Fitness & Bem-estar

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 05-07]

O destaque desta semana vai para o concerto que encerra as Festas de Lisboa com Milton Nascimento, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Ana Moura, Carminho e António Zambujo.
Versão para impressão

A cultura ainda é gratuita. Se não acredita espreite o roteiro semanal que Boas Notícias oferece com diversos eventos a norte, a sul e até nas ilhas. E pode dizer-se que as notícias são boas porque não gasta um único cêntimo. O destaque desta semana vai para o concerto que encerra as Festas de Lisboa com Milton Nascimento, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Ana Moura, Carminho e António Zambujo.

por ANA SILVA

Lisboa

Despedida das Festas da Cidade com Milton Nascimento
Este sábado, dia 30 de Junho, encerram as festas de Lisboa que acompanharam a cidade durante este mês. E a despedida das festas que honram a cidade não podia ser por menos com o concerto de Milton Nascimento, na Alameda Dom Afonso Henriques, a partir das 22h00. O espetáculo conta com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e com as participações de Ana Moura, Carminho e António Zambujo. 
Saiba mais AQUI.

Festival ao Largo
Chega-nos mais uma edição do Festival ao Largo no Teatro Nacional de São Carlos, que decorre até ao fim do mês de Julho. Este ano a programação aprofunda a ópera, a dança e a música
de cena, que são afinal os géneros mais estreitamente ligados às instituições que dão corpo a este festival. As sessões têm sempre início às 22h00. Consulte AQUI o programa do Festival.

Cinema ao ar livre no Lumiar
Até ao dia 07 de Julho continua, na Quinta das Conchas, em Lisboa, o CineConchas 2012. As sessões, sempre às 21h45, estão divididas por duas semanas, com filmes às quintas, sextas e Sábados. “O Artista”, “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” e “Entre Inimigos” são alguns dos filmes em exibição.
Saiba mais AQUI.

Visitas guiadas do Museu ao Bairro da Madragoa
Na sequência do sucesso alcançado pelo projeto “Do Museu ao Bairro da Madragoa” iniciado em 2009 no âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Museus, a Comissão Social de Freguesia de Santos-o-Velho convida a conhecer o Bairro da Madragoa. As visitas acontecem sempre ao último sábado de cada mês, pelas 10h30, com ponto de encontro a partir das 10h00 no Museu das Comunicações.
Saiba mais AQUI.

Próximo Futuro
O programa do evento “Próximo Futuro” na Fundação Calouste Gulbenkian conta com a peça de teatro “Breath“, da autoria do escritor irlandês Samuel Beckett, no grande auditório da Gulbenkian, até ao dia 01 de Julho.
Saiba mais AQUI.

O Modernismo Feliz
A inauguração foi esta semana e a exposição “O Modernismo Feliz” está patente até ao dia 28 de Outubro, com entrada livre aos domingos e feriados até às 14h00, no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado. A mostra sobre o estilo Art Déco em Portugal permite uma releitura renovada e inovadora do nosso fenómeno Modernista, que se estendeu a vários domínios, do desenho à pintura, escultura, arquitetura, entre outras artes.
Saiba mais AQUI.

20ª Feira Laica
Este fim de semana, 30 de Junho e dia 01 de Julho, regressa a Feira Laica, que vai já na sua 20ª edição. O evento que se realiza no Palácio de Laguares, na Rua Professor Sousa da Câmara, nº 156, em Campolide, tem a marca independente da arte e apresenta vários artigos, desde fanzines, livros, CDs, vinis, serigrafias, entre outros. A feira abre as portas ao público sábado e domingo, a partir das 14h00. Nop último dia há concertos gratuitos com os de Go Suck a Fuck, Canzana e Smiley Face.
Saiba mais AQUI.

Concertos no Hard Rock Cafe
O Hard Rock Café presenteia o público com vários concertos e DJ Sessions com entrada livre durante todo o mês de Julho. Esta segunda-feira, a partir das 23h00, o concerto é com os Brass Wires Orchestra.
Saiba mais AQUI.

O Fado no Cinema
O Fado está intimamente ligado aos maiores do Cinema do nosso país, com filmes como por exemplo, “A Severa de Leitão de Barros”, de 1931, e a “A Canção de Lisboa”, de Cottinelli Telmo, de 1933. O Museu do Fado faz uma retrospetiva que revê tudo o que se fez desde 1923 até aos dias de hoje. A não perder até ao dia 05 de julho. As sessões são todas com entrada livre.
Saiba mais AQUI.
 
Fundação José Saramago
A sede da Fundação José Saramago, na Casa dos Bicos, na Rua dos Bacalhoeiros, abriu, dia 13, ao público. Milhares de pessoas visitaram a sede da Fundação na primeira tarde de abertura. A entrada é gratuita até ao fim de Junho, todos os dias úteis das 10h00 às 18h00, e aos sábados das 10h00 às 14h00.
Saiba mais AQUI.

Arraial Pride no Terreiro do Paço
Este sábado, dia 30 de Junho, a partir das 16h00, o Arraial Pride desfila no Terreiro do Paço. No âmbito das Festas de Lisboa, a 16ª edição do Arraial Pride é uma festa ao ar livre, de entrada livre e gratuita, aberta a todas as pessoas, independentemente da sua orientação sexual ou identidade de género. Estão prometidas várias atividades ligadas à arte e muita música.
Saiba mais AQUI.

São Domingos de Rana recebe as Festas da Rã
As Festas da Rã começam já esta sexta-feira, dia 29 de Junho, e termina a 08 de Julho, na Abóboda, em São Domingos de Rana, Cascais. Para além de várias atividades a música está presente com Tony Carreira, Romana, Carlos Alberto Moniz, Fernando Mendes, Toy e os The Cadillacs, entre outros.
Saiba mais AQUI.

Eco DJ Contest chega a Lisboa
Este sábado, 30 de Junho, às 16h30, acontece a última etapa do Eco DJ Contest – Concurso Nacional de Novos Talentos, na esplanada do Espaço TMN Ao Vivo, na Av. Brasília, em Lisboa. O concurso é livre quanto a estilos musicais e pretende apoiar jovens talentos de todo o país que começam a dar os primeiros passos na arte de domar discos e alegrar plateias. A não perder.
Saiba mais AQUI.

Compassos no Jardim Botânico de Lisboa
A iniciativa é da Universidade de Lisboa e a música é no Jardim Botânico de Lisboa. O evento musical ” Compassos no Jardim “acontece no final de tarde deste sábado, dia 30 de Junho, a partir das 19h00. Os concertos são dos Trêsporcento, Joana Gouveia Duo, Orquestra Ligeira da Sociedade Musical e Recreativa Obidense e do Grupo de Folk/Rock da Escola Nuno Gonçalves.
Saiba mais AQUI.

Teatro das Compras
Este ano a IV edição do Teatro das Compras apresenta ao público performances em lojas tradicionais da baixa lisboeta num formato que resulta de uma colaboração com o escritor Gonçalo M. Tavares. Este sábado, dia 30 de Junho, o teatro vai passar pelo Hospital de Bonecas e pelas lojas Manteigaria Silva, Dama de Copas, Drogaria e Perfumaria S. Pereira Leão.
Saiba mais AQUI

Porto
 

Rusgas de São João
As Rusgas de São João são uma tradição das festas da cidade do Porto e realizam-se este sábado, dia 30 de Junho, pelas 21h00, um pouco por toda a Invicta. A tradição começa com uma concentração na Praça da Batalha, seguindo-se o desfile ao longo de Santa Catarina, Passos Manuel, D. João I e Aliados, onde os vários grupos atuam perante os jurados. Cada Rusga é constituída por uma tocata e várias pessoas de todas as faixas etárias, que vão trajadas de acordo com a época a que esta tradição remonta.
Saiba mais AQUI.

Serralves em Família
Este domingo, dia 01 de Julho, a partir das 10h00, a Fundação Serralves sugere para toda a família a oficina “Saber Comer” que ensina a escolher o que comer, sublinhando que consumir alimentos produzidos e confecionados localmente pode fazer toda a diferença – na saúde humana, na saúde do ambiente e mesmo na estimulação das economias locais e geração de emprego. A oficina propõe idealizar dietas simples, privilegiando a utilização de hortícolas.
Saiba mais AQUI.

Mostra de Processos/Portugal no Mosteiro de São Bento da Vitória
Até ao dia 6 de Julho, o Mosteiro de São Bento da Vitória acolhe o festival MAP/P – Mostra de Processos/Portugal. O evento pretende ser um espaço de apresentação de processos, pesquisas, inquietações, assim como um interface onde os artistas sintam a abertura e a propriedade de usarem a MAP/P como um momento decisivo nos seus processos criativos. Por outro lado, pretende-se aprofundar o envolvimento entre público e artistas.
Saiba mais AQUI.

sica no Cafe au Lait
Sábado, dia 30 de Junho, pelas 19h00, os Lululemon atuam no Café au Lait, no Porto.
Saiba mais AQUI.
 
Best Of Música na Rua
O best of do concurso Música na Rua promove a atuação ao ar livre dos melhores grupos revelados pela iniciativa de que a Casa da Música foi parceira. Esta sexta-feira, 29 de Junho, no Palco Super Bock da Casa da Música, a partir das 22h30, atuam os Reyze, os The Goes, os 4 de Nylon e os U'Go Band.
Saiba mais AQUI.

Norte
 

PicnNicPlay em Guimarães
O PicNicPlay decorre este domingo, no Parque da Cidade, com música, desporto, animação, venda de alimentos, artesanato, workshops, Dj’s, cinema, atividades desportivas, tenda chill-out, performances, entre outras animações.
Saiba mais AQUI

Feira de Artesanato da Maia
Começa já este sábado, dia 30 de Junho, a “16ª Feira de Artesanato da Maia” e termina a 9 de julho de 2012. A Maia é o ponto de encontro de perto de duas centenas de artesãos de todas as regiões portuguesas. Para além das artes tradicionais há também um vasto programa de animação com muita música e diversas atividades.
Saiba mais AQUI.

Feira do Livro da Maia
A Feira do Livro da Maia, uma iniciativa da autarquia, tem inicio este sábado, dia 30 de Junho, na Praça do Doutor José Vieira de Carvalho. A ação cultura, que termina a 06 de Julho, decorre no âmbito das Festas do Concelho, e promete algumas atividades como conferências e workshops
Saiba mais AQUI.

Matemática no Braga Parque
“Braga e a Imagem da Matemática” é a exposição patente no Braga Parque, até ao dia 30 de Junho. A mostra conta com 20 trabalhos fotográficos resultantes da quarta edição do concurso homónimo promovido pela Escola Profissional de Braga (EPB) para estimular a criatividade e a relação dos estudantes com a Matemática no quotidiano.
Saiba mais AQUI.

Exposição “Continuidade”
Este sábado, 30 de Junho, decorre a inauguração da exposição “Continuidade”, de Luísa Gonçalves na Galeria Municipal, na autarquia de Matosinhos. A mostra está patente ao público até ao dia 23 de Setembro.
Saiba mais AQUI

Centro 
 

Feira do Mirtilo em Sever do Vouga
A 5ª edição da Feira do Mirtilo decorre até dia 01 de Julho, em Sever do Vouga, com feira gastronómica, workshops de culinária, atividades desportivas, sessões de desgustação, atuações de grupos musicais e muitas outras iniciativas.
Saiba mais AQUI

Ílhavo – Festa da Vista Alegre
A Festa da Vista Alegre, em Ílhavo, irá decorrer de 29 de junho a 2 de julho. Do programa destacam-se as seguintes atividades gratuitas: Visita ao Museu, de 29 de junho a 1 de julho (9h às 23h); Visitas guiadas à Fábrica, 29 junho e 2 de julho (mediante marcação prévia); Atelier de Pintura “Feito por Si”, Sábado (15h às 20h); Exposição “O Fascínio da Porcelana”, Sábado (15h às 20h) e a Procissão percorrendo as ruas da Fábrica e do Bairro Social (1 Julho, às 17h).
Saiba mais AQUI.

Castelo Rodrigo: “Património é Moda / Heritage Fashion”
“Património é Moda / Heritage Fashion” é o evento que decorre este sábado, dia 30 de Junho, na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, pelas 21h30, no Palácio Cristóvão de Moura. Este evento tem por base a promoção do nosso património através da moda, originando uma combinação agradável pela simbologia que transportam – o antigo e o atual; a história e a contemporaneidade; o intemporal e o sazonal.
Saiba mais AQUI.

Exposição: “Eduardo Souto de Moura – Trabalhos”
Até ao dia 03 de Julho, está patente no Mosteiro de São Jorge de Milréu, Escola Universitária Vasco da Gama, em Coimbra, 50 trabalhos de Eduardo Souto de Moura realizados para concursos lançados nos últimos 31 anos (1979-2010), onde se verifica como existe um método de trabalho no qual se apoia a construção da proposta.
Saiba mais AQUI.

Exposições – “O Mundo da Fantasia”
Até ao dia 06 de Julho, estão patentes, na Biblioteca José Saramago (Campus 2 do Instituto Politécnico de Leiria), as exposições de pintura de Tânia Bailão Lopes e a exposição multisensorial e inclusiva com elementos táteis e áudio descrição, esta última com uma apresentação de “Mielo e Farelo, do Moinho do Papel”, baseado no conto de Patrícia Monteiro.
Saiba mais AQUI.

Exposição “Objetos que contam…”
No Museu Municipal de Penamacor, Castelo Branco, está patente, até ao dia 05 de Julho, a exposição “Objetos que contam…”. São nove objetos que dão corpo a esta exposição. Cada um deles conta uma história, cujo pano de fundo são as terras de Penamacor.
Saiba mais AQUI.
 

Sul
  

Verão Saudável na Praia da Figueirinha
Na Praia da Figueirinha, no Portinho da Arrábida, em Setúbal, decorre todos os dias de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 11h00, o projeto “Verão Saudável”, com atividade física, rastreios e ações de sensibilização para a saúde. As ações disponíveis englobam ioga, fitness e spinning, demonstrações de primeiros socorros, medição de tensão arterial e rastreios de fatores de risco para doenças como tabagismo, hipertensão, colesterol, diabetes e obesidade. O projeto “Verão Saudável” termina a 15 de Setembro.
Saiba mais AQUI.

“Saberes, Sabores e Memórias”
É já este sábado, dia 30 de Junho, a partir das 10h00, no Solar dos Zagalos, na Sobreda, que se celebra a XII Festa do Solar dedicada aos “Saberes, Sabores e Memórias”. Ao longo do dia esta festa proporciona a quem por lá passar exposições, mercado de produtos artesanais, ateliers, oficina do conto e exercício físico.
Saiba mais AQUI.

XXXI Encontro de Bandas Filarmónicas 
Realiza-se o XXXI Encontro de Bandas Filarmónicas, promovido pela Sociedade Filarmónica Amizade Visconde de Alcácer, este sábado, 30 de junho, pelas 21h30m, no Jardim Público de Alcácer do Sal. O festival conta com a participação da Sociedade Filarmónica Olhalvense, da Banda Municipal do Barreiro, e da Sociedade Filarmónica Amizade Visconde de Alcácer.
Saiba mais AQUI.

Exposição dupla em Serpa
A exposição “Bonecas entre Páginas, de Paula Estorninho e a mostra de fotografia “Depois do Pátio Azul”, de Rui Cambraia estão patentes na Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra, em Serpa. A dupla mostra está disponivel até 30 de Junho, de terça a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00.

Exposição “A guitarra portuguesa”
Até Setembro, está patente a exposição “A Guitarra Portuguesa”, no Museu de Portimão, que dá a conhecer os processos de construção deste instrumento musical, servindo como homenagem aos principais mestres guitarreiros de Portugal como, Álvaro da Silveira ou Manuel e Óscar Cardoso.
Saiba mais AQUI.

“Dimensão Love Lagos”
Até ao dia 30 de Junho está patente no Centro Cultural de Lagos a exposição “Dimensão Love Lagos”. Esta mostra contém ícones de Design Kartell personalizados por criativos portugueses que amam a cidade de Lagos.
Saiba mais AQUI.

Baile dos Santos Populares
Esta sexta-feira, dia 29 de Junho, os santos populares vão a Tavira. A Junta de Freguesia de Santiago organiza o Baile de Santos Populares, a partir das 21h30, na Rua  Dr. Manuel Trindade.
Saiba mais AQUI.
 

ILHAS

Madeira

Exposição no Mercado do Lavradores
“Levadas com Gente” é o título da exposição organizada pelo Atelier “Com Tempo” e pelo Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família, pertencente às Irmãs Hospitaleiras que é inaugurada, esta sexta-feira, 29 de Junho, pelas 19h00, no Mercado dos Lavradores. Os trabalhos patentes nesta mostra são obras de arte, pintura e escultura, realizadas por 40 jovens com deficiência.

Exposição: Reservas da Biosfera da UNESCO
A exposição ” As Reservas da Biosfera da UNESCO: a importância da Reserva da Biosfera de Santana” que contém trabalhos de alunos de escolas de toda a ilha. Os trabalhos estão patentes em exposição no Centro Cívico de Santana até o próximo mês de Julho, seguindo depois para uma exposição itinerante que irá ao Continente e Açores através da Comissão Nacional da UNESCO.

 Açores

Hora do Conto
No sábado, dia 30 de Junho, pelas 10h30, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, a hora é do conto. Para os mais novos histórias contadas com o objetivo de os incentivar à leitura.

Feira de Artesanato
No âmbito das Festas Sanjoaninas decorre até ao dia 30 de Junho a Feira de Artesanto na Escola Primária Infante D. Henrique, em angra do Heroísmo.

Caso saiba de eventos gratuitos relevantes na sua área de residência não hesite em enviar sugestões para o email asilva@boasnoticias.pt.

Comentários

comentários

Etiquetas

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close