Cultura

Scorsese restaura clássico do cinema italiano

"La Dolce Vita", um filme de Federico Fellini protagonizado por Marcelo Mastroiani, estreou em 1960, mas os espetadores do Festival Internacional de Cinema de Roma vão poder vê-lo restaurado, já no próximo sábado, e mais próximo da cor.
Versão para impressão
“La Dolce Vita”, um filme de Federico Fellini protagonizado por Marcelo Mastroiani, estreou em 1960, mas os espetadores do Festival Internacional de Cinema de Roma vão poder vê-lo restaurado, já no próximo sábado, mais próximo da cor.

A obra foi recuperada a partir do negativo original em formato “widescreen” que consta dos arquivos da Cinemateca de Bolonha. O projeto tem o patrocínio da Gucci e os apoios do Centro Experimental de Cinematografia/Cinemateca Nacional italiana, da Fundação Jérôme Seydoux-Pathe, das empresas Mediaste, Medusa Film e da Paramount Pictures.

A sessão vai realizar-se numa sessão de gala num dos auditórios do Parco della Musica, a norte de Roma. Para Martin Scorsese, realizador norte-americano que dinamizou a iniciativa, trata-se do resgate de uma obra fundamental na história do cinema universal, que completa 50 anos desde a sua estreia.

“Fellini trouxe algo de novo ao cinema italiano e conquistou o mundo com `La Dolce Vita´. É difícil imaginar exactamente como era especial o `look´ deste filme à época da sua estreia”, diz o realizador num comunicado, explicando o seu interesse por este clássico.

O filme não só deu destaque ao estilo e forma de vida italianos como também serviu para popularizar a palavra “paparazzi”, do nome do fotógafo no filme – Paparazzo -, além de imortalizar lugares e cenas, como a do beijo entre Marcello Mastroianni e Anita Ekberg na Fonte de Trevi.

A quinta edição do Festival Internacional de Cinema de Roma realiza-se entre os dias 28 de outubro e 5 de novembro e será dedicada ao Japão. A programação inclui ainda 16 longas-metragens oriundas dos Estados Unidos, México, Irlanda, Dinamarca, Bélgica e França.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório