Ambiente

Seia: recolha de lixo porta-a-porta

Na freguesia do Sabugueiro, município de Seia (Guarda), os comerciantes têm direito a um novo serviço de recolha de resíduos porta-a-porta, posteriormente enviados para reciclagem. 28 dos 31 estabelecimentos comerciais da aldeia aderiram ao projeto d
Versão para impressão
Na freguesia do Sabugueiro, município de Seia (Guarda), os comerciantes têm direito a um novo serviço de recolha de resíduos porta-a-porta, posteriormente enviados para reciclagem. 28 dos 31 estabelecimentos comerciais da aldeia aderiram ao projeto da autarquia de Seia, que arrancou no início deste mês.

Os comerciantes estão “satisfeitos”: António Maximino, proprietário de um comércio de venda de artigos em peles, sublinha que a iniciativa impede a acumulação de resíduos no armazém do seu estabelecimento ou o transporte para outros locais.

“Assim é melhor, porque até aqui eu juntava o papel e levava-o para Seia ou vendia-o a um senhor que o comprava”, contou à agência Lusa.

Maria Cardoso, proprietária de um restaurante, vê também vantagens nesta iniciativa: “Acho que é uma coisa boa. Muitas vezes levava os resíduos para o ecoponto mas estava quase sempre cheio e assim é melhor. Foi uma medida boa, porque é melhor para o ambiente e as ruas do Sabugueiro ficam livres de lixos”.

Na primeira recolha, a 3 de maio, seguiram para reciclagem 180 quilos de papel e cartão, 440 de vidro e 100 de embalagens de plástico e metal. Desde então, os comerciais da Freguesia beneficiam da recolha semanal efetuada à segunda-feira, dia escolhido pela maioria dos aderentes, refere a autarquia de Seia à Lusa.

A medida é aplicada apenas junto do comércio, já que “os comerciantes produzem muitos resíduos para reciclagem”, explica o presidente da Junta de Freguesia de Sabugueiro, Ricardo Cabral.

O Sabugueiro, na Serra da Estrela, é a aldeia mais alta de Portugal e muito procurada pelos turistas durante os meses de Inverno. Saiba mais sobre a localidade aqui.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório