Fitness & Bem-estar

Roteiro: a Páscoa de norte a sul

A Páscoa, que assinala a ressurreição de Jesus Cristo depois da crucificação, é um dos feriados mais celebrado em Portugal. De cariz religioso, cultural, gastronómico ou lúdico, multiplicam-se as sugestões um pouco por todo o país. O Boas Notícias de
Versão para impressão
VÁRIAS ZONAS DO PAÍS

Caça aos ovos na livraria Bertrand

As Livrarias Bertrand, durante as férias da Páscoa, vão fazer as delícias dos mais novos com uma Caça aos Ovos. Em todas as livrarias Bertrand haverá ovos de papel escondidos. Quem os encontrar pode trocá-los por um ovo de chocolate a sério no balcão da loja. Livrarias: Viana do Castelo/ Braga/ Vila Real/ Bragança/ Porto/ Aveiro/ Viseu/ Guarda/ Coimbra/ Castelo Branco/ Leiria/ Santarém/ Portalegre/ Lisboa/ Setúbal/ Évora/ Beja/ Faro

ALGARVE

Universidade do Algarve promove Campus de Páscoa

A Associação Académica da Universidade do Algarve, em Faro, promove uma semana de animação dedicada à Páscoa para crianças entre os 07 e os 11 anos de idade. Estão previstas actividades de ciências, desporto, cinema, workshops, passeios, hipismo, entre outras, em horário ininterrupto das 09:00h às 17:00h. Custo: 80 euros toda a semana.

Concerto gratuito no Auditório de Olhão

No dia 1 de Abril, o Auditório Municipal de Olhão será palco de um Concerto de Páscoa da Orquestra do Algarve intitulado “As Sete Palavras de Cristo”. Este concerto será dirigido pela maestrina irlandesa Sinead Hayes, cuja performance no Royal Northern College of Music lhe valeu o prémio Mortimer Furber Conducting Prize. Entrada gratuita.

LISBOA

Gulbenkian alia a arte à Páscoa

No Especial Páscoa da Gulbenkian as crianças vão ter oportunidade de viver o “Cubismo em tempo real”, usando os seus telemóveis, roupas, lápis e computadores para criar, fazer uma “Viagem ao Interior do Desenho” que explora o Centro de Arte Moderna e viver o “Museu em Movimento” através da criação de uma história coletiva com ilustração tridimensional, fotografia e stop motion. Há ainda atividades ao ar livre que cultivam o interesse pelos jardins e pela escrita criativa.

Páscoa no Pavilhão do conhecimento

O Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva convida as crianças entre os 6 e os 12 anos a passarem as férias da Páscoa numa obra. Além de ficarem a conhecer as regras de segurança, os pequenos pedreiros e engenheiros vão explorar os materiais de construção e falar com “verdadeiros” profissionais. Podem ainda construir os seus próprios tijolos e participar no jogo das ferramentas. Custo: entre os 40 e os 140 euros.

Museu do Oriente

O Museu do Oriente sugere, para as férias da Páscoa, um programa recheado de actividades, composto por oficinas de longa duração e visitas-jogo, que promete divertir os mais novos e sensibilizá-los para as diferentes culturas orientais, entre 27 de Março e 11 de Abril. Custo: a partir dos 60 euros.

ÓBIDOS

Associando a religião à cultura, a Semana Santa de Óbidos atrai todos os anos milhares de pessoas de todo o Mundo. Destaque para os concertos de música clássica (Bach, Mozart, entre outros) interpretados pela Filarmonia das Beiras e pelo Coro Regina Coeli, no Santuário do Senhor Jesus da Pedra. Pode contar ainda com exposições, palestras e actividades para crianças alusivas a esta época do calendário litúrgico.

AVEIRO

O Museu de Santa Maria de Lamas desafia os participantes a descobrir o coelho, o ovo, a galinha, o cordeirinho, o peixe, o girassol e outros elementos na sua exposição permanente, seguindo-se a sua elaboração em materiais reutilizáveis e a descoberta do seu significado Pascal. Pretende-se estimular o espírito criativo e artístico, através da recriação dos diferentes elementos, em materiais reutilizáveis.

PORTO

Invicta com múltiplas iniciativas

A Câmara Municipal da Invicta propõe tantas iniciativas para a Páscoa, quase todas gratuitas, que o melhor mesmo é consultar o programa detalhado. Destaque para as “Oficinas de Páscoa” vocacionadas para os mais novos que incluem actividades de culinária, expressão plástica, ornitologia, entre outras.

Páscoa em Serralves

Também Serralves convida os mais novos a participar num conjunto de actividades que potenciam aprendizagens, desenvolvem a criatividade, a capacidade de expressão e a experiência de trabalho em grupo. Actividades disponíveis de 29 de Março a 09 de Abril. Custo: a partir dos 50 euros.

VIANA DO CASTELO

Cortejos, procissões, visitas a igrejas, feiras de artesanato, tasquinhas e espetáculos musicais são apenas algumas das actividades da iniciativa Páscoa Doce, em Viana do Castelo.

BRAGA

A cidade dos arcebispos é o local do país onde a Páscoa mais se sente nas ruas. Um conjunto de actividades marcam estes dias com iniciativas de cariz religioso mas também cultural, como concertos, exposições e ballet. Consulte o site das Solenidades da Semana Santa para ficar a par de todos os eventos.

CASTELO DE VIDE

Em Castelo de Vide a Páscoa é um dos principais eventos do ano. A vila anima-se durante 18 dias com sugestões que vão muito além das tradições religiosas. Há actividades culturais para todos os gostos como exposições, caminhadas, uma feira do livro, sessões de cinema e até um workshop de dança.

VALONGO

De 29 de março a 2 de abril há Férias Artísticas, na Sala das Artes do Fórum Vallis Longus, em Valongo. Crianças e jovens terão, mais uma vez, a oportunidade de participar numa panóplia de actividades, tais como aprender a pintar e a desenhar, ser actor de teatro e de cinema, dançar hip-hop, ser palhaço e ouvir estórias. Custo: 55 euros (semana completa).

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório