i9magazine

Santa Casa Challenge distingue projetos com impacto social

Versão para impressão

A app mobile Visitar, desenvolvida pela Tandem Innovation, spin-off da IT People Innovation, foi a vencedora do Santa Casa Challenge na área de cultura e património, destacando, assim, a importância crescente da Realidade Aumentada (RA) para a promoção e valorização do património cultural e histórico. A app utiliza a RA para acrescentar elementos virtuais à realidade, fazendo com que o património ganhe vida, numa experiência acessível através de um smartphone ou tablet. Com esta aplicação é possível interagir com hologramas ao longo do percurso de um museu ou exposição, explorar artefactos com imagens e modelos 3D, aceder a conteúdos exclusivos como vídeos a partir de uma pintura, ou até mesmo ganhar visão Raio X e descobrir o interior dos elementos em exposição ou de um monumento.

Na área da saúde ganhou o projeto VR4Neuropain – Realidade Virtual para reduzir a dor neuropática. Uma luva inteligente que se propõe conjugar a realidade virtual com biossensores para estimulação tátil, direcionadas à reabilitação motora e sensorial de doentes.

Tradutor de linguagem gestual, um software de reconhecimento de gestos e deteção de movimento, foi o premiado na área da ação social. A plataforma será desenvolvida para cidadãos surdos e adaptada ao fim a que se destina, de forma a quebrar as barreiras de comunicação quando uma pessoa nesta situação é atendida num serviço público.

Tech4 Social Change, uma plataforma que pretende tirar partido das soluções de baixo custo da internet e usar a tecnologia para resolver problemas das organizações sociais, venceu no âmbito da economia social. O grande objetivo desta plataforma é proporcionar condições, aos diferentes intervenientes nas organizações sociais, para que criem soluções com impacto positivo na sociedade.

Estas quatro soluções tecnológicas inovadoras receberam ainda um Alpha Pack Web Summit 2017 (no valor de 1950 euros).

É muito bom assistir a esta cerimónia, é muito bom ver a Misericórdia de Lisboa a dar passos importantes na investigação e na inovação”, sublinhou Pedro Santana Lopes, esperando que iniciativas semelhantes possam repetir-se em anos vindouros. As áreas da investigação, da tecnologia e da inovação têm que ser o novo core business da instituição, defendeu o provedor aquando da cerimónia de entrega dos prémios.

O Santa Casa Challenge tem como objetivo encontrar as melhores soluções tecnológicas para as quatro áreas de intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – saúde, ação Social, cultura e património e economia social – estimulando a inovação social digital e o empreendedorismo social.

O conteúdo Santa Casa Challenge distingue projetos com impacto social aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close