Ciência

Rosetta captura 400 imagens de asteróide

A sonda europeia Rosetta capturou mais de 400 imagens do asteróide Lutetia, que sobrevoou este sábado. Crateras e numerosos detalhes são revelados e, por isso, os responsáveis da Agência Espacial Europeia (ESA) crêem que se trata da descoberta de "um
Versão para impressão
[Foto: ESA]

A sonda europeia Rosetta capturou mais de 400 imagens do asteróide Lutetia, que sobrevoou este sábado. Crateras e numerosos detalhes são revelados e, por isso, os responsáveis da Agência Espacial Europeia (ESA) crêem que se trata da descoberta de “um novo mundo”.

As fotografias, divulgadas ao final do dia, foram capturadas pela câmara OSIRIS (Optical, Spectroscopic and Infrared Remote Imaging System), que equipa a sonda.

3162 quilómetros foi a menor distância que separou a sonda da ESA do asteróide Lutetia. Segundo a Agência Espacial Europeia, este asteróide terá sobrevivido ao violento nascimento do Sistema Solar.

“Creio que este é um corpo celeste muito antigo. Hoje [sábado] pudemos observar um sobrevivente da criação do Sistema Solar”, afirmou, em comunicado da ESA, Holger Sirks, principal investigador da OSIRIS.

A Rosetta parte agora rumo ao cometa Churyumov-Gerasimenko, que deverá encontrar apenas em 2014.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório