Fitness & Bem-estar

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 17-05]

Esta semana destaque para os dois festivais que se realizam em Lisboa: o FATAL (Festival Anual de Teatro Amador de Lisboa) e o FIMI (Festival Internacional de Máscara Ibérica). No Porto, o Urban Market promove o design urbano.
Versão para impressão
Esta semana destaque para os dois festivais que se realizam em Lisboa: o FATAL (Festival Anual de Teatro Amador de Lisboa) e o FIMI (Festival Internacional de Máscara Ibérica). No Porto, o Urban Market promove o que de melhor se faz na área da cultura e do design urbano. ANA SILVA


Lisboa


FATAL: Festival Anual de Teatro Amador de Lisboa
O FATAL, que tem por missão promover e divulgar o Teatro Universitário português, decorre até ao dia 19 de Maio, em várias universidades. Os palcos onde se desenrolam as peças de teatro,são as universidades de cujos atores fazem ou fizeram parte.
Saiba mais AQUI.

Festival Internacional de Máscara Ibérica
Entre os dias 10 e 13 de Maio decorre, nas ruas de Lisboa, o VII Festival Internacional Máscara Ibérica (FIMI). São várias as atividades: artesanato, produtos regionais, concertos, música e danças tradicionais, atividades para os mais novos, um concurso de fotografia e muita animação de rua. O Palco Ibérico, no Rossio, conta com vários concertos na sexta-feira atuações dos Um, às 18h00, e dos Skama La Rede, às 22h00, no sábado atuação dos Nação Vira Lata e no domingo atuações dos Rakia, às 16h00, e dos Asturiana Mining Company, às 18h00.
Saiba mais AQUI.

Meo Out Jazz
O Out jazz decorre em Lisboa, até ao fim do mês de Maio. Esta sexta-feira, dia 11 de Maio, a partir das 18h00, os responsáveis pela animação no Jardim do Principe Real, são os MoFrancesco Quinteto e no domingo, pelas 17h00, no Jardim da Estrela, a música é do DJ Vitor Silveira.
Saiba mais AQUI.

Yoga e Exames sem Stress
Durante o mês de Maio, todos os sábados de manhã, a partir das 10h00 e todas as tardes de terça, pelas 18h00, o relaxamento é a palavra de ordem no relvado em frente à Reitoria da Universidade de Lisboa. Excecionalmente esta semana, apenas se realiza a aula de sábado.

Alterações Climáticas: a crise que não sabemos pensar
A Culturgest inicia esta quinta-feira o ciclo de conferências por Viriato Soromenho-Marques, professor catedrático de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. Esta quinta-feira, dia 17 de Maio, no Pequeno Auditório da Culturgest, pelas 18h30, o tema da conferência é “As alterações climáticas como problema político”.

O Estuário do Tejo
Até ao dia 8 de Junho, o Instituto Franco-Português, tem disponível para o publico uma programação gratuita. A exposição “Tage? Expédition 1.0″  mostra, através de fotografias, gravações e vídeos, a exploração feita em completa autonomia por Bastien Dessolas e David Malardel a bordo de um Kayak no estuário do Tejo.
Saiba mais AQUI.

Ciclo Cinema: Política uma vez por semana
Depois do ciclo de cinema dedicado à comédia, a Casa da Achada regressa com mais uma temática, desta vez “Política uma vez por semana”. O ciclo de será semanal e os filmes serão exibidos todas as segundas-feiras, pelas 21h30. Esta segunda-feira, dia 14 de Maio, a sessão é do público.
Saiba mais AQUI.

Nikias Skapinakis. Presente e Passado
No Museu Coleção Berardo está patente, até ao dia 24 de Junho, a exposição dedicada à obra de Nikias Skapinakis, reconhecido como um dos nomes mais relevantes da arte portuguesa na segunda metade do século XX.
Saiba mais AQUI.

Post-it Pombalino – Pequenos desenhos para uma grande cidade
Na Sala do Veado, do Museu Nacional de História e da Ciência, está patente a exposição de desenhos de João Santa-Rita, “Post-it Pombalino”. Segundo o autor, “o conjunto dos desenhos que integram a exposição, a grande maioria realizados em post-it, constitui um tributo à riqueza da cidade de Lisboa e aos seus muitos espaços por pensar.
São pequenos desenhos para uma grande cidade.”
Saiba mais AQUI.

World Press Photo no Museu da Eletricidade
Já inaugurou a maior exposição internacional de fotojornalismo que vai estar em exibição até 20 de Maio, no Museu da Eletricidade, em Lisboa. Em exposição estão as melhores imagens captadas por fotojornalistas de todo o mundo sobre os acontecimentos do ano de 2011. A mostra tem entrada livre e pode ser visitada de terça a domingo entre as 10h00 e as 18h00.
Saiba mais AQUI.

Exposição World Press Cartoon
Até ao dia 30 de Julho está patente a exposição das 343 obras de 260 cartoonistas participantes no World Press Cartoon. A entrada no Sintra Museu de Arte Moderna é livre, podendo ser visitado de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 18h00.
Saiba mais AQUI.


Porto


Urban Market, Paixão pelo que é nosso
A 4ª edição do Urban Market começa já amanhã, na Casa do Infante – Rua da Alfândega nº 10 (Ribeira). A iniciativa está aberta ao público também durante o fim de semana e pode ser visitada a partir das 12h00 até às 20h00.
Saiba mais AQUI.

Os melhores Venenos
A Galeria Alvarez de Arte Contemporânea tem patente, até ao dia 23 de Maio, a exposição “Os Melhores Venenos” com diversos trabalhos de artistas plásticos brasileiros. Presentes estão a fotografia, pintura, projeções multimédia, entre outros.
Saiba mais AQUI.

Jazz na Ordem
Esta sexta-feira, dia 11 de Maio, pelas 21h30, decorre a segunda edição de Jazz no Centro de Cultura e Congressos da Ordem dos Médicos – Secção Regional do Norte. Esta sessão é dedicada aos grandes clássicos norte-americanos – Jimmy Van Heusen e Sonny Rollins – que serão interpretados por formações da Escola de Jazz do Porto.
Saiba mais AQUI.

Serralves em Família
“Enquadrar e Reintrepretar” é o nome do percurso que se realiza este domingo, dia 13 de maio, pelas 11h00, na Fundação Serralves. O percurso tem como objetivo proporcionar ao público, um contacto privilegiado com a exposição patente no Museu, recorrendo a instrumentos de observação que podem alterar a percepção das obras de arte.
Saiba mais AQUI.
 

Norte

“Mar Português”
Até ao dia 27 de Maio, está patente na Galeria Municipal de Arte de Barcelos a exposição de pintura “Mar Português, Uma conta que Deus não fez”, da autoria de Mário Vitória. A mostra pode ser visitada todos os dias entre das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.

Yoga em Vila do Conde
O Áshrama Casa da Luz – Centro do Yoga de Vila do Conde realiza no Parque de Jogos de Vila do Conde, este sábado, dia 12 de Maio, a partir das 11h00, uma aula de Yoga para o público. Esta iniciativa insere-se na “Atividade Desportiva no Parque” promovida pela autarquia local.

Exposição “Aqui e Agora sem Palavras”
O Centro de Arte de Ovar tem patente, até ao dia 19 de Maio, a exposição “Aqui e Agora Sem Palavras: imagem escrita e texto visual em Emerenciano”. Esta mostra foca a obra de Emerenciano e interroga possibilidades diferentes de construção da imagem através da subversão dos signos e da intersecção entre escrita e pintura.
Saiba mais AQUI.

Guimarães: Capital Europeia da Cultura
Em Guimarães, capital europeia da cultura, acontecem vários eventos gratuitos. Por exemplo, durante todo o mês de Maio decorre, no centro histórico da cidade, o laboratório de criatividade urbana “Radiografia – Exploração para a construção de um retrato”. O melhor mesmo é consultar a programação para não falhar nenhum evento.
Saiba mais AQUI.

Centro

“Cem anos do brinquedo” em Cantanhede
Até 27 de Maio é possível visitar a exposição “Cem anos do brinquedo”, constituída por centenas de peças representativas da história do brinquedo dos últimos cem anos, no Museu da Pedra de Cantanhede.

Manhãs Desportivas
Até ao dia 29 de Junho, aos domingos, a partir das 09h15, o Parque Linear de Santiago, em Viseu, recebe o projeto Manhãs Desportivas. As atividades vão desde o fitness, aeróbica, step. body combat, entre muitas outras.
Saiba mais AQUI.

Música e Muralhas
Este sábado, dia 12 de Maio, pelas 21h30, o Museu Marquês de Pombal – Pombal, recebe a iniciativa “Música & Muralhas”. Este evento, uma ação que pressupõe a animação dos monumentos da zona centro pela criação de oito noites culturais, ao longo dos meses de maio, junho e julho, pretende envolver o público na história local.

No meu silêncio vejo-te em palavras
A exposição de pintura “No meu silêncio vejo-te em palavras”, da autoria de Maria João Franco, está patente no Edifício do Banco de Portugal, na cidade de Leira, até ao dia 22 de Maio.
Saiba mais AQUI.


Sul


Conversas com Mia Couto
O Campus do Instituto Piaget, em Almada, recebe, este sábado, dia 11 de Maio, pelas 18h00, o escritor Mia Couto. A temática do encontro gira em torno cultura, educação e cidadania.

Concertos na Noites de Primavera
O Solar dos Zagallos, na Sobreda, é o palco, no mês de Maio, das Noites de Primavera. Até ao dia 07 de Junho, o Solar acolhe a iniciativa, “Noites de Primavera”, que reproduz os concertos públicos e privados realizados em Portugal, dos finais do séc. XVIII ao início do séc. XIX. Este sábado, pelas 21h30, realiza-se a primeira atuação.
Saiba mais AQUI.

Exposição “Desejo”
No Palácio D. Manuel, em Évora, está patente, até ao dia 12 de Maio, a exposição “Desejo” da artista plástica Sílvia Lopes. A mostra-se centra-se no significado da palavra desejo, onde a jovem artista apresenta várias obras sob várias formas (pintura, objetos e projeções).
Saiba mais AQUI.

Exposição “Monsaraz na História”
A exposição “Monsaraz na História” vai abrir as comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de Monsaraz. A mostra está patente até ao dia 13 de Julho na Igreja de Santiago, na vila medieval de Monsaraz. Cinco séculos de história são apresentados ao público através de documentos, ilustrações, fotografias e textos explicativos.

Exposição de Fotografia de Fausto Napier
Fausto Napier, o primeiro fotógrafo de Albufeira e único durante décadas, tendo fotografado diversos acontecimentos que marcaram uma época e várias gerações de albufeirenses, apresenta ao público o resultado das suas objetivas fotográficas. A exposição está patente no Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira até ao final do mês de Junho.
Saiba mais AQUI.

Semana Coral de Lagoa
Está a decorrer, até ao dia 13 de Maio, a décima quarta edição da Semana Coral de Lagoa. Os concertos, que se realizam no Convento de são José, contam com a participação de formações vocais e musicais do concelho de Lagoa. Os espetáculos são de entrada livre, mas requerem o levantamento dos bilhetes, uma hora antes de cada concerto.
Saiba mais AQUI.

Coleção de Arte Contemporânea da Portugal Telecom
Até ao dia 01 de Setembro, está patente no Museu Municipal de Tavira, no Palácio da Galeria, a exposição “Coleção de Arte Contemporânea da Portugal Telecom.

Ilhas


Madeira

Festival “Viver Dançando”
Este sábado, dia 12 de Maio, pelas 21h30, no pavilhão gimnodesportivo do Caniçal, realiza-se o Festival de dança “Viver Dançando”. Este é um projeto artístico-cultural que tem como  objetivo divulgar o trabalho desenvolvido pelas instituições no campo artístico da dança.

Quinteto de metais  na Igreja de São Pedro
O Quinteto de Metais do Gabinete Coordenador de Educação Artística atua, este sábado, dia 12 de Maio, a partir das 19h00, na Igreja de São Pedro, no Funchal. O concerto conta com a direção artística de Ilídio Oliveira.

Açores

O Nosso Lado Animal
A exposição “O Nosso Lado Animal”, de Ricardo Machado reúne 12 trabalhos do pintor em óleo sobre tela. A mostra está patente ao público na Academia das Artes dos Açores, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira das 14h00 às 19h00, aos sábados das 10h00 às 17h00 e aos domingos das 13h00 às 17h00.

O Fútil e o Útil: Apegos da Publicidade na I República”
A exposição “O Fútil e o Útil: Apelos da Publicidade na I República” tem por base o acervo documental de periódicos da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. A mostra tem sete módulos com anúncios publicitários e algumas peças do quotidiano da época e está patente na Biblioteca de Ponta Delgada.

Caso saiba de eventos gratuitos relevantes na sua área de residência não hesite em enviar sugestões para o email asilva@boasnoticias.pt.

Comentários

comentários

Etiquetas

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close