Fitness & Bem-estar

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 08-07]

Este verão vai estar repleto de música, cinema e programação didáctica para toda a família, com Julho a marcar o começo oficial. Os concertos vão marcar presença na capital e na invicta, assim como as atividades desportivas e os mercados.
Versão para impressão
O verão começa com muita música, cinema e atividades para toda a família. Os concertos são os eventos com mais expressão na capital e na Invicta, mas há muitas outras atividades como sessões de yoga, mercados ou exposições.
 

Por Gisela Gomes
 
LISBOA

 

30 de Junho a 3 de Julho – Festival Silêncio
Cinema, concertos, conversas, espetáculos, exposições, feiras, intervenções e workshops. A premissa deste evento é o diálogo entre diferentes expressões e saberes, a celebração da palavra como unidade criativa. O festival decorre ao longo de quatro dias nas ruas e nos espaços comerciais e culturais do Cais do Sodré e conta com mais de 100 atividades multidisciplinares.
 
2, 9, 16 e 23 de Julho – Yoga grátis no CCB
O yoga está de volta ao Centro Cultural de Belém. Relaxe e exercite o seu corpo enquanto desfruta da vista do Tejo. Só tem de levar consigo um colchão de ginástica ou uma toalha e roupa confortável. Todas as sessões são às 11h da manhã.
 
Durante o mês de Agosto a famosa Feira das Almas vai mudar-se para o Algarve por isso aproveite e faça a última visita até Setembro este fim de semana. Com mais de 100 bancas com novos designers, artigos vintage, segunda mão e usados a preços competitivos, esta edição da feira vai também constar com o DJ Até tenho amigos que são e com um concerto de Jasmim. Não perca este evento na Taberna das Almas – Regueirão dos Anjos nº 68 a 70 (metro: Intendente ou Anjos).
 
2 e 3 de Julho – Open House Lisboa
Lisboa está de portas abertas pela quinta vez consecutiva com a sua participação no projeto Open House, que decorre em mais de 30 cidades em todo o mundo. Durante o fim-de-semana vão estar à sua disponibilidade 73 espaços, alguns deles fechados durante outras épocas do ano, que pode desfrutar sozinho, acompanhado por voluntários ou por especialistas, que tem visitas já marcadas. Um evento a não perder, este como objetivo aproximar os cidadãos à sua cidade e este ano conta pela primeira vez com o Open House Júnior, desenhado para os mais pequenos.
 
Como nos últimos anos, os finalistas da Escola Superior de Teatro e Cinema apresentam mais uma vez ao público os seus espetáculos finais. Este ano, o Teatro Maria Matos volta a associar-se à escola para a produção e apresentação de um destes espetáculos, convidando o coreógrafo e encenador Faustin Linyekula para acompanhar a encenação de uma obra construída pelos estudantes. O espetáculo tem entrada sujeita à lotação e os bilhetes devem ser levantados no próprio dia a partir das 15h.
 
8 a 10 de Julho – STR. EAT. FEST
Este festival único reúne diferentes conceitos de comida de rua a nível nacional e internacional, em paralelo com uma programação muscal e outras variedades de entretenimento para toda a família. Já na sua terceira edição, o festival vai se realizar nos Jardins de Belém, ao lado do antigo Museu da Electricidade, com horário das 18h às 00h na Sexta-feira e toda a tarde Sábado e Domingo.
 
Mês de Julho e Agosto – Cinema no Verão
Este verão pode contar com cinema ao livre todos os sábados dos meses de Julho e Agosto. As sessões de Julho vão decorrer no Jardim do Torel às 21h30 e as de Agosto no Jardim das Amoreiras às 21h. Orientado para toda a família, o cartaz vai contar com títulos como ET – O Extraterrestre, Barbarella, Febre de Sábado à Noite, Sete Noivas para Sete Irmãos, Os Homens preferem as Loiras e West Side Story.
 
 
PORTO
 
1 e 2 de Julho – Virtudes Fest and Fashion
Durante dois dias poderá encontrar no Passeio das Virtudes um mercado, uma exposição de trabalhos de estudantes da região, concertos, performances, desfiles e até um piquenique. Este evento de panorama artístico, cultural e de ensino da cidade apresenta um vasto programa de livre acesso orientado para todas as idades.
 
O Grupo de Jazz e o Grupo Vocal da FEUP apresentam-se em concerto na Praça de Gomes Teixeira. De acesso livre, o concerto vai decorrer entre as 22 e as 23:30.
 
Durante todo o Verão – Mercado do artesanato no Porto
OMercado de Artesanato do Porto realiza-se todas as manhãs e tardes de sábado, das 09 às 20 horas, entre a Praça Parada Leitão e a traseira da Reitoria da Universidade do Porto. Sendo um evento ao ar livre, o seu funcionamento está sempre dependente das condições climatéricas. As vagas para os vendedores foram atribuídas por sorteio e, neste momento, estão todas preenchidas.  
 
Durante todo o Verão – Porto Sunday Sessions
Todos os domingos até 25 de Setembro, entre as 16 e as 2 horas, pode contar com as Porto Sunday Sessions 2016 para fins de tarde em convívio. Entre DJ sets e concertos, estão prometidas mais de 50 horas de música em no Parque da Cidade (julho), nos Jardins do Palácio de Cristal (agosto) e no Jardim do Passeio Alegre (setembro). Os concertos são a opção ideal para os que gostam de recarregar energias num ambiente descontraído, com música ao ar livre. O Pink Market vai uma vez mais acompanhar todas as sessões.

Durante todo o Verão – Pink Market
O Pink Market é um mercado de arte, criatividade, produtos vintage e antiguidades que mais acompanhar todas as sessões do Porto Sunday Sessions 2016. Para terminar as tardes de domingo com música e convívio ao ar livre, passe pelo Parque da Cidade (julho), os Jardins do Palácio de Cristal (agosto) e o Jardim do Passeio Alegre (setembro). Sempre com acesso livre, entre as 15 e as 20 horas.
 
Durante todo o Verão – Lazy Sessions
Este Verão, as tardes de sábado no Porto voltam a ter muita música no magnífico cenário do Jardim das Virtudes. Este evento vai apresentar um conjunto de concertos e DJ sets com um curador diferente para cada uma das oito sessões programadas. Melómanos conhecidos, como Álvaro Costa, Adolfo Luxúria Canibal ou Paulo Furtado, escolheram assim as bandas e DJ que vão atuar nas Virtudes nos próximos três meses.
 
OUTRAS LOCALIDADES
 
29 de Junho a 2 de Julho – Festa do Cinema Italiano em Almada
A 8 ½ Festa do Cinema Italiano é um festival de cinema organizado pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e a Câmara Municipal de Almada. Durante quatro dias poderá ver cinco filmes italianos no Auditório Fernando Lopes Graça.
 
Pelo oitava vez consecutiva, a Área Desportiva da Praia da Rocha vai promover atividades como fitness, yoga, zumba ou hidroginástica. Todos os dias, às 10h00 e às 11h00, estão marcadas aulas de fitness e hidroginástica. Às 18h30 de segunda, quarta e sexta realizam-se aulas de zumba. Às terças e quintas, o dia começa com a atividade de yoga às 8h45. Todas as atividades realizadas no equipamento tem acesso gratuito, para participar basta aparecer à hora marcada. Também é possível praticar gratuitamente futebol de praia, voleibol de praia, basquetebol, futvolei e ténis de praia.
 
30 de Junho a 3 de Julho – Festival Medieval em Elvas
A 10ª edição do Festival Medieval de Elvas volta a animar o Centro Histórico da cidade com a recriação da vivência na Idade Média. Este evento muito diverso conta com um cortejo de abertura na Rua da Cadeia, tasquinhas, torneios medievais, teatro de rua, jogos infantis, falcoaria, danças, workshops de artes e ofícios e vai haver também animação permanente com bobos, trampolineiros, saltimbancos, trapezistas, tiro com arco, jogos, treino de guerreiros, passeios de camelo. Um evento muito divertido, apropriado a todos, que permite viver o verdadeiro espírito da época medieval.
 
1 a 3 de Julho – Alameda Beer Fest no Faro
Música, animação, workshops, show cookings e degustações de mais de 150 variedades de cerveja vão estar à sua disponibilidade durante 3 dias no Festival Internacional de Cervejas Artesanais e Cervejeiros. Com abertura às 17h, este evento tem entrada livre, mas como é óbvio dirige-se aos mais velhos. 
 
1 a 3 de Julho – Ria de Aveiro Weekend
Este evento de animação turística com caráter regional tem como principal objetivo dinamizar o setor turístico. Com uma programação variada e eventos paralelos distribuídos ao longo dos 11 municípios de Viseu, não vão faltar projetos de interesse para um público de todas as idades.
 
Como iniciativa da Cinema em Movimento nas Aldeias e Vilas , a Vila do Caramulo, em Tondela, poderá assistir ao documentário 'Fados' dia 2 de Julho às 21h30. Esta gravação junta fadistas de renome e bailarinos, oriundos de Portugal, Brasil, México e Cabo-Verde. Do alinhamento principal constam interpretações contemporâneas de Fados clássicos, na voz de Mariza, Carlos do Carmo e Amália Rodrigues, aqui recordada em imagens de arquivo. O Fado, através das suas raízes e influências, dá ainda a oportunidade de abraçar outros valores do panorama musical, como o prestigiado artista brasileiro Chico Buarque ou a nova diva da canção cabo-verdiana Lura.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub