Inovação e Tecnologia

Robô português ajuda a manter espaços verdes

Criado por alunos da Universidade de Aveiro, o K-Violet é um robô de pequenas dimensões concebido para ajudar na manutenção de espaços verdes. Este projeto conquistou o segundo lugar no Prémio Inovação e Empreendedorismo da Associação Empresarial da
Versão para impressão
Criado por alunos da Universidade de Aveiro, o K-Violet é um robô de pequenas dimensões concebido para ajudar na manutenção de espaços verdes. Este projeto conquistou o segundo lugar no Prémio Inovação e Empreendedorismo da Associação Empresarial da Região de Viseu (AERA).

O robô poderá, no futuro, servir para uso público ou privado. O seu funcionamento depende de um motor híbrido, sensores para medição de distâncias e deteção de obstáculos e sistemas de orientação e localização, avança o Correio da Manhã.

João Duarte Barbosa é o autor da ideia que está a ser desenvolvida por uma empresa de base tecnológica, a Korange, constituída por uma equipa com formações multidisciplinares da Universidade de Aveiro.

“Esperamos que o produto tenha um impacto bastante positivo no mercado, quer pelas nossas previsões quer pelo interesse demonstrado por agentes e consumidores potenciais”, explicou João Duarte Barbosa ao Correio da Manhã.

Centrada na produção de sistemas robóticos autónomos, a Korange poderá vir a desenvolver outros robôs para espaços públicos verdes de maiores dimensões. O

O K-Violet deverá começar a ser comercializado no segundo trimestre deste ano.

[Notícia sugerida pelo utilizador Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub