Saúde

Saúdecuf: Rastreios gratuitos contra cancro da mama

Outubro é o mês internacional da "Prevenção do Cancro da Mama". Para assinalar a efeméride, os hospitais da rede Saúdecuf, do Porto e Lisboa, vão promover rastreios gratuitos e sessões de esclarecimento sobre a doença.
Versão para impressão
Outubro é o mês internacional da “Prevenção do Cancro da Mama”. Para assinalar a efeméride, os hospitais da rede Saúdecuf, do Porto e Lisboa, vão promover rastreios gratuitos e sessões de esclarecimento sobre a doença.

Segundo dados da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em Portugal, anualmente, são detetados cerca de 4.500 novos casos de cancro da mama.

Assim, durante o próximo mês, os hospitais da Cuf Lisboa e Porto vão desenvolver várias atividades de medicina preventiva na área, desde de sensibilização a rastreios e ações de formação. 

Sessões e rastreios em Lisboa 
 

A partir desta segunda-feira, 07 de Outubro, o hospitalcuf Infante Santo, promove sessões práticas de ensino do auto-exame do cancro da mama. Com a duração de meia hora, as sessões são gratuitas e decorrem entre as 15h e as 16h. As próximas têm data marcada para os dias 14, 28 e 30 de Outubro. 
 
Ao longo do mês, vão ser também organizadas várias palestras. Os fatores de risco e a fertilidade no cancro da mama vão ser os temas que encabeçam o primeiro encontro, marcado para terça-feira (8 de Outubro), às 16h. 

Mais tarde, questões sobre a reconstrução mamária e a importância do tratamento da imagem vão ser o mote para um conjunto de palestras marcadas para o dia 22 de Outubro, a partir das 12h30.  

Localizado junto ao Parque das Nações (Lisboa), o hospital cuf Descobertas também assinala a efeméride, com palestras sobre a prevença e o rastreio da doença.

Nos dias 8 e 22 de Outubro, a importância da alimentação, a fertilização e os fatores de risco são alguns dos temas que vão ser debatidos. Sessões de auto-exame também estão incluídas na programação dos dois dias. 
 

Sessões e rastreios no Porto
 
O hospitalcuf Porto foi o primeiro a arrancar com sessões práticas de auto-exame, na passada sexta-feira, dia 04 de Outubro. As sessões decorrem das 9h30 às 12h e estão abertas à população geral. As próximas decorrem a 09, 14, 18 e 22 de Outubro.
 
À semelhança de outros hospitais da rede, o hospitalcuf Porto vai também organizar uma palestra para assinalar o mês da Luta Contra o Cancro da Mama.

A prevenção da doença, a importância da alimentação e o papel do exercício físico são os temas do encontro marcado para terça-feira (8 de Outubro), às 18h.
 

De 28 de Outubro a 1 de Novembro, o hospitalcuf Porto promove, ainda, rastreios gratuitos, destinados a mulheres entre os 40 e os 75 anos. As marcações devem ser realizadas através do email da instituição (hospitaldedia.hcp@jmellosaude.pt).
 
Clique AQUI para consultar a programação da Liga Portuguesa Contra o Cancro. 
 

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub