Ambiente

Semana da Mobilidade arranca este sábado

NULL
Versão para impressão
Trocar o carro pelas próprias pernas ou pela bicicleta. Este é o desafio da Semana Europeia da Mobilidade deste ano que, apesar do nome, se vai assinalar um pouco por todo o mundo. Em Portugal, 55 municípios aderem à iniciativa que pretende sensibilizar a população para o uso do transporte alternativo.

De 16 a 22 de setembro, o ambiente convida-o a deixar o carro em casa e a aproveitar as ruas da cidade para andar a pé ou de bicicleta.

A Semana da Mobilidade marca o seu 10º aniversário com um conjunto de iniciativas que pretendem promover o uso do transporte coletivo e a criação das infraestruturas necessárias para a sua utilização.

As autarquias portuguesas continuam a aderir ao evento, mas são menos do que em anos anteriores. Das 55 que decidiram aderir, 46 vão mesmo tomar uma atitude permanente, que não dure apenas alguns dias.

Dia Europeu Sem Carros fecha semana

A câmara de Lisboa já se comprometeu a instalar estacionamento para bicicletas e parques de estacionamento para motociclos, na cidade.

Mas esta não é a única ação ecológica que se vai ver na capital. Durante o fim de semana de 17 e 18 de setembro, a Avenida Defensores de Chaves, perto do Saldanha, vai estar fechada ao trânsito, numa ação que culmina com o Dia Europeu sem Carros a 22 de setembro.

Durante os vários dias em foco, Lisboa vai promover palestras um pouco por toda a cidade. Mas por todo o país as ações multiplicam-se. No Funchal vai ser inaugurado o Mobi-Parque Escolas, dedicado ao público estudantil.

Em 2010 foram 2.221 cidades as que se juntaram ao lema da mobilidade na cidade. Este ano, Espanha vai ter 629 municípios aderentes, a Áustria vai ter 249 e a França, 95.

Apesar de o evento ter o nome de Semana Europeia da Mobilidade, vários países do resto do mundo vão participar. São exemplo disso, Argentina, Brasil e Japão.

Em Portugal a coordenação da iniciativa está ao cargo da Agência Portuguesa do Ambiente / Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, que é responsável por validar as candidaturas e dar informações.

Para ver o programa de atividades em Lisboa, clique aqui.

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório