Ambiente

Saco purifica água através de raios solares

O acesso à água potável é difícil em muitos países, mas para combater esta dificuldade, Ryan Lynch e Marcus Triest desenvolveram um saco capaz de purificar água através dos raios UV.
Versão para impressão
O acesso à água potável, um bem essencial, nem sempre é possível, sobretudo em determinados países africanos. De modo a combater esta dificuldade, Ryan Lynch e Marcus Triest desenvolveram um saco capaz de purificar água através dos raios ultravioletas.
 
Perante o problema de acesso a água passível de ser ingerida, particularmente em nações onde é necessário viajar durante dez horas para a conseguir, os dois estudantes de design industrial conceberam um dispositivo que pode facilitar a tarefa. “Solar Bag” é o nome da invenção capaz de revolucionar a rotina destas famílias.
 
O saco é um sistema de transporte de água que, simultaneamente, a descontamina através da ação dos raios solares ultravioletas. O processo de purificação demora seis horas e é possível devido ao desenho e material de produto.

A “Solar Bag” é feita de polietileno simples, de um dos lados, e estruturada especialmente para maximizar a passagem dos raios UV. O outro lado da bolsa, feito de polietileno preto, reflete os raios através da água e aquece-a, acelerando o processo de purificação.
 

O saco vem equipado com uma alça de nylon, para o ombro, e tem um fecho capaz de selar totalmente a abertura. Desta forma, a “Solar Bag” pode ser deitada no chão, aumentado, assim, a área que recebe os raios solares, o que potencia uma purificação mais rápida. Num fundo da bolsa existe, ainda, um espigão cujo objetivo é facilitar a libertação da água já limpa.
 
Tendo em conta que, atualmente, a água contaminada é responsável por mais mortes em todo o mundo do que a violência e as guerras, este novo dispositivo pode vir a ser uma grande ajuda no combate ao problema.

O preço dos materiais do saco ronda os 4 euros, mas, se o produto for produzido nos países onde deverá ser usado, a sua aquisição pode ser ainda mais barata.
 

Clique AQUI para saber mais sobre este saco especial (em inglês).

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório