Fitness & Bem-estar

Roteiro: Deixe o frio do outono à porta

No outono há menos horas de sol, as temperaturas descem e a chuva é a protagonista dos boletins meteorológicos. Mas não há razões para passar todo o dia em casa: apresentamos-lhe aqui um roteiro de atividades indoor que inclui música, cinema, exposiç
Versão para impressão
No outono há menos horas de sol, as temperaturas descem e a chuva é a protagonista dos boletins meteorológicos. Mas não há razões para passar todo o dia em casa: apresentamos-lhe aqui um roteiro de atividades indoor que inclui música, cinema, exposições e gastronomia acessíveis a todas as bolsas, para miúdos e graúdos.

LISBOA

ExpoJúnior 2010

O Centro de Congressos de Lisboa acolhe a maior feira para crianças e jovens dos 0 aos 16 anos realizada em Portugal. Nos dias 15, 16 e 17 de outubro, há atividades para todos os gostos, desde desportos radicais a ateliês e workshops de pintura, leitura, culinária e fotografia.

Toda a família está convidada para este evento onde os mais pequenos estão em grande e onde podem ser visitados expositores de escolas, museus, clubes desportivos e associações recreativas, entre outros, em representação das categorias em destaque na feira: educação, jogos e brinquedos, pedagogia social, puericultura, saúde e alimentação e desporto e tempos livres.

Os bilhetes são gratuitos para os menores de quatro anos, sendo que os juniores (4-16 anos) pagam apenas três euros de entrada. Os preços são mais acessíveis para grupos escolares e há a possibilidade de comprar um passe para toda a família. Saiba mais aqui.

África: See You, See Me!

Como vivem os emigrantes africanos na Europa dos nossos dias? Esta exposição apresenta fotografias que contam histórias das comunidades instaladas em Itália, França, Espanha e Portugal. Até 28 de Novembro no Pavilhão Preto do Museu da Cidade, em Lisboa. Entrada livre. Consulte aqui o site do Museu da Cidade e a página da exposição aqui.

SHORTCUTZ [entrada livre]

Para os amantes do cinema, esta é uma ótima oportunidade para conhecer o que de melhor se tem feito a nível nacional e internacional, a custo zero. Semanalmente, Rui Pedro Tendinha apresenta a mostra de curtas-metragens SHORTCUTZ Lisboa, que este mês regressa ao café Bicaense, todas as terças feiras, a partir das 22h00.

As sessões incluem a exibição de três curtas – duas delas em competição e uma convidada -, contando com a presença de membros das respetivas equipas de criação e produção. E quem chegar mais cedo ao Bicaense ainda tem direito a happy hour no bar, das 21h00 até ao início da sessão.

6º Aniversário da Trem Azul Jazz Store [entrada livre]

No dia 19 de outubro, a única loja de jazz existente em Portugal, situada no Cais do Sodré, em Lisboa, comemora o seu sexto aniversário com um concerto do duo norte-americano Ken Vandermark (saxofone e clarinete) e Chad Taylor (bateria e vibrafone), a partir das 21h30. Todos os artigos da loja estarão disponíveis com 10% de desconto, assim como os discos do catálogo Clean Feed, editora da Trem Azul, também sujeitos a descontos de 20%. Boas compras e boa música, num evento de entrada livre. Saiba mais em www.tremazul.com.

SEIXAL Jazz 2010

É um dos melhores e mais emblemáticos festivais de jazz do país. Na edição de 2010, o luxuoso cartaz volta a misturar estrelas internacionais com propostas nacionais altamente recomendáveis. O Seixal Jazz realiza-se entre os dias 20 de Outubro e 6 de Novembro.

Entre os nomes internacionais, o destaque vai para a presença dos contrabaixistas Charlie Haden e Dave Holland e dos saxofonistas Steve Wilson e Odean Pope. No leque de artistas portugueses, figuram nomes como Carlos Barretto e Júlio Resende. Consulte aqui a programação completa que inclui 10 noites de jazz gratuitas.

PORTO

Concertos intimistas nos cafés da baixa portuense [entrada livre]

A Casa da Música promove o Festival Suggia, uma homenagem ao legado da violoncelista portuense Guilhermina Suggia, que inclui um conjunto de recitais nos mais emblemáticos cafés da cidade Invicta – como o Guarany, o Majestic, o Âncora d’Ouro e o Progresso -, concertos e conferências, até ao dia 16 de outubro.

A Fundação Casa da Música pretende recriar o ambiente de animação musical que imperava nos cafés dos séculos XIX e XX da cidade do Porto e, por isso, até ao próximo sábado, das 10h00 às 17h00, poderão ouvir-se em vários desses cafés emblemáticos recitais de Gutzeit, Karttunen, e também Marco Pereira, Filipe Quaresma, Romain Garioud e Bruno Borralhinho.

No dia 16 realiza-se ainda a conferência “Entre o Palco e a Cidade”, na Sala 2 da Casa da Música, com a participação dos arquitetos Luís Soares Carneiro e Nuno Grande e o diretor artístico do Teatro Nacional de São João, Nuno Carinhas.

Porto Restaurant Week

De 14 a 27 de outubro pode desfrutar de uma boa refeição a preço razoável num dos restaurantes mais prestigiados do Porto e, ao mesmo tempo, ajudar a associação “Mulheres de Vermelho”, que visa a prevenção das doenças cardiovasculares.

A esta iniciativa associam-se 32 estabelecimentos, entre os quais o Restaurante da Casa da Música e o Restaurante de Serralves. Cada restaurante apresenta os seus melhores pratos num menu especial de 20 euros, que inclui o prato principal e sobremesa. Saiba mais aqui.

Festival das Aldeias Vinhateiras do Douro

Não é uma atividade indoor, mas nos dias mais soalheiros pode explorar, a cada fim de semana, uma aldeia diferente. Nos dias 16 e 17 é a vez de Barcos, que vai recuar aos tempos da presença árabe na região, recriando a histórica Lenda da Princesa Ardínia. Além dos tradicionais concursos de vinho, os visitantes podem também passear a cavalo pelas vinhas da aldeia.

A 23 e 24 de outubro realiza-se uma feira de vinho e produtos regionais no centro de Provesende e, no final do mês, a aldeia de Trevões mostra a sua gastronomia e artesanato típicos na Feira Franca.

GUIMARÃES

Criação multimédia para os mais novos

A partir de instrumentos de captação vídeo básicos, como telemóveis e máquinas fotográficas digitais, os participantes vão poder complementar alguns excertos de obras já produzidas pelo realizador Gabriel Abrantes, para compôr narrativas fotográficas e videográficas. Todas as sextas-feiras deste mês, das 10h00 às 12h00, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. Preço: Um euro por criança.

VISEU

Ateliê de Marionetas

Dirigido a crianças dos 8 aos 12 anos, este ateliê orientado pelo marionetista Brice Coupey propõe a descoberta do jogo da manipulação e dos mais diversos tipos de marionetas, jogos de grupo e de improvisação. Realiza-se este sábado, dia 16 de outubro, das 11h00 às 12h30, no Teatro Viriato, em Viseu. O preço de participação por criança é 10 euros.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório