Ciência

Satélite de alunos açorianos no pódio da ESA

Um mini-satélite construído pelos alunos da Escola Básica e Secundária de Vila do Porto, em Santa Maria, Açores, foi lançado esta terça-feira "com sucesso", na Noruega, e alcançou o terceiro lugar do pódio da competição promovida pela ESA.
Versão para impressão
Um mini-satélite construído pelos alunos da Escola Básica e Secundária de Vila do Porto, em Santa Maria, Açores, foi lançado esta terça-feira “com sucesso”, na Noruega, e alcançou o terceiro lugar do pódio da competição promovida pela Agência Espacial Europeia (ESA).
 
“Os 'Azorean Shearwater' fizeram, pelas 15:00 (14:00 em Lisboa), o lançamento do seu satélite com sucesso. A missão foi bem conseguida, tendo-se atingido todos os objetivos”, refere uma mensagem da equipa açoriana enviada terça-feira à Lusa.

Esta quarta-feira, na página do Facebook dos 'Azorean Shearwater', a equipa anunciou que conquistou o terceiro lugar na competição que envolveu 14 equipas europeias selecionadas para construir um mini-satélite, numa iniciativa da ESA que pretendeu oferecer aos jovens a oportunidade de participarem num projeto espacial verdadeiro.

 
A equipa, denominada 'Azorean Shearwater' (Cagarro açoriano), é constituída por cinco alunos do 11.º ano de escolaridade e dois professores, tendo o lançamento ocorrido na ilha de Andoya, na Noruega.
 
O pequeno satélite construído pela equipa de Santa Maria era similar a uma lata de refrigerantes e propunha-se medir valores da temperatura e pressão e elaborar um cálculo da altitude durante a descida, além de tirar fotos e georreferenciar essas fotografias através de um módulo GPS.
 
Os açorianos competiram com equipas da Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Holanda, Suécia, França, Grécia, Roménia, Espanha, Itália e Reino Unido.

Clique AQUI para aceder ao Facebook da equipa Azorean Shearwater.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório