Inovação e Tecnologia

S. João da Madeira: Internet wireless grátis para todos

S. João da Madeira será, a partir desta quinta-feira, o primeiro município do país a ter a quase totalidade do seu território coberta por uma rede de internet sem fios, de acesso público e gratuito.
Versão para impressão

S. João da Madeira será, a partir desta quinta-feira, o primeiro município do país a ter a quase totalidade do seu território coberta por uma rede de internet sem fios, de acesso público e gratuito.

A gestão do serviço foi atribuída à operadora Optimus em concurso público internacional e o presidente da Câmara Municipal garantiu à Lusa: “Esta será a primeira cidade do país com cobertura wireless quase integral, o que representa uma situação pioneira em Portugal e rara também na Europa”.

Castro Almeida anuncia que “a rede está vocacionada para a rua, para que todos possam aceder à internet a partir dos seus portáteis ou telemóveis”, mas realça que no contrato com a Optmus “ficou também estabelecido que todas as casas dos bairros sociais terão acesso ao serviço a partir do seu interior”.

Boas velocidades de ligação

Por enquanto, a avaliação da cobertura de rede em 166 pontos do concelho demonstra que 88,5 por cento dos locais revelam “boas velocidades”. Nos bairros sociais essa percentagem sobe, aliás, para 89,74 por cento. Em 30 locais identificados como de grande interesse público, a velocidade atinge mesmo os 93,33 por cento.

“Só em três pontos da cidade foram detetados problemas, que estão em vias de resolução”, admite a mesma fonte. “Em cada um desses locais basta, no entanto, um movimento de poucos metros em qualquer direção para se apanhar rede em boas condições”.

O acesso à internet estará disponível por 30 minutos sem implicar quaisquer condições. Usos mais prolongados já obrigam o utilizador a inscrever-se como utente do serviço, após o que cada um dos inscritos terá depois direito a um tráfego máximo de 2 Gigabites por mês.

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub