Em Destaque Semana à borla

De 20 a 26 de janeiro

Mais ideias para ter uma semana em cheio dedicada à cultura sem gastar um tostão!
Versão para impressão
Norte

Aniversário Teatro Rivoli – Porto

São sete espetáculos, quatro concertos, duas instalações, uma exposição e uma festa em nove espaços diferentes de apresentação para comemorar os 85 anos do Teatro Rivoli, que nasceu a 20 de janeiro de 1932. A festa, com quinze horas de duração e eventos non-stop, dá ao público a oportunidade de descobrir novas criações, grande parte delas em estreia e imaginadas por artistas da nossa cidade. Entrada gratuita no dia 20 de janeiro.

 

Exposição Multiplicidades – Vila Nova de Gaia

De 14 a 31 de janeiro, a Biblioteca Pública Municipal de Gaia acolhe de segunda a sexta-feira, das 10 às 19h e sábados, das 10 às 12h30, uma exposição do grupo de fotografia «Dez-encontros».

 

Centro
XII Encontro Nacional da Pastoral Penitenciária – Fátima

Nos próximos dias 20 e 21 de janeiro realiza-se o XII Encontro Nacional da Pastoral Penitenciária (Hotel Santo Amaro, Fátima). A temática do Encontro deste ano inspira-se na recente Carta Apostólica “Misericordia et misera” do Papa Francisco.

A Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, o Diretor Geral da Direção Geral da Reinserção e Serviços Prisionais, Celso Manata, e o bispo D. Joaquim Mendes estarão presentes na sessão de abertura do dia 21 de janeiro (10:00).

 

Lisboa e Vale do Tejo
We-Art & Antiques Fair – Lisboa

O Salão Nobre da Sociedade Nacional de Belas Artes, na Rua Castilho em Lisboa vai acolher de 25 a 29 de janeiro o We-Art & Antiques Fair – o 1º salão dedicado às exímias artes e antiguidades. Para além da mostra, decorrerão palestras apresentadas por personalidades reconhecidas nas áreas, que irão proporcionar momentos únicos de partilha e conhecimento. Diamantes, joias, pratas, porcelanas, pintura, escultura, mobiliário, azulejos, tapeçarias e muitos outros objetos de arte farão parte deste salão que promete surpreender o público mais exigente. Entrada Livre.

 

Exposição Artes CAD – Cascais

De 17 de janeiro a 2 de fevereiro, no Piso 1 do CascaisShopping, decorre uma exposição que reúne cerca de 750 trabalhos realizados por alunos do Colégio do Amor de Deus, em Cascais. Nesta 17.ª edição, a mostra integra vários trabalhos criativos feitos com materiais diversificados realizados durante o ano letivo de 2015/2016, pelos alunos do 2º ano e do 5º ao 9º ano, e do 10º, 11º e 12º ano.

 

Exposição Coletiva – Lisboa

A Galeria Beltrão Coelho, inaugura uma exposição coletiva de duas artistas distintas – Margarida Marcelino e Alexa Jesus. De 19 de janeiro a 17 de fevereiro a primeira artista expõe a sua coleção de joalharia bordada usando tesouros celtas, enquanto a segunda expõe os seus quadros nos quais se destaca a cor.

 

Ciclo de Música: Bandas Filarmónicas e Orquestra do Concelho de Mafra – Mafra

A 2ª edição deste ciclo musical realiza-se de 22 de janeiro a 23 de abril na Casa da Música Francisco Alves Gato, em Mafra. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal, constitui uma forma de reconhecer e de divulgar o meritório trabalho desenvolvido por estas associações na formação cultural e musical dos munícipes, ao longo de diferentes gerações.

A Escola de Música da Casa do Povo da Enxara do Bispo atuará a 22 de janeiro, Orquestra Sinfónica de Jovens da Junta de Freguesia de Santo Isidoro a 5 de fevereiro, a Escola de Música Juventude de Mafra a 12 de fevereiro. Já a Associação Musical Nossa Senhora do Livramento atua no dia 12 de março, a Filarmónica Cultural Ericeira a 26 de março, a Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro da Encarnação a 9 de abril e a Sociedade Recreativa e Musical de Vila Franca do Rosário no dia 23 de abril. Os concertos iniciam-se às 16 horas. A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação da sala.

 

VI Encontro da Rede Mundial das Cidades Magalhânicas – Lisboa

A Rede Mundial das Cidades Magalhânicas, sediada na cidade de Sevilha, é uma entidade associativa sem fins lucrativos de países que partilham a história da primeira viagem de circum-navegação, tais como Portugal, Espanha, Argentina, Chile, Uruguai, Filipinas, Cabo Verde e Indonésia, esperando-se a incorporação de novas cidades em 2017. De 18 a 21 de janeiro a cidade de Lisboa acolhe este evento com inúmeras atividades.

 

Cinema: GINGER & FRED – Setúbal

No dia 23 de janeiro, o Fórum Municipal Luísa Todi vai exibir a obra de Federico Fellini de 1986. Com Giulietta Masina e Marcello Mastroianni, retrata a história de um par de bailarinos que se reencontra após trinta anos de separação para uma performance na televisão. Entrada gratuita.

 

Encontro Um dia com… o setor de património e arqueologia – Setúbal

No dia 21 de janeiro, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h, a Câmara Municipal de Setúbal organiza atividades de tratamento dos materiais arqueológicos, lavagem e reconstituição de peças em cerâmica recuperadas na intervenção no Convento de Jesus, numa iniciativa aberta às famílias. Inscrições: 913 873 015

 

Exposição Era uma Vez – Setúbal

Exposição de pintura de Caroline de Castro na Galeria Via Idea Azeitão. Entrada gratuita até 19 de janeiro, com o seguinte horário: Qua e qui, das 11h às 19h, Sex, das 12h às 20h30, Sab, das 11h às 19h, Dom, das 09h às 12h.

 

Exposição O Trabalho – Setúbal

A Casa da Cultura – Espaço das Artes – mostra até dia 19 de janeiro uma dezena de fotografias em tons sépia por António Correia. Exposição gratuita de Ter a sab, das 16h às 19h30 e das 20h30 às 23h, Dom, das 10h às 20h.

 

Exposição Nascimento de Luísa Todi – Setúbal

Até 20 de janeiro, uma exposição bibliográfica, documentário sobre a cantora com sessões pedagógicas. Acesso gratuito nos Serviços Centrais da Biblioteca Municipal. Seg a sex, das 09h às 19h, Sab, das 14h às 19h.

 

Exposição Suspensão – Setúbal

O artista plástico Pedro Inock apresenta trabalhos de pintura, instalação e videoarte, a primeira parte de um projeto maior a concluir numa segunda exposição em setembro. Esta decorre até 21 de janeiro na Casa d’Avenida, Seg a sex, das 14h às 18h, Sab e dom, das 11h às 18h.

 

Exposição Projecto 33 – Setúbal

Até 22 de janeiro, o Clube Militar de Oficiais de Setúbal acolhe a primeira exposição de fotografia do Projeto 33 com trabalhos de 11 fotógrafos convidados no ano de 2016. Entrada gratuita de Seg a sab, das 12h às 14h e das 17h às 18h30, Dom, das 12h às 18h.

 

Sul

Poesia ao fim do dia – Loulé

O Projeto “Poesia ao Fim do Dia” é uma atividade de promoção da poesia, da leitura poética, da interação entre o público, o leitor, o livro e a poesia. Cada sexta-feira a Biblioteca Municipal de Loulé recebe um convidado que lê/declama poesia à sua escolha – no dia 20 de janeiro a poetisa eleita é Sophia de Mello Breyner Andresen. Entrada livre.

 

Madeira

Quotidiano do Açúcar Território da Antiga Capitania Machico – Machico

Esta exposição pretende referenciar as influências culturais e económicas provenientes da riqueza do comércio do açúcar, considerado o “ouro branco” no Território da Antiga Capitania de Machico. Desta época ficaram testemunhos de ordem social, económica e religioso, estando patentes alguns destes símbolos nesta exposição, que ilustram a riqueza deste território. Patente de 20 de janeiro a 20 de abril.

 

Açores

Aula Aberta Tai Chi – Ponta Delgada

O espaço da Holistika, em Ponta Delgada, vai realizar no dia 19 de Janeiro, pelas 18h30, uma aula aberta de Tai Chi com o instrutor internacional Zanoni Blanco. Licenciado em Cultura Física e Mestre em Cultura Física terapêutica pela Universidade da Ciência e Desporto de Havana, Zanoni dá a conhecer o seu trabalho numa aula de Tai Chi. A sessão não tem qualquer custo de participação, mas é limitada a 15 pessoas.

 

Uma Noite com as Estrelas – Ribeira Grande

O Observatório Astronómico de Santana organiza mensalmente uma noite para uma observação mais reservada e, como tal, mais indicada para as famílias, apesar de aberta a todos os interessados. Esta noite garante uma visita acompanhada pelos técnicos e um espaço aberto para o grupo experimentar, conversar e aprender. Esta é uma atividade por marcação, pelo que deve inscrever-se previamente para poder participar já no dia 20 de janeiro. Inscreva-se no formulário aqui disponibilizado ou por telefone, através do 296 492 764.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório