Cultura

Saramago: “O Homem Duplicado” chega ao cinema

Vai começar a ser gravada, no Canadá, a primeira adaptação ao cinema da obra "O Homem Duplicado", de José Saramago. As filmagens começam a 22 de Maio, em Toronto, sob a direção do canadiano Denis Villeneuve.
Versão para impressão
Vai começar a ser gravada, no Canadá, a primeira adaptação ao cinema da obra “O Homem Duplicado”, de José Saramago. As filmagens têm início a 22 de Maio, em Toronto, sob a direção do canadiano Denis Villeneuve.

O filme, descrito como um “thriller erótico existencial”, terá por título “An Enemy” e será protagonizado pelo ator Jake Gyllenhaal, contando ainda no elenco com Isabella Rossellini, Melanie Laurent e Sarah Gadon.

No romance de José Saramago, publicado em 2002, a personagem Tertuliano Máximo Afonso, um professor de História, descobre um dia, ao ver um filme, que tem um sósia e parte à descoberta do seu duplicado.

No filme, com argumento de Javier Gullón, a personagem é Adam, um professor de História que vive com a namorada (Melanie Laurent) e que descobre um dia que existe outro igual a ele, um duplicado, casado com outra mulher (Sarah Gadon).

O filme, cujas filmagens se prolongarão até Julho, resulta de uma coprodução canadiana e espanhola.

A mais recente longa-metragem do realizador Denis Villeneuve, “Incendies”, esteve nomeada para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2011.

Esta é a mais recente adaptação cinematográfica de uma obra de José Saramago, que se junta a outras como “Ensaio sobre a cegueira”, por Fernando Meirelles, “Embargo”, de António Ferreira, a partir de um conto do escritor, a animação “A maior flor do mundo”, de Juan Pablo Etcheverry, e “Jangada de Pedra”, de George Sluizer.

[Notícia sugerida por Patricia Guedes]

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub