Ciência

Sapos podem ajudar a prever sismos

O comportamento dos sapos em plena época de acasalamento pode permitir prever o imprevisível, ou seja, um sismo. A conclusão é sugerida por um estudo publicado por investigadores da Open University no Reino Unido com base em dados observados na cidad
Versão para impressão
O comportamento dos sapos em plena época de acasalamento pode permitir prever o imprevisível, ou seja, um sismo. A conclusão é sugerida por um estudo publicado por investigadores da Open University no Reino Unido com base em dados observados na cidade italiana de L´Aquilla, na altura do sismo em abril do ano passado.

“Uma mudança brutal no comportamento” dos sapos comuns machos, Bufo-bufo, foi detetada “cinco dias antes do sismo” em L´Aquilla por uma equipa de investigadores que observava os ciclos de reprodução destes anfíbios.
O grupo de sapos abandonou o local onde estava estabelecido e fugiu para um destino desconhecido. Só regressaram depois da última réplica do sismo e em número muito mais reduzido.

Os resultados obtidos sugerem que “os sapos comuns Bufo-bufo são capazes de pressentir eventos sísmicos importantes e de adaptar seu comportamento em consequência”, disse a bióloga Rachel Grant da Universidade Open, em Milton Keynes, Reino Unido citada pela AFP.

Os pesquisadores confessam que não sabem ao certo “qual sinal ambiental” os sapos captaram com “tanta antecedência”. Mas eles destacaram que a baixa das atividades dos anfíbios coincidiu com as “perturbações pré-sísmicas na ionosfera”, camada superior da atmosfera onde os gases são ionizados (elétricos).

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório