Em Destaque Semana à borla

De 6 a 12 de janeiro

Um guia para ter uma semana em cheio dedicada às artes, à cultura e à tecnologia sem gastar um tostão!
Versão para impressão
Norte
BICILETADA TROFENSE – Trofa

Bicicletada Trofense é um passeio de Bicicleta BTT no primeiro domingo de cada mês para todas idades e com um percurso aproximadamente de 25 quilometros, de dificuldade reduzida. A oito de janeiro de 2017 com início às 9h15 no Parque Nossa Senhora das Dores, na Trofa.

ESPETÁCULO “E faltou uma Batida ao Coração…” – Guimarães

A 07 e 08 de janeiro, a Asas de Palco vai trazer ao Centro Cultural Vila Floro espetáculo “E faltou uma Batida ao Coração…”. A partir de um dos clássicos mais sonantes na vida das obras teatrais, a tragédia de William Shakespeare é desconstruída, deixando apenas o amor como elemento inspirador ao novo texto construído por Joana Ji Antunes.

JOAN MIRÓ, MATERIALIDADE E METAMÓRFOSE – Porto

Não perca a exposição “Joan Miró, Materialidade e Metamorfose” na Casa de Serralves, patente até 28 janeiro. Pela primeira vez mostra ao público as obras deste pintor catalão adquiridas pelo Estado português.
A mostra abarca um período de seis décadas da carreira de Joan Miró, de 1924 a 1981. Debruçando-se de forma particular sobre a transformação das linguagens pictóricas que o artista catalão começou a desenvolver em meados dos anos 1920, aborda as suas metamorfoses artísticas nos campos do desenho, pintura, colagem e trabalhos em tapeçaria.

EVERYTHING IS ABOUT TO HAPPEN (PORTO): LIVROS E EDIÇÕES DE ARTISTA – Porto

“Everything is About to Happen (Porto): Livros e edições de artista” é dedicada aos desenvolvimentos mais recentes na área do livro de artista enquanto suporte e contexto para a arte contemporânea. Patente até 12 de fevereiro expõe mais de 200 obras, muitas delas publicadas em edições pequenas, difíceis de encontrar, com o objetivo de proporcionar uma ideia geral dos mais recentes desenvolvimentos na área das publicações de artistas.

Conversas: Arte portuguesa recente na Coleção de Serralves – Porto

O Museu de Arte Contemporânea de Serralves continua a sua programação dedicada à Coleção de Serralves com “Conversas: Arte portuguesa recente na Coleção de Serralves”. A exposição apresenta obras em diversos meios – pintura, desenho, escultura, fotografia, filme e vídeo – realizadas a partir dos anos 2000, recentemente adquiridas ou prestes a ser incorporadas na Coleção. Patente até 22 de janeiro.

Sábado no Parque – Vila Nova Gaia

Realiza-se a 7 de Janeiro, das 10 às 23h30, no Parque Biológico de Gaia. O programa inicia-se das 10 às 12h – Anilhagem científica. Com a colaboração de ornitólogos credenciados, são capturadas aves selvagens que são depois objeto de análise biométrica, são anilhadas e devolvidas à liberdade, prossegue às 15h com o Atelier “Põe aqui os teus ovinhos” e das 22 às 23h30 têm lugar observações astronómicas.

Clube de Xadrez – Vila Nova Gaia

Para participar no Clube de xadrez aos sábados, às 10h30 no Pólo de Leitura da Biblioteca na Afurada precisa apenas de se inscrever previamente.

Concerto dos Reis – Vila Nova Gaia

Realiza-se a 8 de janeiro, pelas 17 horas no Santuário do Coração de Maria em Vila Nova de Gaia, Carvalhos. Com os coros Per Piccoli I, II e III e Per Tutti 2.º ciclo + Orquestra Per Cordare, da Escola de Música de Perosinho e tem entrada gratuita.

Visitas guiadas ao Espaço Corpus Christi e ao Solar Condes de Resende – Vila Nova Gaia

As primeiras realizam-se de terça a domingo, das 10 às 18h no Convento Corpus Christi, e as visitas ao Solar Condes de Resende realizam-se todos os dias, das 9h às 19h. É necessária marcação prévia para ambas as visitas.

Centro
CABEÇA, ALDEIA NATAL – Seia

Até seis de janeiro a aldeia de Cabeça vai oferecer-nos a magia e autenticidade daquele que é o verdadeiro Natal do nascimento de Jesus. Para além das belíssimas decorações feitas com os elementos da natureza, temos uma variedade de animação e experiências para os mais pequenos onde poderão vislumbrar bonitos presépios espalhados pela aldeia, descobrir o maravilhoso mundo encantados dos brinquedos tradicionais, fazer um passeio na carroça encantada.

PRESÉPIO ARTÍSTICO DE VILA MEà– Carregal do Sal

O Presépio Artístico do Grupo Folclórico d’Alegria de Vila Meã, para além de representar o nascimento de Jesus, representa algumas das atividades características do meio rural onde se insere e que foram caindo em desuso, com o recurso a algumas figuras mecanizadas. Retrata, ainda, alguns elementos da aldeia, em miniatura, como é o caso da Escola, da Igreja, de chafarizes, alminhas e da Ponte Romana de Oliveira do Conde. Patente até 15 de janeiro 2017 no Largo de São Domingos – Vila Meã.

CONCERTO DE ANO NOVO – Marinha Grande

Projeto abraçado pela Junta de Freguesia e Câmara Municipal da Marinha Grande, sob proposta do Maestro Ricardo Santos. A Orquestra Ligeira Juvenil da Marinha Grande é hoje parte integrante do panorama artístico marinhense e instrumento privilegiado para a produção e fruição cultural das crianças e jovens do concelho. O concerto realiza-se a 7 de janeiro pelas 16 horas

EXPOSIÇÃO DE PINTURA “MÃOS E AFETOS” – Marinha Grande

A exposição de pintura “Mãos e Afetos” de Carla Martins está patente até 29 de janeiro de 2017 na Galeria Municipal de Marinha Grande no edifício dos Arcos, junto ao Jardim Stephens. A entrada é gratuita e a exposição pode ser visitada de segunda a sexta das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

EXPOSIÇÃO “BONECAS DO MUNDO” – Ovar

100 bonecas de mais de 50 países integram a exposição “Bonecas do Mundo”. O espólio chega do Museu de Ovar e convida a conhecer esta representação de diferentes culturas. As cem bonecas retratam mais de cinquenta países da Europa, Ásia, América e África, e vestem os trajes típicos dos seus estados de origem, representando a sua diversidade e multiculturalidade. Aberta ao público em geral, a mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta das 09h00-17h30 e sábados e domingos das 14h30-18h30 até 21 de janeiro.

EXPOSIÇÃO “ORIGENS” – Miranda do Corvo

Decorre até 29 de janeiro, na Casa das Artes, em Miranda do Corvo, a exposição “Origens” da autoria de John Traxel. Artista multifacetado apresenta trabalhos de desenho pintura e escultura de grandes dimensões em cores vivas e padrões étnicos. O artista JOHAN TRAXEL, nascido no Suriname, América Latina tem um importante percurso ligado às artes na Holanda, onde frequentou Royal Academy of Art (Haia) e a Liberty Arts Academy (Haia), trabalhado para o estado holandês no Culture Center of Den Haag (Haia). Reside em Portugal há 22 anos e desde então tem realizado várias exposições individuais.

PENELA PRESÉPIO 2016 – Penela

O Castelo de Penela, onde está instalado o Presépio animado, é composto por dezenas de figuras em movimento, com recurso à utilização de novas tecnologias e impressões 3D, onde não faltam as principais personagens do presépio tradicional; na vila do Espinhal, um presépio tradicional, feito por artesãos, representa a freguesia e o seu património. Decorre até 8 de janeiro.

SABUGAL PRESÉPIO – Sabugal

O maior Presépio natural poderá ser visitado até 8 de janeiro das 8h30 às 23h00. A animação contemplará ateliers de pinturas faciais, decorações natalícias, confeção de velas, sais de banho e ambientadores, prendas amigas do ambiente, crachás e construção de fantoches reciclados. Há, ainda, para os contos de encantar, espetáculo circense e concerto de Natal. As ruas serão animadas por personagens infantis ao som de música ambiente e para os mais aventureiros… uma Pump Track Bike.
As festividades da Quadra Natalícia culminam com a apresentação de duas peças, uma no dia 7 de janeiro, pelo Grupo de Teatro “Guardiões da Lua”, e outra no dia 8 de janeiro pelo Grupo de Teatro Anel de Pedra, no Auditório Municipal.

EXPOSIÇÃO DE PRESÉPIOS  – Nazaré

Os “Presépios Tradicionais da Nazaré” estão em exposição no Centro Cultural da Nazaré até 8 de janeiro. Dos presépios tradicionais em barro aos mais atuais, a exposição mostra a evolução das representações do nascimento de Jesus, ao longo de várias décadas. Aberto todos os dias, fim de semana e feriados das 15h às 18h. Semana 09h30 – 13h00 e 14h00 – 17h30. Entrada livre.

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA “[Todo] Centelles”  – Óbidos

A «[Todo] Centelles» propõe fazer a “história da fotografia”. O tempo da volta é o formato escolhido para “ver” através de mais de uma centena de cópias de autor, feitas a partir dos negativos originais. A Segunda República Espanhola, o início da Guerra Civil, a Frente de Aragão e, mais tarde, passando pelo campo de Bram, documentando as difíceis condições de vida dos presos, que nos dá a oportunidade de ver o seu trabalho original, documentado numa reunião entre imagens e imprensa daquele tempo. A mostra pode ser vista até 31 de janeiro, no Museu Municipal de Óbidos, de terça a domingo entre as 10h-13h e 14h-18h.

Lisboa e Vale do Tejo
EXPOSIÇÃO DE PEÇAS NATALÍCIAS – Constância

Serão apresentados os trabalhos realizados pelos artesãos e artistas do concelho, aliando desta forma o ambiente natalício à oportunidade de dinamizar a divulgação de artigos e a partilha de saberes. Esta mostra vai estar patente ao público até 8 de Janeiro.

DESENHOS DE JACOPO PALMA O JOVEM – Lisboa

Figura relevante do maneirismo veneziano, Jacopo Negretti, ficou mais conhecido por Palma, o Jovem (c. 1548/50-1628).  A sua extraordinária criatividade e o método de trabalho seguido, deram origem a uma abundante produção. As composições eram exaustivamente preparadas através do desenho, executadas num grafismo muito pessoal. Patente no Museu Nacional de Arte Antiga até 29 de janeiro.

DEBATE O MUNDO NOS NOSSO OLHOS – Lisboa

Debate de encerramento da exposição – O Mundo nos Nossos Olhos. Será que a arquitectura ainda pode oferecer modelos alternativos aos sistemas técnicos de planeamento urbano que se desenvolveram ao longo do século XX? André Tavares irá moderar a conversa entre João Gomes da Silva e Paulo Moreira. A decorrer no dia 7 de janeiro, pelas 17h, com entrada gratuita n Garagem Sul – Centro Cultural de Belém (CCB).

EXPOSIÇÃO “António Ole. Luanda, Los Angeles, Lisboa” – Lisboa

Exposição retrospetiva da obra de António Ole, uma figura tutelar de toda uma geração de artistas contemporâneos angolanos. António Ole, nascido em Luanda em 1951, é um dos grandes artistas contemporâneos angolanos. Artista plurifacetado, a sua vasta obra inclui escultura, instalação, pintura e colagem, desenho, fotografia e cinema. A presente exposição cria elos entre as cidades determinantes no percurso artístico de António Ole – Luanda, Los Angeles e Lisboa. As visitas são orientadas por Sílvia Moreira. A última realiza-se sábado, 7de janeiro pelas 15h no Museu Gulbenkian.

EXPOSIÇÃO “Mémoire de la Liberté” – Lisboa

A coleção de gravuras e de múltiplos de esculturas, intitulada Mémoire de la Liberté, concebida para promover o conhecimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adquirida para o Centro Cultural de Belém, em 1992, e que agora a expõe pela primeira vez, constitui um portfólio de 53 obras de artistas de 23 nacionalidades, particularmente representativo dos principais movimentos artísticos da segunda metade do século XX, que afirma a Liberdade como um elemento central da Arte. Patente até 25 de janeiro no CCB.

Dia Aberto da Geografia 2017 – Lisboa

O Dia Aberto da Geografia na Universidade de Lisboa tem um enorme sucesso há muitos anos. Os temas do Dia Aberto de 2017 serão: Migrações, Cidades, Planeamento, Modelação e Sistemas de Informação Geográfica, Europa, Riscos, Clima e Turismo. A decorrer no dia 6 e 9 de janeiro no novo edifício do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território.

Sul 
PRESÉPIO GIGANTE DE VRSA – Vila Real de Santo António

O presépio gigante de Vila Real de Santo António, que vai estar disponível para visita até oito de janeiro de 2017, no Centro Cultural António Aleixo, tem 4500 figuras, «afirmando-se como um dos maiores presépios do país e o maior do Algarve». O presépio integra na sua construção mais de 20 toneladas de areia, quatro toneladas de pó de pedra e 2500 quilos de cortiça e 160 metros quadrados de musgo. Patente até dia 8 de janeiro, no Centro Cultural António Aleixo, das 10h00 > 13h00 – 14h30 > 19h00.

EXPOSIÇÃO “O REGRESSO DO OBJETO: ARTE DOS ANOS 1980” – Faro

“O regresso do objeto” apresenta uma seleção de esculturas e pinturas de 7 artistas portugueses e internacionais que sedimentaram os seus discursos artísticos nos anos 1980. Organizada pela Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, esta iniciativa integra-se num programa de exposições e apresentação de obras da Coleção de Serralves especificamente selecionadas para os locais de exposição com o objetivo de tornar o acervo acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país. Patente no Museu Municipal de Faro de Ter a Sex: 10h00-19h00 e de Sáb a Dom: 11h30-18h00. Até dia 19 fevereiro.

EXPOSIÇÃO “VIAGEM PELO MUNDO DA FAIANÇA: ARTE E COMÉRCIO”– Faro

Patente até 29 de janeiro de 2017 no Museu Municipal de Faro.

Madeira
CANTAR OS REIS

Esta antiga tradição popular madeirense celebra-se um pouco por toda a ilha, reunindo famílias, amigos e vizinhos que saem à rua para “Cantar os Reis” ou “Janeiras” de porta em porta. Imbuída deste espírito, a Associação de Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira promove no Auditório do Jardim Municipal do Funchal, no dia 5 de janeiro, pelas 20h, o espetáculo “Cantar os Reis, Cantar as Janeiras”, integrado no Programa das Festas de Natal e Fim-de-Ano na Madeira.

Açores
PICO FESTIVAL

A MiratecArts decidiu criar este projeto para dar visibilidade à ilha do Pico através da montanha e assuntos globais ambientais devido à cultura de regiões montanhosas. Assim, em parceria com a Secretaria do Mountain Partnership das Nações Unidas, uma aliança voluntária de governos e organizações comprometidas em trabalhar em conjunto com o objetivo de alcançar o desenvolvimento sustentável das montanhas em redor do mundo, a associação promete dar mais visibilidade aos assuntos ambientais através da programação artística no Festival. De 2 a 10 de Janeiro.

 

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório