Inovação e Tecnologia

Roaming: Comissária europeia quer mercado único

A vice-presidente da Comissão Europeia defendeu, esta segunda-feira, no congresso mundial de telefonia móvel, um "mercado único dos serviços de roaming".
Versão para impressão
A vice-presidente da Comissão Europeia defendeu, esta segunda-feira, um “mercado único dos serviços de roaming”, ao intervir no congresso mundial de telefonia móvel em Barcelona. Neelie Kroes anunciou mesmo “querer chegar a um acordo político ambicioso no próximo mês” nesse âmbito.
 
“Vamos injetar concorrência no mercado de roaming”, declarou a comissária, citada pela agência Lusa, defendendo que os operadores móveis reduziram pouco as suas tarifas no estrangeiro.

“Sei que 40% dos consumidores de telemóveis ficam nervosos com a ideia de utilizar os serviços de dados no estrangeiro porque, com os preços de roaming tão elevados na União Europeia (UE), sabem que podem vir a ter uma surpresa desagradável quando abrirem a fatura”, acrescentou.

 
Segundo Neelie Kroes, quando os consumidores optam por não utilizar o seu telemóvel num país estrangeiro dentro da UE, “isso quer dizer que o uso do seu smartphone lhes sai caro, e isto mesmo com o mercado único”.

Por esse motivo, a holandesa deu a conhecer a intenção de conseguir “um acordo político ambicioso” em Março, com o propósito de “assegurar um mercado único verdadeiramente concorrencial, com mais escolhas e preços muito mais baixos para os consumidores”. 

 
As chamadas feitas em roaming, isto é, no estrangeiro, têm um preço acrescido para o utilizador do telemóvel, o que pode significar gastos elevados, especialmente numa era em que os smartphones, cujo desempenho pleno dependente muito da Internet, têm vindo a popularizar-se. 
 
De sublinhar que, nos últimos anos, os operadores móveis foram obrigados a reduzir drasticamente as suas tarifas de roaming por ordem da Comissão Europeia. 

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório