Ambiente

Santarém: Veículos elétricos no centro histórico

A propósito do Dia Europeu Sem Carros, assinalado na quarta-feira, o presidente da Câmara de Santarém, Francisco Moita Flores, reafirmou o compromisso de ter, até 2011, 20% da frota de veículos municipais movidos a eletricidade. A autarquia quer intr
Versão para impressão
A propósito do Dia Europeu Sem Carros, assinalado na quarta-feira, o presidente da Câmara de Santarém, Francisco Moita Flores, reafirmou o compromisso de ter, até 2011, 20% da frota de veículos municipais movidos a eletricidade. A autarquia quer introduzir dois comboios elétricos no centro histórico e camiões do lixo também movidos a energia elétrica.

Na conferência “Mobilidade Elétrica e Acessibilidades”, na qual Moita Flores discursou, marcou também presença Rui Campos, do Gabinete para a Mobilidade Eléctrica em Portugal (GAMEP), cujo objetivo é a instalação de 1.300 postos de carregamento de baixa tensão, em todo o país, para a circulação generalizada de veículos eléctricos, e de 50 postos de média e alta tensão (para carregamentos rápidos e de emergência) ao longo das auto-estradas.

Já os postos de carregamento normais – alguns já inaugurados na quarta-feira em vários pontos do país, incluindo dois em Santarém – vão localizar-se em locais públicos e privados, como parques de estacionamento, superfícies comerciais, hotéis, garagens, entre outros.

“Onde haja interesse aparecerão postos de carregamento”, disse Rui Campos, em declarações à agência Lusa. frisando as principais diferenças entre veículos elétricos e os convencionais, entre as quais a autonomia e a ausência de ruído, fator apontado como positivo pela redução da poluição sonora, mas que está a ser estudado devido ao elevado índice de acidentes.

O responsável do GAMEP considera que o sistema português é, atualmente, o mais avançado da Europa, por funcionar com um cartão que pode ser usado em todo o país, mantendo-se o tarifário acordado com o operador, e a hipótese de poder vir a ser utilizado nos outros países europeus.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório