Fitness & Bem-estar

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 15-03]

De norte a sul do país e até nas ilhas, a cultura acontece e é gratuita. Esta semana destacamos o concerto de Mónica Ferraz, no Hard Rock Cafe.
Versão para impressão
O Boas Notícias regressa com mais um roteiro para ter uma semana em cheio sem ter que gastar um tostão. De norte a sul do país e até nas ilhas a cultura acontece e é gratuita. Esta semana, destaque para o concerto de Mónica Ferraz, no Hard Rock Cafe.

Lisboa
 
Mónica Ferraz (Mesa) ao vivo no Dia da Mulher
No Dia Internacional da Mulher, Mónica Ferraz sobe ao palco do Hard Rock Cafe Lisboa, pelas 23h00. O concerto, com entrada livre, é o primeiro da sua digressão de 2012.
Saiba mais AQUI.

Jazz em Dose Dupla
Continua o evento Dose Dupla no CCB, que vai já na quarta edição e mantém-se fiel à filosofia de juntar em palco duos formados por um músico português e um convidado estrangeiro. Ricardo Pinto e Dan Hewson atuam, no dia 08 de Março, pelas 22h00, na receção do Centro de Reuniões.
Saiba mais AQUI
 
Isto não é uma festa indie
Esta quinta-feira, pelas 22h00, é noite de tudo, menos de uma festa indie. Pelo menos de nome. A terceira festa organizada pela Lovers & Lollypops em Lisboa em 2012 leva ao Lounge os Ra em concerto. Segue-se, como já é habitual, Lovers & Lollypops
Saiba mais AQUI.
 
Cinema na Faculdade de Letras
Todas as sextas-feiras, pelas 18h00, o cineclube da Faculdade de Letras abre ao público com a temática do cinema mudo. O ciclo de cinema é sobre o cinema mudo. A próxima sessão apresenta o filme “Sherlock Jr” , Buster Keaton. O filme conta com uma breve apresentação de Francisco Frazão.
Saiba mais AQUI.

Ilustrarte
Continua a “Ilustrarte” no Museu da Eletricidade, exposição patente ao público até ao dia 08 de Abril. São 150 as ilustrações que podem ser vistas na exposição. Desfrute de um passeio pelo melhor da ilustração para a infância contemporânea, oriunda dos quatro cantos do mundo.
Saiba mais AQUI.

“Do Tejo ao Sião” – 500 Anos de relações luso tailandesas
A glória do passado da Tailândia e os 500 anos de relações luso tailandesas é o nome da mostra que vai estar patente na galeria da Academia das Ciências de Lisboa até 30 de Março. De 11 de Fevereiro a 10 de Março acontecem workshops de gastronomia, gratuitos mediante inscrição. De 18 de Fevereiro a 17 de Março, os visitantes podem usufruir de massagens terapêuticas, também gratuitas.
Saiba mais AQUI.

Ciclo de conferências: Geografia e pensamento contraintuitivo
Neste mês de Março, a Culturgest dá início ao ciclo de conferências “Geografia e pensamento intuitivo” que pretende pensar os elementos centrais – instabilidade e complexidade, imprevisibilidade e contingência – das sociedades contemporâneas. Esta terça-feira, dia 13 de Março, pelas 18h30, assista à conferência “Decifrar: a Europa em transfiguração”.
Saiba mais AQUI.

“Rir uma vez por semana”
A Casa da Achada, no Centro Mário Dionísio volta com mais um ciclo de cinema, desta vez dedicado à boa disposição. Esta segunda-feira assista ao filme “O Quinteto Era de Cordas“, de Alexander Mackendric.
Saiba mais AQUI.

As Pessoas e a Cidade de Paulo Ossião
Na Livraria Leya – na Barata, Av. Roma – está patente, até ao dia 25 de Abril, a exposição “As Pessoas e a Cidade”. Esta mostra apresenta um núcleo de 12 pinturas e três esculturas de Paulo Ossião.
Saiba mais AQUI.
 
Bicharada no Museu Bordalo Pinheiro
Até ao dia 20 de Maio, de terça-feira a sábado, o Museu Bordalo Pinheiro tem patente a exposição “Bicharada” de Teresa Cortez. Esta exposição monográfica apresenta uma abordagem à obra cerâmica da artista, através da temática dos animais que é transversal no seu trabalho.
Saiba mais AQUI.
 
Moda na Baixa-Chiado PT BlueStation
A programação de Março na estação de metropolitano da Baixa-Chiado está repleta de cultura e muitas atividades. Esta quinta feira, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a estação convida meninas e senhoras a tirarem uma foto especial numa cabine fotográfica. No dia 09 de Março, é a vez da DJ Da Chick animar a estação ao som do funk, hip hop, soul e rock. No sábado o saxofone vai ecoar na estação e domingo apareça e jogue uma partida de Ping-Pong. Nos restantes dias da semana, há lugar para exposições, conhecer aromas de sabonetes Made In Portugal e ainda um mercado de trocas.
Saiba mais AQUI.
 
Cinema Português na Gulbenkian
Este fim de semana, dias 10 e 11 de Março, a Gulbenkian dá destaque ao cinema português. No ciclo de cinema, que conta com filmes que a Fundação Calouste de Gulbenkian ajudou a financiar, vão estar presentes películas de João Mário Grilo, Manoel de Oliveira, João Botelho, Alberto Seixas Santos e  Teresa Villaverde.
Saiba mais AQUI.
 
Almoços com Arte na Casa Museu Medeiros e Almeida
A partir de 08 de Março realizam-se os “Almoços com Arte”, às quintas-feiras na Casa-Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa. A iniciativa tem inspiração na National Gallery de Londres. A entrada é gratuita e sem necessidade de reserva mas limitada ao mínimo de 5 e ao máximo de 15 participantes. Os “Almoços com Arte”, com a duração de cerca de 15 a 20 minutos, estão previstos até 28 de Junho, e têm inicio às 13h30. Esta quinta feira o tema é o ” Retrato flamengo”, de António Moro e no próximo dia 15, a temática do almoço é “As Jóias da Casa-Museu – Joalharia Sala do Lago”.
 
Exposição “L'accord primordial”
O Institut français du Portugal inaugura esta sexta feira a exposição “L'accord primordial”. A poesia e a francofonia são os temas explorados pelos artistas franceses Manon e Benoist Mallet Di Bento para esta exposição que combina fotografia, pintura, poesia e voz. Uma forma de espetáculo inédito sobre o tema do “acordo primordial”, para ser vista entre as 9h00 e as 21h00, até ao dia 04 de Maio.
Saiba mais AQUI.

Porto
 
Exposição de Jos de Gruyter e Harald Thys na Culturgest
Jos de Gruyter e Harald Thys trabalham em conjunto desde o final da década de 1980. O seu trabalho engloba obras em vídeo, fotografias, esculturas e desenhos. No final de 2009, a Culturgest desvendou o trabalho destes artistas através de uma exposição composta por dois vídeos, um conjunto de esculturas em barro e uma pequena série de fotografias a preto e branco. Dois anos e meio depois, a Culturgest volta à obra de Jos e Harald, agora com uma mostra, que vai estar patente até Maio, composta por 176 fotografias a cores.
Saiba mais AQUI.
 
MAB – Festival Internacional de Multimédia, Arte e Banda Desenhada
Nos dias 10, 11, 17 e 18 de Março acontece o MAB-Festival Internacional de Multimédia, Arte e Banda Desenhada, na Faculdade de Belas Artes do Porto. Este é um evento dedicado a várias artes como cinema, ilustração, literatura ou animação, mas focado maioritariamente na banda desenhada. O festival tem, também, uma programação paralela gratuita na Casa Viva, com exposições e concertos.
Saiba mais AQUI.
 
Fotografia: O Afeganistão visto por João Silva
Continua, no Centro Português de Fotografia a exposição de João Silva, fotógrafo do “The New York Times” que sofreu um acidente ao pisar uma mina no Afeganistão. A exposição conta com a colaboração do “New York Times” e do Festival Internacional de Fotojornalismo “Visa pour l’Image”, onde esteve igualmente patente no ano passado.
Saiba mais AQUI.
 
“Habitar a Escuridão”
A Embaixada do México apresenta no Centro Português de Fotografia a exposição “Habitar a Escuridão”, do mexicano Marco António Cruz, um ensaio fotográfico sobre a cegueira no México.
Saiba mais AQUI.

Serralves em família
A Fundação Serralves dedica mais um domingo à família com o percurso. Este domingo, a partir das 11h00 decorre a visita e oficina ao parque com o tema “Plantas Aromáticas e Medicinais”. Entre cores, formas, texturas e cheiras o objetivo é dar a conhecer a biodiversidade do Parque.
Saiba mais AQUI.

Música clássica no Porto
A Câmara Municipal do Porto apresenta, de janeiro a junho, três ciclos de música, denominados Recitais de Música, com a colaboração do Curso de Música Silva Monteiro (CMSM), num total de 18 concertos, a terem lugar em três espaços municipais: Quinta de Bonjóia, Palacete de Viscondes de Balsemão e Museu Romântico. A entrada é livre, até ao limite de lotação das salas. Este sábado, pelas 17h30, a música é na Quinta de Bonjóia, com a Orquestra de Guitarras do CMSM.
Saiba mais AQUI.

Norte
 
“Animais Noturnos”
O Teatro do Montemuro, em Gosende, Castro de Aire, acolhe a companhia A Escola da Noite com a peça “Animais Nocturnos”. O espetaculo realiza-se este sábado, pelas 21h00 e tem entrada gratuita
Saiba mais AQUI.
 
Exposição “Aqui e Agora sem Palavras”
O Centro de Arte de Ovar tem patente, até ao dia 19 de Maio, a exposição “Aqui e Agora Sem Palavras: imagem escrita e texto visual em Emerenciano”. Esta mostra foca a obra de Emerenciano e interroga possibilidades diferentes de construção da imagem através da subversão dos signos e da intersecção entre escrita e pintura.
Saiba mais AQUI.
 
Lanterna Mágica em Vila do Conde
Até ao dia 03 de Junho decorre a exposição “Lanterna Mágica” na Solar – Galeria de Arte Cinemática. Esta é uma mostra coletiva dedicada ao Cinema de Animação que integra obras recentes de realizadores e artistas portugueses, e um conjunto de peças originais inspiradas em elementos do Pré-Cinema.
Saiba mais AQUI.
 
“Livros de artista: do Rato Mickey a Andy Warhol”
Até ao dia 18 de Março está patente, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, a exposição “Livros de artista: do Rato Mickey a Andy Warhol”, organizada pela Câmara de Matosinhos e pela Fundação de Serralves.
Saiba mais AQUI.
 
Centro
 
Exposição de joalharia contemporânea e pintura
Sandrine Vieira e Sílvia Patrício, uma pintora e uma designer, juntam-se em nove salas, onde abordam os temas do nascimento, do amor e da morte, da vida. Através dos seus trabalhos de pintura e joalharia contemporânea procuram dialogar com o público uma nova forma de ver a vida. A exposição de entrada livre está patente no Edifício Banco de Portugal até ao dia 31 de Março.
Saiba mais AQUI.
 
“As Invasões Francesas”
No ano em que se evocam os 200 anos do incêndio de Leiria, ocorrido na sequência da 3.ª Invasão Francesa, o Município de Leiria assinala o acontecimento. Esta exposição é composta por um conjunto de painéis que dão a conhecer a cidade antes e depois deste evento trágico, surpreendendo o público com um vídeo 3D, onde se revisita Leiria em Março de 1811. A exposição está patente até ao dia 31 de Março no edificio dos Paços do Conselho.
Saiba mais AQUI.
 
Exposição de pintura de Maria Dulce Bernardes
De 02 a 25 de Março vai estar patente no Foyer do Teatro José Lúcio da Silva a exposição de pintura de Maria Dulce Bernardes “Reflexos em cidades alfa”. Esta exposição resulta da renúncia à realidade, baseada na interligação e oposição de cores e transparências, resolvendo-se na criação de cidades ambíguas com uma dimensão imaginária.
Saiba mais AQUI.
 
Sul
 
Concerto Projeto Ciro
Esta quinta feira, dia 08 de Março, a partir das 21h00, o Cine Incrível, em Almada, apresenta o concerto do projeto Ciro. Vão ser apresentados alguns dos temas que farão parte do álbum de estreia, deixando espaço para umas participações especiais. Presença garantida será a de João Pedro Almendra, ex Peste & Sida e atualmente Punksinatra. A entrada é livre e sem consumo obrigatório.
Saiba mais AQUI.

Circuito de Música Antiga, do Renascimento e do Barroco
Em Março, Évora recebe o cirucito de música antiga, do renascimento e do barroco, no âmbito do Projeto Oralities. Este domingo, pelas 18h00, assista ao espetaculo do Coro Polifónico Eborae Musica – “A Quaresma na Escola de Música da Sé de Évora”, na Igreja do Convento dos Remédios.
Saiba mais AQUI.
 
A realidade e a ilusão das imagens de Wai Kit Lam
Wai Kit Lam, fotógrafa e criadora de arte em vídeo e sons do quotidiano, apresenta entre os dias 5 e 30 de março uma exposição na Casa Monsaraz, Alentejo. A artista cria efeitos de sobreposição e justaposição de imagens com o objetivo de fundir realidade e ilusão. Esta mostra, que decorre no âmbito do ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto, pode ser visitada de quarta-feira a domingo entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h00 às 17h30.
 
Feira de Velharias
Este domingo, dia 11 de Março, decorre a habitual Feira de Velharias, no Chinicato, em Lagos, até às 14h00.
Saiba mais AQUI.

Exposição “Uma Cidade 2 Fotógrafos”
Através da fotografia, Júlio Bernardo e Francisco Oliveira, revelam os olhares registados durante a década de 50 até finais dos anos 70 do século XX. Não perca esta exposição dedicada ao quotidiano da cidade de Portimão, na sala de exposições temporárias do museu de Portimão.
Saiba mais AQUI.
 
Ilhas
 
Madeira

Concerto de violino
Esta sexta feira, pelas 21h00, realiza-se no Centro de Estudos de História do Atlântico em parceria com o Conservatório – Escola das Artes um concerto de violino, de entrada livre, com alunos do Curso Profissional de Instrumentista daquela escola.
 
“A Cantora Careca”
O grupo de teatro Línguas de Palco, sob a direção artística de Miguel Vieira, apresenta, este domingo, pelas 18h00, a peça “A Cantora Careca” de Eugène Ionesco ao Salão Paroquial de Santa Cruz.
 
Exposição “90 anos do Raid Aéreo Lisboa-Funchal”

No piso 0, do MadeiraShopping está patente, até ao 22 de Março, uma réplica do hidroavião Felixtowe F.3, que fez a primeira viagem entre o Continente e a Madeira, no ano de 1922.
 
Açores
 
Exposição “D. José Vieira Alvernaz, Patriarca das Índias Orientais”
Até ao dia 18 de Abril está patente no Museu de Angra do Heroísmo, na Sala da Oportunidades a exposição ” D. José Vieira Alvernaz, Patriarca das Índias Orientais”, de terça a sexta feira, das 09h30 às 17h00 e sábados e domingos das 14h00 às 17h00.
 
Exposição de Artesanato de Lurdes Couto
Até ao dia 12 de março 2012, no Centro Cultural de Vila Franca do Campo, de segunda a sexta feira, das 08H30 às 17H00, visite a exposição de artesanato de Lurdes Couto.
 
Caso saiba de eventos gratuitos relevantes na sua área de residência não hesite em enviar sugestões para o email asilva@boasnoticias.pt.

ANA SILVA

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close