Inovação e Tecnologia

Seia tem primeira “aldeia LED” de Portugal

Após a conclusão das obras de requalificação e de iluminação pública, Cabeça, no concelho de Seia, passou a ser a primeira aldeia com luzes LED (emissão de luz por díodo) de Portug
Versão para impressão
Após a conclusão das obras de requalificação e de iluminação pública, Cabeça, no concelho de Seia, passou a ser a primeira aldeia com luzes LED (emissão de luz por díodo) de Portugal. A tecnologia permite desperdiçar menos energia.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de Cabeça, António Dias, a tecnologia LED vai trazer modernidade à aldeia e uma poupança de energia "na ordem dos 70%". Os residentes mostraram-se satisfeitos, elogiando o trabalho agora concluído: "Nunca foi feito nada assim desde que me lembro", afirmou José Santos, de 92 anos, natural da aldeia situada no coração da Serra da Estrela.

A empreitada de reabilitação urbana da freguesia de Cabeça consistiu na remodelação das infraestruturas elétricas, telecomunicações, redes de drenagem de águas residuais e de distribuição de água ao domicílio, arquitetura paisagística e execução de arruamentos, orçamentada em 683 mil euros.

Segundo nota de imprensa da Câmara de Seia, "a tecnologia LED possibilita um completo domínio da luz que permite reduzir o desconforto da iluminação tradicional, a redução do consumo, na ordem dos 60%, poupança financeira e redução de emissão de CO2".

Também presente na inauguração obras de requalificação e da instalação da iluminação pública, na passada sexta-feira, o presidente da autarquia de Seia, Filipe Camelo, referiu que este projeto das aldeias de montanha "constituirá um atrativo importante" para o desenvolvimento turístico do concelho.

[Notícia sugerida pelo utilizador Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub