Fitness & Bem-estar

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 21-07]

Esta semana regresse à corte de D. Manuel I, aventura-se pela Serra de Canelas e deixe-se levar pela música Cabo Verdiana e Brasileira à medida que as temperaturas sobem.
Versão para impressão
Uma viagem à corte de D. Manuel I, uma aventura desportiva pela Serra de Canelas e ou dançar ao som da música cabo verdiana na festa da independência de Cabo Verde são apenas alguns dos destaques do roteiro à Borla desta semana.

Por Gisela Gomes

 

LISBOA
Esta quinta-feira, entre o meio-dia e as onze da noite, o Jardim da Estrela recebe a segunda edição da Festa dos Amigos da organização Salvador. Com entrada gratuita e num ambiente descontraído a iniciativa promete muita animação para proporcionar o convívio entre o público em geral, pessoas com deficiência motora, amigos e familiares.
 
16 de Julho –  AOARLIVRE
O programa AOARLIVRE é composto por oficinas, instalações, concertos, teatros e um grande jantar. Instaladas nos jardins do Bairro das Estacas e na Rua Bulhão Pato, a iniciativa promete transformar uma tarde de sábado numa festa à qual estão convidados artistas, vizinhos, amigos do teatro e também quem ainda não os conhece.
 
14 a 17 de Julho – Feira Quinhentista
A Praça D. Fernando II, em São Pedro, vai ser palco da Feira Quinhentista. O evento pretende enquadrar os visitantes num dos períodos mais exuberantes da história de Portugal, numa época em que Sintra era procurada pela numerosa e exótica corte de D. Manuel I. De todo o país e não só, virão artífices recriando ofícios da época, artesãos e mercadores, mas também vendedores de produtos regionais , doçaria convental e gastronomia, num total de mais de 160 participantes.
 
O Festival PLAY vem ao espaço cultural Com Calma em Benfica. Na primeira sessão com o tema O MEU MELHOR AMIGO vão passar várias curtas das 17h às 18h da tarde e no fim podem todos conversar.
 
16 a 17 de Julho – Festival Raiz & Kultura
Este ano celebra-se o 41.º Aniversário da independência de Cabo Verde através da música, arte, artesanato, gastronomia, desporto, debates e tertúlias. Um espaço de oportunidades para novos talentos artísticos, aqui os conceitos chave são a interação e a convivência multi-cultural. Este festival tem também um cariz social, de modo que a organização irá recolher donativos a entregar aos doentes evacuados de Cabo Verde e em tratamento em Portugal.
 
PORTO
 
15 a 17 de Julho – Festival Mimo
Este ano a cidade de Amarante vai ser a casa do Festival Mimo, um evento com origem brasileira que permite reunir “a nata da música brasileira e internacional“ através de linguagens e géneros distintos, do jazz à erudita, popular e eletrónica. No cartaz estão incluídas figuras como Tom Zé, Selma Uamusse e Egberto Gismonti. Também estão prometidas sessões de cinema, fóruns de ideias, etapas educativas e atividades paralelas como passeios guiados e sessões de poesia.
 
A iniciativa Creative Mornings promete todos os meses um pequeno-almoço e uma palestra em mais de 140 cidades ao redor do mundo, sempre numa sexta-feira. Desta vez a oradora é Ana Cristina Pereira, repórter no Público, cronista no DN-Madeira e interessada por temas de direitos humanos e exclusão social, como pobreza, protecção de crianças e jovens, igualdade de género, migrações, minorias, envelhecimento, ajuda ao desenvolvimento, reclusão, drogas. O evento começa às 8h30 no restaurante Espiga. Pré-inscrição obrigatória.
 
15 de Julho – Concerto de Leiden
A Casa da Música oferece entrada livre para um concerto de Leiden, cantora cubano-mexicana enquadrada no movimento folk-rock que faz a fusão das raízes latino-americanas com o rock, o jazz, a pop urbana e a poesia. O estilo ecléctico e as letras perspicazes combinados com a beleza da sua voz resultam numa experiência musical que oscila entre o vintage e o pós-moderno. 
 
16 de Julho – Sábados a Contar
Hora do conto para toda a família seguida de uma atividade de expressão plástica, escrita ou dramática na Sala do Conto da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Duas sessões, uma às 11h e outra às 15h30. Pré-inscrição obrigatória.
 
Este projeto quer incentivar a população a cuidar da Serra de Canelas e a vê-la como um bem comum ao serviço de todos. Vão haver dois eventos, um trail de 15km e uma caminhada de 5k. A participação é gratuita, mas pede-se que, no dia do evento, se entregue bens alimentares ou peças de vestuário para dar às famílias carenciadas dos alunos do Agrupamento de Escolas de Canelas.
 
OUTROS
 
O concelho da Lourinhã vai contar com a Recriação Histórica da Batalha ocorrida em 1808 e um Mercado Oitocentista, juntamente com um vasto conjunto de atividades temáticas que proporcionarão uma viajem até ao início do séc. XIX. Nestas comemorações poderá encontrar ofícios da época, animações de rua, teatro, concertos, workshops para os mais pequenos, visitas guiadas ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, mostra e venda de produtos e gastronomia.
 
Em julho, agosto e setembro – Verão Cultural em Vila Real de Santo António
Mais de uma centena de atividades marcam a agenda cultural do município de Vila Real de Santo António este Verão. Com um leque de eventos pensados para todos os públicos e idades, as propostas vão desde a música ao cinema, passando pelos mercados e tradições.
Entre 14 e 17 de julho, a magia das «Noites d’Encanto» irá regressar a Cacela Velha com coloridos mercados (souk), salões de chá, exposições, conversas, dança e música, recriando a tolerância e a convivialidade da história do antigo al-Andalus.
 
14 a 23 de Julho – 13.ª Festanima em Setúbal
Música, bailes e uma revista à portuguesa fazem parte do programa de animação da Festanima, a realizar nas Escarpas de Santos Nicolau. Fazem parte do programa uma dezena de tasquinhas gastronómicas, música popular, bailes, karaoke, atividades desportivas e exposições.
 
A Ericeira convida todos os interessados a visitar a sua Feira Medieval na Praia da Foz do Sizandro com “Tabernas cheias de iguaria muy distintas, músicas e dança muy belas, um mercado muy formosos e muy mais animações durante 3 dias de viagem no tempo."
 
15 a 19 de Julho – Festas do Porto Alto no concelho de Benavente
Esta festa taurina promete muita animação com música, bailes, boa comida e várias largadas de touros.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub