Inovação e Tecnologia

Robô que quer revolucionar indústria tem selo português

Há um robô com tecnologia portuguesa a marcar presença na AUTOMATICA, a maior feira de robótica industrial da Europa. Chama-se STAMINA e resulta da colaboração de sete instituições europeias, incluindo o INESC TEC.
Versão para impressão
STAMINA, um rôbo inteligente capaz de reagir a alterações imprevistas e de operar em ambientes não estruturados, é a grande aposta de um consórcio que quer revolucionar a indústria europeia. O robô tem tecnologia portuguesa e está em destaque, na próxima semana, na AUTOMATICA, a maior feira de robótica industrial da Europa.

Atualmente os robôs das fábricas só operam em ambientes regidos por uma ordem específica. Quando algo na produção sai do normal, ou quando um produto é alterado numa fábrica, estas alterações obrigam a reprogramar os robôs – uma tarefa cara e demorada.

Este problema está a ser resolvido pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) em conjunto com as Universidades de Aalborg (Dinamarca), Freiburg (Alemanha), Bonn (Alemanha) e Heriot-Watt (Escócia) e com a colaboração das francesas BA Systèmes e PS Peugeot Citroen.

As sete instituições uniram esforços, em 2013, para tentarem desenvolver robôs mais inteligentes, capazes de reagir a alterações que não estão previstas e de operar em ambientes não estruturados.

Além disso, o STAMINA pode ser programado e controlado por pessoas sem experiência na área da robótica. É um projeto europeu de 5 milhões de euros.

Colaboração europeia

O INESC TEC vai apresentar o STAMINA em Munique, na Alemanha, durante a feira industrial AUTOMATICA, entre dias 21 e 24 de Junho. Na feira serão apresentados mais dois robôs do projeto europeu SMERobotics, juntamente com mais duas empresas portuguesas – SARKKIS Robotics e NORFER.

O projeto SMERobotics enquadra-se na Iniciativa Robótica Europeia para o Fortalecimento da Competitiva das PME na Indústria de Produção e tem como objetivo concretizar a robótica cognitiva num segmento-chave para a Europa, a Indústria de Produção. Este projeto é também financiado pelo 7.º Programa-Quadro da União Europeia.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub