Ambiente

Santarém promove confeção de malas “sustentáveis”

No passado mês de dezembro, a Câmara de Santarém lançou o concurso nacional "Ideias do antigamente fazem diferença no Ambiente", que visa o fabrico de malas sustentáveis, feitas a partir de retalhos e tecidos reutilizados, fornecidos pela própria aut
Versão para impressão
No passado mês de dezembro, a Câmara de Santarém lançou o concurso nacional “Ideias do antigamente fazem diferença no Ambiente”, que visa o fabrico de malas sustentáveis, feitas a partir de retalhos e tecidos reutilizados, fornecidos pela própria autarquia.

Neste momento, a iniciativa conta com 15 participantes, que devem confecionar uma mala ou saco com a forma de um peixe em risco de extinção no rio Alviela, a boga-portuguesa (Chondrostoma lusitanicum), ou de um carneiro.

Em declarações ao jornal Público, Maria João Cardoso, chefe da Divisão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (DADS) da Câmara de Santarém, explica que o objetivo desta iniciativa é incitar à preservação da biodiversidade da região.

“Queremos mostrar de que forma os nossos atos individuais podem fazer diferença nos modelos de desenvolvimento e na qualidade de vida. Por exemplo, uma participante com 75 anos foi até à Casa do Ambiente e explicámos-lhe o problema dos peixes no Alviela e da biodiversidade em geral. Talvez tenha sido a primeira vez que ouviu falar sobre biodiversidade, mas a mensagem passou”, contou.

A ideia do concurso foi desenvolvida em parceria com o Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE) de Lisboa, entidade que vai avaliar a qualidade das peças confecionadas pelos participantes.

Os trabalhos devem ser entregues até 31 de janeiro, sendo depois expostos na Casa do Ambiente de Santarém. O vencedor pode escolher entre um curso de fotografia no IADE ou um fim de semana num hotel em Portugal.

Saiba mais consultando o regulamento do concurso aqui.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub