Em Destaque Semana à borla

De 13 a 19 de janeiro

Espreite mais um guia para ter uma semana em cheio dedicada à música e arte sem gastar um tostão!
Versão para impressão
Norte

XXXII ENCONTRO DE REIS – Fafe

A fechar a programação de Natal, decorre o tradicional Encontro de Cantadores de Reis a 22 de janeiro. O certame vai ter lugar em diversos pontos da cidade, de forma a criar o ambiente mágico e especial para os visitantes. Neste encontro participam diversos grupos oriundos das várias freguesias do concelho. O vencedor é apurado depois de todas as atuações, levando para casa um prémio monetário.

Exposição de arte alusiva ao Vinho do Porto  – Porto

Doce, poderoso, intimista, popular. As esculturas de Luís Mendonça contam o universo do Vinho do Porto de um modo que interpela e sugere, seduz e surpreende. Para fruir na sede do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), no Porto, de 17 de janeiro a 17 de fevereiro de 2017 de segunda a domingo, das 09 às 18 horas. Entrada gratuita.

Expozoo 2017 – 11ª Exposição do Mundo Animal – Porto

A Expozoo 2017 – 11ª Exposição do Mundo Animal chega à Exponor entre os dias 14 e 15 de janeiro, com um vasto programa especialmente dedicado às famílias, com atividades para todas as faixas etárias. Em simultâneo, a Exponor também irá receber a Exposição Canina Internacional do Norte, organizada pelo Clube Português de Canicultura, que regressa a Matosinhos para maravilhar e deixar de “boca aberta” pequenos e graúdos.

Amarante Cidade Presépio – Amarante

Amarante articulou um programa extenso para o período das festas, onde o espírito de magia e encontro é vivido e partilhado. Entre 25 de novembro de 2016 a 21 de janeiro de 2017 vai haver animação de rua, concertos, teatros, iluminação, fogo-de-artifício.

Centro
Quartas com a FCTUC: atividades de ciência e tecnologia para os mais jovens – Coimbra

A partir de 11 de janeiro e até 29 de março, o programa decorre todas as quartas-feiras, das 14h00 às 18h00, no Exploratório. Dirigido a adolescentes, dos 12 aos 15 anos, conta com sessões dinamizadas por investigadores, professores e estudantes da FCTUC e abrangem diversas áreas científicas. As atividades têm um custo de 10,00 euros por sessão, com desconto de 10% para irmãos, e têm uma lotação máxima de 20 participantes e mínima de seis. As inscrições estão permanentemente abertas e são feitas no Exploratório, através do correio electrónico visitas@exploratorio.pt ou através do telefone 239 703 897.

Lisboa e Vale do Tejo
Concerto de Ano Novo na Igreja de São Vicente de Fora – Lisboa

No dia 22 de Janeiro, dia de São Vicente, o Ano Novo é celebrado em Lisboa através da realização do Concerto de Ano Novo na Igreja de São Vicente de Fora, com as vozes da Capella Patriarchal dirigida por João Vaz com obras inéditas de Frei Fernando de Almeida (c.1600-1660). A entrada é livre mas é necessário fazer reserva através dos seguintes contactos: luisgomes@althum.com ou 919 745 338.

VAMOS JARDINAR, SUJAR E BRINCAR COM O INVERNO (+15 meses) – Lisboa

Nos primeiros anos de vida é muito importante que a criança conheça diversas texturas para desenvolver o tacto. Brincar com a terra é uma forma divertida de aguçar esse sentido nos mais pequenos. A iniciativa promove a brincadeira com a terra, semeando girassol, feijão, coentros, salsa e outras plantas, vamos regar e levar para casa para ver crescer!

A atividade realiza-se a 15 janeiro às 11h, no Espaço Pegadas, Av. Bombeiros Voluntários, 3C, Pontinha, LISBOA (indoor). O preço é 13 euros/família – inclui a participação de até quatro elementos – com direito a sorrir, sujar e jardinar o máximo que conseguirem. A inscrição pode ser feita através do e-mail sorrisos.descobertas@hotmail.com ou dos telefones: 218007531/934977450.

(QUASE) TODA UMA VIDA | Anabela Mota Ribeiro entrevista Frei Bento Domingues – Lisboa

Integrada no ciclo de grandes entrevistas de vida a personalidades diversas, conhecidas e marcantes da vida portuguesa no último século, a cargo de Anabela Mota Ribeiro, com uma periodicidade mensal, a conversa que marca o início deste conjunto de eventos realiza-se no próximo dia 15 de janeiro, pelas 17 horas, no auditório pequeno do CCB.

CAM – Centro de Arte Moderna – Lisboa

A coleção do CAM reúne atualmente cerca de nove mil peças de artistas portugueses e internacionais, destacando-se a representação sobre arte portuguesa das primeiras décadas do século XX. Dos anos 60 até à atualidade, a colecção possui um importante conjunto de obras de artistas portugueses, muitos dos quais trabalhados ao longo de uma programação regular de exposições monográficas.

As atividades do CAM integram-se na vasta programação cultural da Fundação Calouste Gulbenkian. As actividades educativas relacionadas com as exposições são actualmente programadas no contexto do Programa Gulbenkian Educação para a Cultura – Descobrir. Tem entrada gratuita e pode ser visitada das 10h às 17h45.

VISITA NÚCLEO ARQUEOLÓGICO DA RUA DOS CORREIROS – Lisboa

Entre 1991 e 1995, no decorrer das obras de remodelação, a perfuração do pavimento pôs a descoberto estruturas arqueológicas de civilizações que, ao longo dos tempos, habitaram Lisboa. Pelas suas características únicas – podem ficar a conhecer-se 2.500 anos da História de Lisboa – neste espaço, agora designado Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros (NARC).

As visitas decorrem das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00 de segunda a sábado e as visitas de grupo devem ser previamente marcadas através do telefone 211 131 004.

Sul

Exposição “Documentar Algarve interior” – Castro Marim

De 13 a 31 de janeiro, a Casa do Sal, em Castro Marim, acolhe a exposição “Documentar Algarve Interior”, uma mostra das artes e ofícios regionais, composta por fotografias, da autoria de Eduardo Pinto, e por uma sequência de filmes legendados em inglês. Esta é uma iniciativa integrada no programa 365 Algarve e desenvolvida pela Algarve Film Comission em oito concelhos algarvios – Albufeira, Alcoutim, Castro Marim, Faro, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Vila Real de Santo António. A Casa do Sal está aberta todos os dias, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, com livre acesso.

Madeira

Festa de Santo Amaro – Santa Cruz

O Natal na ilha da Madeira prolonga-se até 15 de janeiro, dia em que se celebra o “Santo Amaro” por toda a ilha. Esta festa religiosa assinala o fim da época natalícia, quando as famílias se reúnem para partilhar a última refeição da quadra, retirar as decorações e as lapinhas – presépios – e “varre os armários”. A freguesia de Santa Cruz homenageia o seu santo padroeiro na véspera do dia de Santo Amaro com uma procissão de velas que segue até à igreja Matriz. As ruas exibem decorações, bancas de produtos e música e comida.

Açores

4.ª Edição das Matinés entre Filarmónicas

De 8 de janeiro a 5 de fevereiro decorre a 4ª edição das Matinés entre Filarmónicas. Esta é uma tradição retomada em 2014 pela Câmara de Ribeira Grande. No dia 15 será a vez das filarmónica Progresso do Norte (Rabo de Peixe) fazer a sua atuação, enquanto a 22 de janeiro subirão ao palco do Teatro Ribeiragrandense as filarmónicas Voz do Progresso (Conceição) e Lira do Divino Espírito Santo (Maia). As matinés entre filarmónicas prosseguem a 29 de janeiro com as atuações da Aliança dos Prazeres (Pico da Pedra) e Lira do Norte (Rabo de Peixe), encerrando-se a quarta edição do evento no dia 5 de fevereiro  com a presença filarmónica Santíssimo Salvador do Mundo (Ribeirinha). Entrada gratuita.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório