Sociedade

Santa Casa aposta no empreendedorismo entre gerações

Um projeto intergeracional da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa conseguiu o maior apoio do programa PROGRESS da Comissão Europeia. Entre 128 candidaturas apresentadas a nível europeu, a iniciativa portuguesa foi a eleita pelo júri.
Versão para impressão
Um projeto intergeracional da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa conseguiu o maior apoio do programa PROGRESS da Comissão Europeia. Entre 128 candidaturas apresentadas a nível europeu, a iniciativa portuguesa foi a eleita pelo júri, por promover o empreendedorismo entre gerações.
 
Pelo nome 'Promover o Empreendedorismo Intergeracional', a nova ação da Santa Casa da Misericórdia vai contar com um financiamento de 850.000 euros para testar “em que medida é que a associação entre jovens e seniores qualificados e desempregados pode facilitar a criação de novas empresas”.
 
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a instituição conta que o objetivo é juntar o conhecimento e o ‘know-how’ de pessoas mais velhas com a energia e a capacidade empreendedora dos mais jovens. Desta forma, pode tornar-se possível “assegurar o autoemprego e, ao mesmo tempo, fomentar a vida ativa dos seniores”. 
 
A Comissão, por sua vez, considerou de grande interesse a abordagem do desemprego de jovens e seniores qualificados desempregados mediante a criação conjunta de novas empresas, numa ação que visa também a promoção da intergeracionalidade. 
 
O financiamento da CE cobre 80% do custo total da iniciativa que conta com a Câmara Municipal de Lisboa e a Fundação Calouste Gulbenkian como parceiros, entre outros. A concretização do projeto está prevista para finais de Outubro. 
 
Em Novembro, a Santa Casa lançará uma ampla convocatória dirigida a jovens e seniores qualificados e desempregados que queiram participar na experimentação social que será levada a cabo.

Notícia sugerida por Lídia Dinis

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub