Fitness & Bem-estar

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 12-10]

O Boas Notícias regressa com mais um roteiro que é um dos melhores amigos da carteira de cada um de nós, no que diz respeito à cultura.
Versão para impressão
O Boas Notícias regressa com mais um roteiro amigo das carteiras dos portugueses. De Norte a Sul são diversos os eventos culturais que brindam Portugal num Outono que promete ser austero, mas com atividades de lazer à borla. Esta semana, destaque para o arranque do festival de Música Debaixo Da Terra, que decorre este mês nas estações do metropolitano de Lisboa.

por ANA SILVA

Lisboa

Lisboa Open House
Pela primeira vez, Lisboa acolhe o evento internacional Open House. Este fim-de-semana, dias 06 e 07 de Outubro, são de mais 50 os edifícios emblemáticos que podem ser visitados de forma gratuita, como por exemplo a RTP e o Teatro Nacional D. Maria II. Organizado pela Trienal de Arquitetura de Lisboa, Lisboa Open House, o evento tem como objetivo aproximar o público da arquitetura de excelência.
Consulte AQUI os edifícios e os horários disponíveis para visita.

Mariza e Mercado de Fusão no Martim Moniz
A conhecida Praça do Martim Moniz, em Lisboa, vai ser palco, durante o mês de Outubro, de diversas atividades gratuitas. Os fins-de-semana são preenchidos com a Feira Semanal do Mercado de Fusão que conta com artesanato urbano, produtos biológicos, mercearias do mundo e roupa vintage em 2ª mão. A música também vai estar presente com os DJ’s do coletivo Maiden Voyage, todas as sextas, sábados e domingos. Esta sexta-feira, dia 05 de Outubro, a partir das 21h30, a Praça conta com um concerto gratuito de Mariza. 

Música nas praças da capital
Este sábado, dia 06 de Outubro, a partir das 10h00, vai ouvir-se muita música em Lisboa, no âmbito do Dia Mundial da Música, que se assinalou a 01 de Outubro. Na Mouraria há Ensemble e Banda, nas Ruínas do Carmo Coros, no Largo de São Carlos podem ouvir-se Percussão e Orquestras e no Museu do Chiado decorrem Ateliers Educativos. Conheça AQUI o programa completo da Música nas Praça.

Música no Metro
Por ocasião do Dia Mundial da Música, inicia-se, na estação Cais do Sodré, o Festival MÚSICA a metro – 1º Festival de Música Debaixo Da Terra. Os concertos realizam-se de quarta-feira a sábado, entre as 17h00 e as 20h30, em quatro das estações de metro: Cais do Sodré, Marquês de Pombal, Campo Grande e Aeroporto.
Saiba mais AQUI.

Museu Nacional do Desporto
O Museu Nacional do Desporto, no Palácio Foz, na Praça dos Restauradores, tem patente uma exposição sobre os Jogos Olímpicos. Entre os itens expostos no Museu sobressai a Herança Olímpica Portuguesa, nomeadamente artigos exclusivos da participação lusa nos Jogos, cartazes das Olimpíadas ao longo da história, medalhas dos atletas portugueses, equipamentos, fatos oficiais e até réplicas de Tochas Olímpicas. A exposição tem entrada livre até ao fim do ano.
Saiba mais AQUI.

Fotografia sobre a dor
Até ao dia 09 de Novembro está patente no Instituto da Cooperação e da Língua, na Avenida da Liberdade, uma exposição de fotografia sobre as diferentes perceções sobre a dor. A mostra conta com as 20 melhores fotografias do II Prémio de Arte Grünenthal, centrado no tema “Que a Dor não seja mais do que uma recordação”. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 09h30 às 18h30. O evento está integrado nas comemorações da Semana Europeia de Luta Contra a Dor.
Saiba mais AQUI.

Aprender cultura no El Corte Inglês
O centro comercial El Corte Inglês oferece ao público, durante o mês de Outubro, vários cursos gratuitos. As áreas abrangidas por esta iniciativa vão desde a pintura, escrita criativa, cinema, entre outras. Todos os cursos necessitam de inscrição prévia. As aulas decorrem na Sala de Âmbito Cultural, no Piso 7, do El Corte Inglês.
Saiba mais AQUI. 

Jazz na Praça Paiva Couceiro
Esta sexta –feira, 05 de Outubro, e na próxima a 12 de Outubro, a Praça Paiva Couceiro, em Lisboa, conta com concertos de música jazz a partir das 18h00. A não perder.
Saiba mais AQUI.

Teatros de Java: joias, batiks e marionetas
O Museu da Marioneta tem patente, até ao dia 21 de Outubro, a exposição Teatros de Java: joias, batiks e marionetas, da coleção Francisco Capelo. A mostra tem disponível marionetas de sombra (Wayang Kulit), marionetas de varas (Wayang Golek) e máscaras da tradição Topeng, assim como joias e batiques que são utilizadas nestas performances.
Saiba mais AQUI.

Cem anos de Jonh Cage
Até ao dia 12 de Outubro está patente no BES Arte & Finança, em Lisboa uma exposição dedicada ao centenário do legendário compositor norte-americano John Cage. A exposição inclui o único ensaio fotográfico existente sobre a casa de Cage – o célebre loft onde se encontravam Robert Rauschenberg, Allen Ginsberg e Jasper Johns entre outros – realizado por Pimenta em 1988, pela primeira vez em Portugal.

Matthias Contzen na Cidadela de Cascais
Está patente até ao dia 18 de Novembro a exposição “My Pocket Universe” de Matthias Contzen, na Fortaleza da Cidadela de Cascais. Matthias Contzen apresenta 24 esculturas que vão estar dispersas pelo perímetro interior da Cidadela e ainda no interior da Pousada Cidadela de Cascais.
Saiba mais AQUI.

Casa-Museu Medeiros e Almeida
A partir das 10h00 de todos os sábados, durante a manhã, a Casa-Museu Medeiros e Almeida abre as portas ao público, com entrada gratuita. Até às 13h00 é possível ver a exposição permanente do museu, que inclui o serviço de chá português de Napoleão, que data de 1815, e ainda a exposição temporária sobre a história dos leques.
Saiba mais AQUI.

A Dama do Pé de Cabra na Casa das Histórias

A exposição “A Dama do Pé de Cabra” é a exposição patente na Casa das Histórias até ao dia 28 de Outubro. Esta é a primeira apresentação internacional de trabalhos inéditos de Paula Rego e Adriana Molder. Sob inspiração direta da narrativa histórica de Alexandre Herculano, “A Dama Pé de Cabra”, as duas artistas conceberam, em simultâneo, um conjunto de trabalhos autónomos, de grandes formatos, para serem expostos na Casa das Histórias Paula Rego.

Saiba mais AQUI.

Porto
 

Manobras no Porto
Até ao dia 07 de Outubro h+a manobras na cidade Invicta. Manobras no Porto é um desafio à cidade do Porto para que se encontre e experimente no seu Centro Histórico. Desta forma, as Manobras contam com um programa intenso: debates, oficinas, intervenções de rua, concertos, movimentos concertados, objectos insólitos, entre outros.
Saiba mais AQUI.

O Porto de Júlio Resende em exposição
Júlio Resende realizou vários trabalhos a tinta-da-china e aguarelas, entre 1954 e 1991 que retratam a Ribeira do Porto. No âmbito do primeiro aniversário do seu desaparecimento a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto assinalam a data com uma exposição dos seus trabalhos que caraterizam zonas emblemáticas da cidade. A exposição está patente na Galeria dos Leões, anexa à Loja da U. Porto, no edifício da Reitoria da Universidade, até ao dia 26 de Outubro, de segunda-feira a sábado, das 10h00 às 18h00.
Saiba mais AQUI.

A arte da fotografia
Como vem sendo hábito o Centro Português de Fotografia habituou-nos a grandes trabalhos de fotografia. São várias as exposições que podem ser visitadas gratuitamente no próximos meses.
Saiba mais AQUI. 

Norte
 

Exposição de Fotografia “Ruin'Arte”
Até ao dia 31 de Outubro, na sala de Âmbito Cultural, no piso 6, do El Corte Inglés de Gaia Porto, está patente a exposição de fotografia “Ruin'Arte”. A mostra tem como objetivo chamar a atenção da degradação do património arquitetónico do nosso país.
Saiba mais AQUI.

“Provo o teu cheiro, Viana”
Os dias 05, 06 e 07 de Outubro, Viana do Castelo é palco do evento “Provo o teu cheiro, Viana”, que se realiza no centro da cidade e conta com um diversificado conjunto de atividades, desde ateliês a mostras gastronómicas e de produtos locais, conversas e momentos musicais.
Saiba mais AQUI.

2012 Odisseia Kubrick
Está patente em Vila do Conde, no Solar – Galeria de Arte Cinemática, a exposição “2012 Odisseia Kubrick”, no âmbito da 20ª edição do Festival de Curtas de Vila do Conde, que inclui várias obras do cineasta. As sessões são de terça a domingo, até Novembro e têm entrada livre. Consulte AQUI o programa disponível até ao mês de Novembro.

World Press Cartoon
Até ao dia 12 de Outubro, a Biblioteca de S. João da Madeira recebe a exposição do World Press Cartoon. A mostra tem patente o que de melhor se faz nesta área – caricaturas, “cartoons” editoriais e desenhos de humor que reúnem várias histórias do quotidiano internacional.
Saiba mais AQUI.

Serralves apresenta exposição nos Paços da Cultura
A exposição “Ponto de Fuga/Vanishing Point”, patente na Galeria dos Paços da Cultura de S. João da Madeira, é fruto de uma seleção de obras pertencentes à Colecção da Fundação de Serralves que utilizam a fotografia, o cinema e o vídeo como suporte dos processos criativos dos artistas representados. A exposição está aberta ao público até ao dia 11 de Outubro.
Saiba mais AQUI.

Centro
 

Leiria: Há Música na Cidade
Este sábado, dia 06 de Outubro, “Há Música na Cidade” de Leiria. O centro histórico da cidade conta com muita música de diferentes estilos, desde o jazz, o hip hop, entre outros. 
Saiba mais AQUI.
 
“Ritmos de Cor e Composição”
Até ao dia 11 de Novembro está patente, no Foyer do Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, a exposição de pintura “Ritmos de Cor e Composição”, de Manuel Gorjão  Henriques
Saiba mais AQUI.

VII Feira do Feijão Frade
Até ao dia 07 de Outubro, Lardosa,em Castelo Branco, é palco de mais uma do feira centrada no Feijão Frade. Para além da iguaria e do que se pode fazer com ela, está garantida muita animação como passeio de bicicletas antigas, passeios pedestres e mostras artesanto.  
Saiba mais AQUI

Sul

Mexa-se me Palmela
Em Outubro, a Câmara Municipal de Palmela promove um conjunto de Manhãs Ativas Seniores, para também para o público em geral, e propõe a descoberta das localidades de Quinta do Anjo e de Cabanas através da Arrábida. As atividades são gratuitas e integram o programa “Mexa-se em Palmela”. Informações através do telefone  212336636  ou do email desporto@cm-palmela.pt. Consulte AQUI o programa.

“As Viagens de Gulliver”
O Freeport de Alcochete dá inicio este domingo, dia 07 de Outubro ao ciclo de espetáculos gratuitos de teatro infantil. Todos os domingos, de 07 de Outubro a 11 de Novembro o centro comercial Freeport conta com um espetaculo de teatro para os mais pequenos, que decorre no Centro de Exposições.  O teatro tem inicio todos os domingos, das 12h00 às 13h00,
Saiba mais AQUI.

Beja e o Dia Mundial da Música
Arrancam este sábado, as comemorações do Dia Mundial da Música em Beja. Pelas 09h30 o Jardim Público da cidade recebe um encontro de bandas filarmónicas e às 11h00, um desfile de grupos corais alentejanos. No mesmo dia, pelas 21h30, no Teatro Pax Julia, realiza-se o espetáculo “Vento de e pelas Leste”. 

Exposições sobre música
No âmbito das celebrações do Dia Mundial da Música estão patentes ao público duas exposições em Beja. “Para uma memória de Michel Giacometti”, pode ser visitada até ao dia 31 de Outubro na Escudeiros – Galeria Municipal. “A música na obra de Jorge Vieira”, está patente no Museu Jorge Vieira, até ao dia 06 de Janeiro

Mostra de Arte em Lagos: A Planta
Este Verão, os munícipes e visitantes de Lagos vão poder ficar a conhecer uma diversidade de exposições que abarcam várias áreas desde a pintura, passando pela escultura até à cerâmica. Está patente até ao dia 13 de Outubro, no Centro Cultural de Lagos, a exposição “Planta” que conta com diversos trabalhos dos artistas residentes do LAC – Laboratório de Atividades Criativas.
Saiba mais AQUI

Ilhas

Madeira

Mês da Saúde no Funchal
Até ao dia 27 de Outubro, o Dolce Vita Funchal realiza-se o evento “Mês da Saúde”. O Centro Comercial vai receber aulas gratuitas de diversas disciplinas de exercício físico, manutenção e dança. As sessões gratuitas vão ter lugar no piso 0 do Dolce Vita Funchal às terças e quintas-feiras, pelas 19h, e aos sábados, no piso 2, pelas 11h. Para mais informações contacte o Holmes Place através do e-mail funchal@holmesplace.pt

Açores

Poesia às Terças

O Instituto Cultural de Ponta Delgada acolhe, na 2ª terça-feira de cada mês, pelas 18h, tertúlias onde se declama, ouve e discute poesia, num evento aberto a todos os que queiram participar.

Exposição “Francisco de Lacerda – Os Legados do Maestro”
A apresentação pública do espólio de Francisco Lacerda (1869/1934), um dos mais notáveis e reconhecidos maestros e compositores portugueses, constitui o principal mote da primeira mostra patente no Museu de Angra do Heroísmo. Obras originais do compositor, instrumentos musicais, correspondência com figuras ilustres, canções das mais diversas regiões do país dão a conhecer a personalidade singular deste jorgense que foi também musicólogo, folclorista, conferencista, ilustrador e poeta.
Saiba mais AQUI.

Caso tenha conhecimento de eventos gratuitos relevantes na sua área de residência não hesite em enviar sugestões para o e-mail asilva@boasnoticias.pt.

Comentários

comentários

Etiquetas

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close