Inovação e Tecnologia

Robot ao serviço da limpeza urbana

O CRIM Lab da Scuola Superiore Sant'Anna em Pisa, na Itália, criou um robot destinado a ajudar na recolha do lixo urbano. Chama-se Dustbot e à semelhança do Wall-E, o robot da série da animação da Pixar, está destinado a recolher o lixo diretamente d
Versão para impressão
[Imagem: Massimo Brega]

O CRIM Lab da Scuola Superiore Sant’Anna em Pisa, na Itália, criou um robot destinado a ajudar na recolha do lixo urbano. Chama-se Dustbot e à semelhança do Wall-E, o robot da série da animação da Pixar, está destinado a recolher o lixo diretamente da casa das pessoas.

O principal objetivo do Dustbot é ajudar a melhorar a higiene urbana nas cidades aliando a robótica às tecnologias de informação. Para chamar o Dustbot basta ligar a partir de casa com o telemóvel que fornece as suas coordenadas ao Dustbot através do GPS.

Quando chega, o Dustbot pede um código de acesso a partir do qual permite ao utilizador deixar o lixo no seu contentor e transportá-lo para a zona ecológica apropriada. O robot pode suportar até 70 quilos de lixo.

O Dustbot funciona com base na tecnologia da Segway, ideal para ambientes urbanos já que permite ultrapassar obstáculos urbanos como subir escadas ou passeios. Na parte superior do robot as luzes LED indicam o estado de funcionamento do robot.

Com uma autonomia de 16 quilómetros, o Dustbot consegue percorrer cerca de um metro por segundo, segundo explica o site PopularScience.com.

Para além desta funcionalidade de limpeza do meio urbano, o Dustbot vai permitir aceder a informações como a qualidade do ar graças à tecnologia inovadora integrada neste robot de metro e meio. Informações culturais e horários de transporte também serão outras das mais-valias disponíveis.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório