Literatura

Semana em Cheio sem gastar um tostão [até 12-04]

Esta semana o nosso destaque vai para os concertos com entrada livre no Cais Sodré. Será uma verdadeira ode à música portuguesa com a presença de várias bandas.
Versão para impressão
Bem perto da Páscoa o Boas Notícias chega com mais um roteiro com diversas atividades gratuitas. Esta semana o nosso destaque vai para os concertos com entrada livre no Cais Sodré. Será uma verdadeira ode à música portuguesa com a presença de várias bandas. ANA SILVA

Lisboa

Cinema e Música no Espaço SOU
Este sábado, pelas 15h00, decorre no espaço SOU o Mercado Urbano com banda sonora de DJ Napoleon. Já na terça-feira, dia 10 de Abril, é a vez do habitual ciclo de Cinema no Sofá. Desta feita, assista, pelas 22h00, ao filme de Pedro Almodóvar, “Mujeres al borde de un ataque de nervios”, de 1988.
Saiba mais AQUI.
 
“Do Museu do Chiado ao Museu de Orsay”
No âmbito da preparação da Trienal de Arquitetura de Lisboa em 2013, o Institut français du Portugal realiza nete mês de Abril, uma série de encontros com arquitetos franceses, em Portugal. Na próxima quinta feira, dia 12 de Abril, pelas 19h00, realiza-se a conferência “Do Museu do Chiado ao Museu de Orsay – projetos museográficos de Jean-Michel Wilmotte”. O tema da conferência recai sobre a intervenção de Jean-Michel Wilmotte, enquanto arquiteto, no Museu do Chiado entre 1988 e 1994. Saiba mais AQUI.
 
Ciclo Claude Chabrol
Decorre no Instituto Francês de Portugal, até Maio, o ciclo de cinema em homenagem a Claude Chabrol, uma das figuras centrais da Nouvelle Vague francesa, juntamente com François Truffaut e Jean-Luc Godard. Esta segunda feira, pelas 19h00, assista ao filme “Inspecteur Lavardin”, de 1986.
Saiba mais AQUI.
 
Aprender a criar Hortas Urbanas
Dias 11, 18 e 25 de Abril, das 10h30 às 12h30, os Cursos CulturAlegro ensinam a criar hortas urbanas. Esta é uma oportunidade para aprender todas as técnicas e truques para a criação da sua própria horta caseira. Estes workshops têm como objetivo mostrar como as hortas urbanas podem ajudar a ter uma alimentação saudável e a optimizar recursos – tempo e dinheiro. Os cursos decorrem às quartas-feiras no piso 0, Experience Box do Alegro Alfragide e requerem inscrição prévia no Balcão de Informações ou através do Tel. 217 125 403.
 
Almoços com Arte na Casa Museu Medeiros e Almeida
Os “Almoços com Arte” continuam, às quintas-feiras, na Casa-Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa. A entrada é gratuita e sem necessidade de reserva mas limitada ao mínimo de 5 e ao máximo de 15 participantes. Os “Almoços com Arte”, com a duração de cerca de 15 a 20 minutos, estão previstos até 28 de Junho e têm início às 13h30. Na próxima quinta-feira, dia 12 de Abril, o tema é ” De Vita Caesarum – Taça Aldobrandini”.

Concertos de entrada livre no Cais do Sodré
Os Pontos Negros, Souls of Fire, The Poppers, Balla Redux, Best Youth, Capicua, Chullage e Miúda são apenas alguns dos projetos musicais que no dia 12 de Abril tocam, gratuitamente, no Cais do Sodré, no âmbito do evento Optimus Discos.
Saiba mais AQUI.

BES Photo 2012 no Museu Coleção Berardo
Está patente até ao dia 27 de Maio, no Museu Coleção Berardo, a exposição BES Photo 2012. A exposição envolve a apresentação de várias experiências fotográficas. Em competição pelo prémio, estão quatro trabalhos: um português, um moçambicano e dois brasileiros.

Museu Nacional de Arte Antiga no Centro Colombo
O Centro Comercial Colombo apresenta na Praça Central a exposição “Construir Portugal. Arte da Idade Média” Esta mostra, que vai estar patente até ao dia 01 de Julho, centra-se no processo de formação do Reino, a partir de uma cuidada selecção de mais de três dezenas de peças do acervo do Museu.
Saiba mais AQUI.

Eugénio de Andrade: Manuscritos
Até ao dia 21 de Abril, a Galeria Mário Cesariny, no Centro Cultural de Belém, conta com a exposição “Manuscritos”. Esta exposição traz a público uma novidade absoluta: o conjunto de rasuras e alterações manuscritas feitas por Eugénio de Andrade nas páginas de um exemplar da primeira edição de “Obscuro Domínio”.
Saiba mais AQUI.

Exposições na Casa das Histórias de Paula Rego
A Casa das Histórias de Paula Rego, em Cascais, tem duas novas exposições patentes ao público gratuitamente. “Mood / Humor” apresenta uma série (Possession) de sete pinturas de Paula Rego, que pertencem ao espólio do Museu de Serralves. Bruno Pacheco é o autor da segunda exposição, com o título “Mar e Campo”, que tem como base a arte contemporânea a partir de pinturas figurativas, desenhos e objetos.
Saiba mais AQUI.
 
Holocausto: Ciclo de Cinema: Imagem e Memória
O Espaço Memória dos Exilios, no Estoril, recebe até ao dia 28 de Abril, o Ciclo de Cinema: Imagem e Memória. Este é já o segundo ano consecutivo que a Memoshoá – Associação Memória e Ensino do Holocausto, promove o ciclo de cinema, num conjunto de 14 sessões, que se realizam às sextas-feiras, pelas 21h00 e aos sábados pelas 16h00.
Saiba mais AQUI.
 
Vespa em Lisboa
A exposição de colecionadores “Vespa em Lisboa”, nas Galerias Saldanha Residence, apresenta alguns dos modelos que tornaram este meio de transporte um ícone do estilo e da elegância italiana. A mostra conta, também, com algumas peças de colecionadores que integram o universo Vespa, como medalhas e acessórios. A exposição está patente ao público até ao dia 11 de Abril.
Saiba maisAQUI.
 
Os melhores Chefs nos mercados de Lisboa
Os melhores chefs de cozinha andam por Lisboa a ensinar os
seus truques e arte de bem cozinhar. Desta vez, a aula de culinária, que tem início sábado, dia 07 de Abril, pelas 09h30, é no Mercado de Alcantara, com o Chef Marcelo Santos, do Restaurante Storik. Os interessados em participar apenas necessitam de comprar os produtos. As inscrições têm um número limite de 20 pessoas e podem ser feitas por e-mail, mercado.alcantara@cm-lisboa.pt, ou directamente através do fiscal do mercado municipal onde decorre a aula.
Saiba mais AQUI.

Sem Limites, Arte mexicana Contemporânea
A exposição “Sem Limites, Arte Mexicana Contemporânea”, que vai estar patente até ao dia 31 de Maio, no Centro Cultural Palácio do Egipto, em Oeiras, reúne 36 obras de 32 artistas, entre pintura, escultura, desenho e instalação. Esta mostra, segundo a organização, pretende ir muito para além da arte convencional.
Saibai mais AQUI.
 
Sonhar com as Mãos: O desenho na obra de Mário Dionísio
Até ao dia 25 de Abril, pode ver na Casa da Achada, a exposição “Sonhar com as Mãos”, que se centra na importância do desenho na obra de Mário Dionisio. Os desenhos, na sua maioria dos anos 40 e 50, são de várias dimensões, suportes e técnicas: retratos e auto-retratos, paisagens, cenas de trabalho, figuras, maquetes de murais, esboços de quadros, etc.
Saiba mais AQUI.
 
Monstra no Museu da Marioneta
A Monstra – Festival de Animação de Lisboa associa-se mais uma vez ao Museu da Marioneta. Até ao dia 25 de Abril passe pelo museu e visite a exposição “Marionetas de Animação: DEFA ESTUDIO (ex) RDA”. A mostra documenta, através de uma seleção das melhores marionetas, as competências criativas e a diversidade de estilos artísticos do antigo estúdio de animação DEFA, que existiu em Dresden entre 1955 e 1990. A marioneta mais antiga, exposta nesta exposição, tem mais de 50 anos de idade.
Saiba mais AQUI.
 
Exposição “L'accord primordial”
A exposição “L'accord primordial” está patente ao público no Institut français du Portugal, até ao dia 04 de Maio. A poesia e a francofonia são os temas explorados pelos artistas franceses Manon e Benoist Mallet Di Bento para esta exposição que combina fotografia, pintura, poesia e voz.
Saiba mais AQUI.

As Pessoas e a Cidade de Paulo Ossião
Na Livraria Leya – na Barata, Av. Roma – está patente, até ao dia 25 de Abril, a exposição “As Pessoas e a Cidade”. Esta mostra apresenta um núcleo de 12 pinturas e três esculturas de Paulo Ossião.
Saiba mais AQUI.
 
Bicharada no Museu Bordalo Pinheiro
Até ao dia 20 de Maio, de terça-feira a sábado, o Museu Bordalo Pinheiro tem patente a exposição “Bicharada” de Teresa Cortez. Esta exposição monográfica apresenta uma abordagem à obra cerâmica da artista, através da temática dos animais que é transversal no seu trabalho.
Saiba mais AQUI.

Porto

Páscoa no Porto
O Pelouro do Conhecimento e Coesão Social preparou para a Páscoa várias atividades, que vão desde a gastronomia à literatura, oficinas, caças ao tesouro, origamis, exposições, entre muitas outras. As atividades, que estão divididas em duas temáticas – Páscoa com livros e Páscoa com mão na massa, são várias e realizam-se em diversos locais. Para decidir pelos eventos a optar, o melhor mesmo é consultar o programa.
Saiba mais AQUI.

Plug & Play
O Plug & Play é um ciclo de conferências sobre design, organizadas no âmbito do Curso de Design e Comunicação Multimédia, da Escola Superior Artística do Porto com apoio do Departamento de Artes Visuais. As conferências realizam-se, no Hard Club, nos dias 10 e 11 de Abril, entre as 10h30 e as 17h45.
Saiba mais AQUI.
 
Humanidades
O trabalho de Beatriz Pacheco Pereira está patente, até ao dia 15 de Abril, no Centro de Cultura e Congressos da Galeria da Ordem dos Médicos. A exposição “Humanidades” é composta por esculturas, em ferro e bronze.
Saiba mais AQUI.

Exposições no Centro Português de Fotografia

Mulheres de Camilo
A exposição “Mulheres de Camilo” dá a conhecer, pelo seu caracter visualista, as opções distintivas da vida e obra do autor. Embora o título seja genérico, o mote desta mostra é Ana Plácido, a mulher que mais tempo passou junto de Camilo Castelo Branco.

Way Home
A exposição “Way Home” de Paulo Costa Martins baseia-se num registo conceptual. Não interessam tanto os locais, os meios de transporte e os objetos que acompanham a pessoa no seu regresso a casa, mas antes as experiências subjetivas quotidianamente repetidas por cada um de nós.

– Fotografia: O Afeganistão visto por João Silva
Continua, no Centro Português de Fotografia, a exposição de João Silva, fotógrafo do “The New York Times” que sofreu um acidente ao pisar uma mina no Afeganistão. A exposição conta com a colaboração do “New York Times” e do Festival Internacional de Fotojornalismo “Visa pour l’Image”, onde esteve igualmente patente no ano passado.

Saiba mais AQUI.

Exposição de Jos de Gruyter e Harald Thys na Culturgest
Jos de Gruyter e Harald Thys trabalham em conjunto desde o final da década de 1980. O seu trabalho engloba obras em vídeo, fotografias, esculturas e desenhos. No final de 2009, a Culturgest desvendou o trabalho destes artistas através de uma exposição. Dois anos e meio depois, a Culturgest volta à obra de Jos e Harald, agora com uma mostra, que vai estar patente até ao dia 19 de Maio, composta por 176 fotografias a cores.
Saiba mais AQUI.

Mostra de Artesanato do Porto
Até ao dia 08 de Abril, a Praça D. João I recebe a mostra de artesanato, da Associação de Artesãos da Região Norte. O objectivo do certame é a promoção das artes e ofícios, sendo que para além da mostra de produtos artesanais, esta iniciativa contempla ainda um vasto programa de animação cultural.
Saiba mais AQUI.

Norte
 
Hora do Conto
O Centro Comercial Dolce Vita em Ovar estreia este sábado a “Hora do Conto”, uma programação dirigida às crianças e famílias. Na primeira sessão da “Hora do Conto”, que decorre este sábado, 7 de Abril, vai ser apresentado o conto “Abracadabra”, de Tracey Corderoy.
Saiba mais AQUI.
 
“As Aventuras de Tintin: O Segredo de Licorne”
Este sábado à sessão de cinema grátis para os mais novos. “As Aventuras de Tintin: O Segredo de Licorne” é exibido a partir das 10h30. As entradas são válidas para crianças, obrigatoriamente acompanhadas pelo menos por um adulto, num máximo de cinco pessoas por grupo. Os bilhetes podem ser levantados no Balcão de Informações do MAR Shopping, ao longo da semana anterior à exibição do filme, de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 24h00.
 
Exposição “Aqui e Agora sem Palavras
O Centro de Arte de Ovar tem patente, até ao dia 19 de Maio, a exposição “Aqui e Agora Sem Palavras: imagem escrita e texto visual em Emerenciano”. Esta mostra foca a obra de Emerenciano e interroga possibilidades diferentes de construção da imagem através da subversão dos signos e da intersecção entre escrita e pintura.
Saiba mais AQUI.
 
Momento da Vida Política Portuguesa
No Palácio do Gelo Shopping, em Viseu, a FNAC está patente até ao mês de Maio a exposição “Momentos da Vida Política Portuguesa”. As fotografias são de Aurélio da Paz dos Reis (1862-1931) que participou no primeiro movimento revolucionário que teve por objetivo a implantação do regime republicano em Portugal – a Revolta Portuense de 31 de janeiro de 1891. Sempre acompanhado da sua câmara fotográfica, Paz dos Reis distinguiu-se igualmente como fotógrafo premiado e de reconhecido valor.
Saiba mais AQUI.

Lanterna Mágica em Vila do Conde
Até ao dia 03 de Junho decorre a exposição “Lanterna Mágica” na Solar – Galeria de Arte Cinemática. Esta é uma mostra coletiva dedicada ao Cinema de Animação que integra obras recentes de realizadores e artistas portugueses, e um conjunto de peças originais inspiradas em elementos do Pré-Cinema.
Saiba mais AQUI.

Centro

Inês de Castro
A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira apresenta a exposição “Inês de Castro”,no âmbito dos 650 anos da trasladação de Inês de Castro de Coimbra para Alcobaça. A mostra bibliográfica gira em torno da história de D. Pedro e D. Inês, um dos mitos mais transversais da cultura portuguesa no mundo.
Saiba mais AQUI.
 
Fotografia no Teatro José Lúcio da Silva
O
Teatro José Lúcio da Silva apresenta duas exposições fotográficas. “Portugal, entre hoje e ontem”, de Paulo Rombo, partilha com o público o seu olhar sobre Portugal como era antes da entrada na União Europeia. A “Floresta encantada” é uma incursão pela natureza, naquilo que o autor designa como “ fotografia experimental”.
Saiba mais AQUI.
 
“Floresta ribeirinha”
No Centro de Interpretação Ambiental de Leiria está patente, até 30 de Abril, a exposição de trabalhos realizados por alunos de escolas do 1º ciclo do ensino básico do Concelho de Leiria.
Saiba mais AQUI.

Sul

Pintura: “Process”
Na Casa Bocage estão patentes, até ao dia 28 de Abril, os trabalhos de pintura sobre tela, de Ricardo Crista, que desafia o espetador, ao lançá-lo num jogo que é construído a partir de um realismo disfarçado de abstração. A exposição está aberta ao público de terça a sábado, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
 
“Curie”
A mostra bilingue retrata o percurso de Marie Curie, a primeira mulher a doutorar-se em Física, em França, a receber um prémio Nobel e a lecionar na Universidade de Paris. A exposição, integrada na Festa da Francofonia e no programa “Março Mulher”, foi proposta pelo Musée Curie. A exposição “Curie” está patente no Museu do Trabalho Michel Giacometti.
 
Arqueo Conversas – Convento dos Remédios
No mês de Abril, o Convento dos Remédios apresenta uma série de exposições com direito a visita comentada. Na próxima quinta feira, dia 12 de Abril, não perca a visita comentada sobre a exposição “Évora Romana” e Exposição Temporária Síria Entrada livre. As inscriçoes são efetuadas na receção do Convento dos Remédios.
Saiba mais AQUI.
 
Marina de Vilamoura Boat Show
A 3.ª edição do Marina de Vilamoura Boat Show regressa na Páscoa ao Algarve, entre 4 e 8 de abril.  O evento põe lado a lado o público com o que de melhor se faz na área náutica. Aproveite e delicie-se com os barcos em exposição na Marina.
Saiba mais AQUI.

Exposição “Uma Cidade 2 Fotógrafos”
Através da fotografia, Júlio Bernardo e Francisco Oliveira, revelam os olhares registados durante a década de 50 até finais dos anos 70 do século XX. Não perca esta exposição dedicada ao quotidiano da cidade de Portimão, na sala de exposições temporárias do museu de Portimão.
Saiba mais AQUI.

Ilhas

Madeira

Casa da Cultura de Santa Cruz
Na Casa da Cultura de Santa Cruz estão patentes diversas exposições documentais sobre a Laurissilva da Madeira, levantamentos das plantas e os seus usos tradicionais e ilhas Desertas.
 
Exposição: Laurissilva na Quinta do Revoredo
A Casa da Cultura Quinta do Revoredo apresenta a exposição documental alusiva à Floresta Laurissilva e plantas e respectivos usos na tradição madeirense.

Páscoa Ecológica
Durante a Páscoa, a Porto Santo Verde, apresenta no centro da cidade, em frente ao Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo, o projeto “Páscoa Ecológica”. Na exposição podem ser vistas decorações feitas a partir da reutilização de materiais, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância de uma gestão adequada dos resíduos, principalmente numa ilha com as características do Porto Santo.

Açores

Exposição “D. José Vieira Alvernaz, Patriarca das Índias Orientais”
Até ao dia 18 de Abril está patente no Museu de Angra do Heroísmo, na Sala da Oportunidades a exposição ” D. José Vieira Alvernaz, Patriarca das Índias Orientais”, de terça a sexta feira, das 09h30 às 17h00 e sábados e domingos das 14h00 às 17h00.

Caso saiba de eventos gratuitos relevantes na sua área de residência não hesite em enviar sugestões para o email asilva@boasnoticias.pt.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub