Cultura

RTP2: Petição ajuda a ressuscitar “5 noites, 5 filmes”

O conhecido ciclo de cinema "5 noite, 5 filmes" vai regressar à RTP2 no dia 02 de Abril, depois de vários anos sem ser exibido. Cerca de 3 mil cidadãos assinaram a petição pelo Regresso da Exibição Regular de Cinema à RTP2.
Versão para impressão
O conhecido ciclo de cinema “5 noite, 5 filmes” vai regressar à RTP2 no dia 02 de Abril, depois de vários anos sem ser exibido. Os cerca de 3 mil cidadãos que assinaram a petição pelo Regresso da Exibição Regular de Cinema à RTP2, consideram esta como uma das primeiras vitórias do movimento.
 
A RTP2 anunciou o regresso do ciclo cinematográfico à programação noturna da estação, onde este vai ocupar o lugar antes ocupado pelo popular programa “5 para Meia-noite” – que começa agora a ser emitido na RTP1.
 
Um dos principais fatores impulsionadores deste regresso terá sido a chegada à Assembleia da República (AP) de uma petição assinada, a partir de 2010, por cerca de 3 mil cidadãos, entre os quais os cineastas Margarida Gil e João Mário Grilo ou a atriz Beatriz Batarda. 
 
Luís Mendonça, um dos mentores da petição pelo Regresso da Exibição Regular de Cinema à RTP2, escreve no seu blogue: “Penso que esta é a verdadeira primeira grande vitória da Petição Pelo Regresso da Exibição Regular de Cinema à RTP2: o saudoso “5 Noites, 5 Filmes” regressa à antena da RTP2 a partir do dia 2 de Abril”.
 
Em Novembro de 2011, Luís Mendonça, acompanhado por outro dos organizadores da petição, Ricardo Lisboa, foi à Assembleia da República para ser ouvido numa audição Parlamentar no âmbito da Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação.
 
De acordo com os dados da ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social), em 2009 a RTP2 emitiu um “196 programas, representando 1% do total de programação”, uma percentagem baixa relativamente à da programação verificada no início da década.

[Notícia sugerida por Sofia Baptista]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório