Inovação e Tecnologia

Sapatos que carregam o telemóvel

NULL
Versão para impressão

O fim dos telemóveis (e até computadores) sem bateria pode estar a chegar. Dois engenheiros dos EUA conseguiram criar um pequeno dispositivo que se coloca nos sapatos e é capaz de carregar um telemóvel (e outros aparelhos) após duas horas de caminhada.

Tom Krupenkin e Ashley Taylor, da Universidade de Wisconsin (Estados Unidos), inventaram uma espécie de palmilha que se insere nos sapatos e que transforma a energia termodinâmica dos passos das pessoas em eletricidade. A invenção foi publicada na revista Nature Communications.

Já há muito tempo que a cinética (movimento dos corpos) é usada para carregar aparelhos que exigem pequenas quantidades de energia, como relógios e sensores.

“Os humanos, de uma maneira geral, são máquinas muito poderosas de produção de energia'', sublinhou o professor Tom Krupenkin, do Departamento de Energia Mecânica da universidade, citado pela BBC.

O novo dispositivo contém umas bolsas com um liquído cujas nanogotículas convertem a energia dos passos em corrente elétrica. Uma vez colocado no calçado, o dispositivo, que conta com milhares dessas gotículas, é capaz de gerar eletricidade.

Para passar a energia para os aparelhos portáteis, a palmilha pode incluir um pin ao qual um cabo pode ser ligado. Em alternativa, a equipa da Universidade de Wisconsin diz que é possível transferir a eletricidade através de um sistema sem fios, como a tecnologia bluetooth ou wifi.

Os dois cientistas envolvidos na investigação, Ashley Taylor e Tom Krupenkin, pretendem agora comercializar a tecnologia através de uma empresa que fundaram: a InStep Nano Power.

Outras experiências

Em Tóquio, várias esteiras foram colocadas no chão de duas estações de comboios para captar vibrações dos milhares de passageiros que caminham pelo local todos os dias. A energia proveniente é usada para carregar uma série de dispositivos como as portas automáticas das estações.

Também a cidade francesa de Toulouse aplicou, em 2010, num dos passeios das suas ruas um conjunto de módulos cuja tecnologia gera energia elétrica quando as pessoas caminham sobre eles.

Clique AQUI para visitar o site da InStep Nano Power.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório