Fitness & Bem-estar

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 18-04]

Aí vem mais uma semana de eventos gratuitos de norte a sul do país. Em Lisboa, abertura das galerias romanas ao público na Rua da Prata. No Montijo, o Cinema Teatro Joaquim d'Almeida recebe o espetáculo musical "Canções com história". Mais a norte, h
Versão para impressão
Aí vem mais uma semana de eventos gratuitos de norte a sul do país. Em Lisboa, abertura das galerias romanas ao público na Rua da Prata. No Montijo, o Cinema Teatro Joaquim d’Almeida recebe o espetáculo musical “Canções com história”, que assinala o 25 de Abril. Mais a norte, há música com os Capitão Fausto e festa no Armazém do Chá.

por Ana Silva

LISBOA

Galerias Romanas na Rua da Prata
No âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, as galerias da época romana, da primeira metade do século I d.c., abrem mais uma vez ao público. As útimas visitas decorrem este domingo, dia 13 de Abrl, entre as 10h00 e as 18h00. A entrada pela rua da Conceição junto ao nº 77, sendo a última entrada às 17h30.
Saiba mais AQUI.

Carlos Alberto Moniz: Resistir de Novo – 40 anos Depois

Carlos Alberto Moniz,cantor, apresentador de televisão, produtor de rádio, maestro, músico e compositor, atua este domingo, 13 de Abril, pelas 17h00, no espaço Fnac do Chiado.
Saiba mais AQUI.

Ciclo Cinema: Cruzamentos com o 25 de Abril ao centro

A Casa da Achada, no Centro Mário Dionisio, acolhe o ciclo de cinema “Cruzamentos com o 25 de Abril ao centro”. A entrada é livre e as sessões de cinema são semanais, sempre às segunda-feiras, a partir das 21h30.
Saiba mais AQUI.

Música para a Quaresma
Este domingo, dia 13 de Abril, pelas 16h00, decorre na igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Parede,  um concerto com o Coro Ricercare. O espetáculo intitula-se “Música vocal para a Quaresma: do Renascimento ao Contemporâneo“.

Culturgest: Ciclo de conferências “Estética e Política entre as Artes”
Dando continuidade aos seminários realizados em 2012 e 2013, o ciclo de conferências e debates Estética e Política entre as Artes pretende constituir um fórum de debate sobre temas artísticos contemporâneos. Esta quarta-feira, dia 16 de Abril, às 18h30, decorre na Culturgest a conferência “Artes e reparações do mundo”.
Saiba mais AQUI.

Teatro Rápido: Tertúlias às quintas
Esta quinta-feira, 17 de Abril, pelas 21h30, o Teatro Rápido conta com a presença da escritora Alice Vieira e do escritor Samule Pimenta, para uma tertúlia na qual todos presentes podem participar com leitura de textos da sua autoria ou de outros autores.
Saiba mais AQUI.

“País do Chocolate”
O Dolce Vita Tejo recebe, de 11 a 19 de Abril, mostra dedicada ao chocolate uma mostra que reune produtores de várias regiões do país, que darão a conhecer diversas especialidades à base de chocolate. A entrada é gratuita.
Este ano a Páscoa vai ser assinalada de forma especial no Dolce Vita Tejo. 

Feira de Artesanato ‘’Artes & Ofícios’’
A 14.ª edição da Feira de Artesanato “Artes & Ofícios” decorre na Amadora, no Parque Delfim Guimarães, junto à estação da CP. São 41 stands que contam com produtos de artesanato nacional e internacional, nomeadamente, linhos e bordados, joalharia de autor, artigos em pele e cortiça, acessórios de moda, loiça tradicional, artigos em lã, entre outros. A feira tem entrada livre e está aberta ao público todos os dias, das 10h00 às 20h00.
Saiba mais AQUI.


ALMADA E SETÚBAL

Canções com história: 40 Anos de Abril
No próximo dia 17 de Abril, pelas 21h30, o Cinema Teatro Joaquim d’Almeida, no Montijo, recebe o Grupo Canto D’Aqui, o Grupo Sopros do Zeca e o Grupo Coral do Montijo para um espetáculo que celebrar 40 anos de liberdade.
Saiba mais AQUI.

Exposição de fotografia: “Liberdade – Abril/Maio 1974”
A Exposição do fotojornalista Eduardo Gageiro, “Liberdade – Abril/Maio 1974”, é inaugurada no próximo dia 13 de Abril, pelas 16h00, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro. Esta é uma mostra de fotografias, a preto e branco, obtidas entre os dias 25 de Abril e 1 de Maio de 1974 e publicadas no livro com o mesmo título da exposição.  Saiba mais AQUI.

Inauguração da exposição “O pecado não mora ao lado”
No âmbito das comemorações do 40.º aniversário do 25 de Abril é inaugurada a exposição “O pecado não mora ao lado” na próxima terça-feira,  dia 15 de Abril, às 17h30, na Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva, no Montijo.
Saiba mais AQUI.

Exposição “Trabalho de Mulher e Criança”
Está patente na Galeria Municipal de Arte de Almada, até ao dia 31 de Maio, a exposição “Trabalho de Mulher e Criança”, de José Paula, uma mostra comemorativa do Dia Internacional da Mulher.
Saiba mais AQUI.

PORTO

Festa no Armazém do Chá
“This nigth remains unnamed” é o mote da festa que se realiza sábado, 12 de Abril, pelas 23h00, no Armazém do Chá, no Porto. O objetivo é mostrar alguma da melhor electrónica existente até à data pelas mãos de alguns dos melhores artífices musicais da noite do Porto. A festa é de entrada livre.
Saiba mais AQUI.

Exposição de astrofotografia de Miguel Claro
O planetário do Porto tem patente, até ao dia 10 de Maio, uma exposição que reune as melhores astrofotografias de “skyscapes” (paisagens astronómicas), conceito que visa a união entre os elementos “Céu e Terra” valorizando o património arquitetónico, cultural e paisagístico, do fotografo português Miguel Claro. A mostra pode ser vista de segunda a sexta-feiras, das 09h00 às 18h00.

Mercado Berdinho no Bombarda 
Com base nos “farmer's market”, existentes em tantas outras cidades, O Berdinho leva, este sábado à tarde, ao Centro Comercial Bombarda, no Porto, um evento que reúne os produtores rurais locais num só local dando-os assim a conhecer à comunidade envolvente. Neste mercado há produtos cultivados orgânica e biologicamente e artigos confecionados e manufaturados tradicionalmente.

Exposição “No Coração do Porto”
Está patente até ao dia 30 de Abril, na Sala de Exposições Temporárias da Reitoria da Universidade do Porto, a exposição “No Coração do Porto”, composta por trabalhos de pintura e escultura de José Rodrigues e Isabel Saraiva. A mostra em entrada livre e pode ser visitada das 10h00 às 17h00.

Mercado Porto Belo
Todos os sábados, a Praça Carlos Alberto acolhe um mercado baseado no famoso Portobello londrino, onde se podem comprar discos de vinil, roupa vintage, antiguidades, livros e revistas, produtos biológicos. O Mercado acontece sempre que as condições climatéricas assim o permitirem.

NORTE E CENTRO

Capitão Fausto ao vivo

Este domingo, 13 de Abril, há concerto dos Capitão Fausto no espaço Fnac do Norteshopping, pelas 17h00, com entrada livre. O grupo apresenta o seu segundo registo de originais, “Pesar o Sol”.
Saiba mais AQUI.

Museu da cidade de Aveiro aberto ao público
No âmbito do dia internacional dos monumentos, esta sexta-feira, dia 18 de Abril, o Museu Municipal de Aveiro abre as portas ao público. Estão garantidas entradas gratuitas nos núcleos museológicos do Museu e nas exposições das galerias municipais.
Saiba mais AQUI.

Concerto na Casa Amarela
A Casa Amarela, Restaurante e Café Concerto no Centro Histórico de Guimarães, recebe este sábado, 12 de Abril, pelas 23h00, o concerto dos Virar Dasquina, banda de música rock e jazz.
Saiba mais AQUI.

Ovar: Exposição da Fundação Calouste Gulbenkian
Está patente, até ao dia 14 de Junho, na Galeria de Exposições do Centro de Arte de Ovar, a exposição “O Palco na coleção do CAM”, organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian em colaboração com a Câmara Municipal de Ovar. A mostra conta com obras diretamente relacionadas com o palco, o teatro, a dança, a música, o circo, o público, a cena, os bastidores. A exposição é de entrada livre e terá visitas guiadas às terças-feiras às 10 horas e às 15 horas, desde que marcadas com uma semana de antecedência.

Mostra de Pintura dos artistas do concelho de Ovar
Está patente até ao dia 20 de Julho a “Mostra Coletiva de Pintura dos Artistas do Concelho de Ovar” no Posto de Atendimento Turístico do Furadouro. A exposição coletiva de pintura pretende promover, divulgar os artistas do concelho, contando com alguns dos maiores nomes de pintura de Ovar.
Saiba mais AQUI.

Árvores para Florir nos “Dominguinhos” de Abril
O Mar Shopping reserva uma animação especial para os mais novos nesta Primavera, com diversas atividades nos já conhecidos “Dominguinhos”. O Atelier de Artes Plásticas, de 13 de abril, desafia os mais pequenos a pegarem nos papéis e nas canetas e a deixarem florir a imaginação. Os “Dominguinhos” realizam-se aos domingos, entre as 11h00 e as 12h00, no corredor de Moda Infantil do MAR Shopping, Piso 0.

Artesãos apresentam especialidades de chocolate em Vila Real
Está a decorrer no centro comercial Dolce Vita Douro o “Festival de Chocolate”, até ao dia 06 de Abril. O evento dá a conhecer aos visitantes diversos produtos artesanais à base de chocolate. A Praça Central é o epicentro deste festival, já que acolhe um conjunto de bancas onde artesãos darão a conhecer os seus produtos.

Exposição “Rua Animada” em Vila do Conde
A Solar Galeria de Arte, em Vila do Conde, apresenta a exposição coletiva de arte urbana “Rua Animada”. A mostra conta com um conjunto de produções recentes de cinema de animação que se destacam no contexto nacional e internacional, esta exposição estabelece um diálogo entre diferentes materiais e técnicas de criação.
Saiba mais AQUI.
 

ALENTEJO E ALGARVE

Grândola: “Misterio del Cristo de Los Gascones”
A igreja matriz de Grândola acolhe este sábado, 12 de Abril, pelas 21h30, a recriação de uma cerimónia litúrgica que se celebra anualmente, desde a Idade Média, na famosa igreja de São Justo, em Segóvia. O espetáculo, integrado no Festival Terras Sem Sombra, é de entrada livre.

Odemira: “Abril, Leituras Mil”
A Biblioteca Municipal de Odemira desenvolve, durante o mês de Abril, a terceira edição do projeto “Abril, Leituras Mil” para promover a leitura entre a comunidade escolar e o público em geral. Até ao dia 30 de Abril vão ser promovidas várias atividades na Biblioteca Municipal e nas escolas de Odemira. Algumas das atividades são gratuitas mas requerem inscrição. Consulte AQUI o programa.

Évora: Exposição na Igreja do Salvador
“A cenografia barroca e as imagens de vestir” é o tema da exposição patente até ao dia 30 de Abril na Igreja do Salvador, em Évora. A mostra reúne alguma da produção de imaginária que surgiu ao longo do século XVII e no decorrer dos séculos XVIII e XIX.

Loulé: Exposição de pintura “Abril”
Está patente até ao dia 03 de Maio, no Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé, a exposição de pintura “Abril”, do artista João Espada. Esta sexta-feira decorre a inauguração, pelas 21h30, que conta com um momento musical à volta dos sons de Abril, com Luís Galrito, acompanhado por António Hilário, e uma curta de teatro, pelos atores do Teatro Análise de Loulé – Casa da Cultura de Loulé. Esta exposição está  aberta ao público de terça-feira a sábado, das 11h00 às 18h00, com entrada  livre.

Dia internacional dos monumentos no Museu Municipal de Aljezur
Na próxima sexta-feira, 18 de Abril, o Museu Municipal de Aljezur abre as portas ao público com visitas gratuitas.
Saiba mais AQUI.

Conferência no Museu de Arqueologia de Silves
Na próxima terça-feira, dia 15 de Abril, pelas 18h00 o Museu de Arqueologia de Silves recebe a conferência “Vivências e Convivências de Judeus e Cristãos-novos no Reino do Algarve da Época dos Descobrimentos”, que pretende dar a conhecer, com base em resultados de um conjunto de investigações, particularidades sobre as comunidades judaicas durante a Época dos Descobrimentos no Reino do Algarve e em particular na cidade de Silves.
Saiba mais AQUI.

Lagoa: Mercado de Culturas
O “Mercado de Culturas… à Luz das Velas” decorre no Convento de São José e ruas limítrofes, em Lagoa, entre os dias 17 e 19 de Abril. O objetivo é reunir artesãos de várias culturas e religiões em harmonia e mostra ao público os seus saberes, sabores, artes e tradições. Diariamente, às 20h00, 5000 velas vão iluminar o Convento de São José e as ruas circundantes, com as quais serão desenhados símbolos representativos de algumas culturas do mundo oriental e ocidental: cruz (cristianismo), estrela de David (judaísmo), lua crescente (islamismo), Triskle (cultura celta), entre outras. A entrada é livre e tem o seguinte horário: dia 17 abril, das 17h00 às 23h00 e nos dias 18 e 19, das 12h00 às 23h00.

Caso tenha conhecimento de eventos gratuitos relevantes na sua área de residência não hesite em enviar sugestões para o e-mail asilva@boasnoticias.pt.           

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub