email asilva@boasnoticias.pt.

ANA SILVA

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório